Sala de aula
Quem inventou a educação 4.0?
Junto com a revolução da indústria, também nasceu a educação 4.0. Isto está transformando o setor, traçando um novo rumo
A indústria 4.0 nasceu a partir da evolução da tecnologia e a necessidade de integração de processos em várias verticais da Indústria com o objetivo de levar eficiência, agilidade e mais qualidade de entrega para os clientes finais. Mas, e o conceito de educação 4.0 que ganha força nas escolas? Quem é o pai da educação 4.0? Nasceu também da evolução da tecnologia ou a tecnologia impulsionou um novo modelo de aprendizagem, de pensamento e de relação alunos e professores em sala de aula?
Educação Montessoriana: 4 características desse método de aprendizado
Embora a Educação Montessoriana exista há mais de um século e seja aplicada em diversas escolas no mundo inteiro, ela tem conquistado cada vez mais atenção e relevância nos últimos anos. Saiba mais sobre esse método, que também vem crescendo no Brasil.
UniversiaDicas
Publicação propõe viagem por 8 projetos inspiradores de aprendizagem criativa
Enquanto você acompanha aqui neste blog a jornada de um grupo de 11 educadores que estão desenvolvendo práticas para tornar a aprendizagem de crianças e jovens brasileiros mais criativa, prazerosa, relevante, colaborativa e inclusiva, a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa, a Fundação Lemann e o MIT Media Lab lançaram uma publicação que compartilha as experiências de oito iniciativas selecionadas em 2018 pelo Desafio Aprendizagem Criativa Brasil (DAC Brasil).
PorvirProjetos
Educação domiciliar: família de Gravataí criou sala de aula em casa para ensinar o filho
Lorenzo acorda cedo todos os dias. Mas não vai para o colégio como os amiguinhos do bairro onde mora, em Gravataí, na Região Metropolitana de Porto Alegre. A rotina de estudos se dá no escritório de casa, transformado em uma pequena sala de aula. Foi nesse espaço, com uma lousa na parede e alguns livros em volta, que o garoto aprendeu a ler, fez as primeiras operações matemáticas e agora se aventura em produções textuais e cálculos mais complexos.
Zero HoraGestão
As metas para o ensino em que o Brasil já foi reprovado ou está em recuperação
Brasil avançou em alguns pontos da educação, mas ainda está longe de grande parte das metas estipuladas por um plano que virou lei em 2014
Principal tema dos protestos recentes em diversas cidades brasileiras, a educação pública ainda está longe de alcançar a maioria das metas estabelecidas por lei para melhorar e ampliar o ensino na formação infantil, básica, superior e de jovens e adultos.
Investimento e custeio da Educação têm corte de 35,8% em quatro anos
O ajuste na área vem sendo feito desde 2015. De lá para cá, a diminuição foi de 35,8%, segundo a Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
DCIMEC fica isolado e insatisfação continua, dizem analistas após protestos
A escalada do MEC (Ministério da Educação) para um tom agressivo contra os manifestantes que saíram às ruas em defesa da educação deixa a pasta isolada e refém de um discurso pouco produtivo para o andamento das políticas públicas educacionais no Brasil. A avaliação é de especialistas ouvidos pelo UOL.
UolBolsonaro reconhece que 'errou' ao indicar Vélez para o Ministério da Educação
O presidente Jair Bolsonaro reconheceu que errou ao indicar Ricardo Vélez para a chefia do Ministério da Educação . Em entrevista à revista Veja, o chefe do Executivo destacou que o guru Olavo de Carvalho lhe indicou o nome após ler "publicações" do colombiano. Após o alto número de demissões e decisões polêmicas da pasta, Bolsonaro disse ter se reunido com outros ministros e decidido pela demissão de Vélez e pela nomeação do economista Abraham Weintraub.
O GloboEducação "made in USA": a contradição em torno dos "vouchers", ou vales escolares
Iniciativa vigora nos EUA e, junto a educação domiciliar e as escolas conveniadas, tem sua aplicação discutida também no Brasil
O ministro da Economia, Paulo Guedes, tem aventado desde a campanha eleitoral para a possibilidade de implementação de sistemas de vouchers como alternativa para melhorar a educação no Brasil. Embora nenhuma proposta nesse sentido tenha sido apresentada pelo governo, os vouchers — ou vales escolares — encontram apoiadores no Brasil.
Um estudo publicado em 2017 pela Universidade de Stanford aponta que não há evidências de que os vouchers possam melhorar o desempenho dos estudantes.
MPF dá dez dias para MEC cancelar nota sobre manifestações pela educação
O MPF (Ministério Público Federal) deu dez dias para que o MEC (Ministério da Educação) cancele a nota oficial divulgada ontem na qual o órgão diz que professores, pais e responsáveis de alunos não poderiam divulgar informações sobre as manifestações que ocorreram em pelo menos 24 estados e no Distrito Federal contra a política educacional do governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Para o órgão, a nota foi inconstitucional.
Uol“Bizarra”: nota do MEC incomoda conservadores no governo federal
Gazeta do PovoProfissionais da Educação
MT: Governo e Sintep não chegam a acordo e greve na educação continua
Terminou sem acordo a reunião em que o governo de Mato Grosso e o Sindicato dos Trabalhadores na Educação Pública (Sintep) debateram os motivos da greve da categoria que teve início na segunda-feira (27).
No encontro, realizado no Palácio Alencastro na manhã desta sexta-feira (31), o único encaminhamento feito foi por uma nova reunião, prevista para a próxima terça-feira (4).
Justiça diz que greve compromete a educação e autoriza corte de ponto
Correio do EstadoInclusão
O Brasil por trás do cartaz de uma manifestação
A imagem do rapaz, olhar firme, mensagem em riste —"Sou o primeiro da minha família a entrar numa universidade pública e vou lutar para não ser o último"—, foi publicada nas redes sociais, curtida e compartilhada centenas de milhares de vezes, gerando uma onda de depoimentos com trajetórias semelhantes a dele.
El PaísLeis e políticas
Combate à violência contra a mulher deve estar nos currículos da educação básica, analisa CE
A Comissão de Educação (CE) pode aprovar na terça-feira (4), o relatório de Daniella Ribeiro (PP-PB) ao projeto que inclui conteúdo relacionado à prevenção da violência contra a mulher nos currículos da educação básica (PL 598/2019). A senadora defende que atuar na formação de crianças e adolescentes nas escolas de Educação Básica constitui uma estratégia de grande valor visando a promoção de mudanças culturais mais profundas.
SenadoPolítica partidária
Do medo à autocensura: sintomas evidenciam que Escola Sem Partido se fez 'lei'
Replicado em diversos projetos de lei que estão em – lenta ou encalhada – tramitação no Congresso, o Escola Sem Partido ganhou força assim que o presidente Jair Bolsonaro foi declarado eleito em outubro do ano passado. Afinal, poucos dias após o segundo turno das eleições, a deputada estadual Ana Caroline Campagnolo (PSL-SC) fez seu polêmico pedido por vídeos de denúncias contra professores. Meses depois, um docente acabou demitido por causa de uma gravação e, mais tarde, o próprio presidente da República chegou a compartilhar em seu Twitter imagens de uma aluna confrontando a professora.
Diante de tais episódios, medidas tomadas pelo próprio Ministério da Educação (MEC), e outros tantos casos que pouco repercutiram na mídia, é possível compreender que o Escola Sem Partido há muito deixou de ser uma proposta de lei que precisaria passar pelo Congresso para, de fato, mudar a rotina dos professores e dos alunos dentro das salas de aula. Afinal, como alguns dizem, o Escola Sem Partido é hoje uma ideia.
Oposição quer nova convocação de ministro da Educação na Câmara
A oposição quer convocar o ministro da Educação, Abraham Weintraub , a dar explicações na Câmara sobre nota divulgada pela pasta em que diz que "professores, servidores, funcionários, alunos, pais e responsáveis não estão autorizados a divulgar e estimular protestos durante o horários escolar".
O GloboProfessor do Ifal é ameaçado após vídeo de discurso sobre educação chegar a ministro
A fala de um professor de filosofia do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) campus Maceió chegou ao Ministro da Educação, Abraham Weintraub, que pediu- ao internauta que o enviou - para que o vídeo fosse encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). O Ministro também soltou uma nota afirmando que “professores da rede pública estão coagindo os estudantes a irem aos protestos”. Em contato com o professor Wanderlan Porto, a reportagem foi informada de que ele foi ameaçado após ter o vídeo divulgado.
Brasil 247Estatística, pesquisas e estudos
19% das redes de estados e municípios investem o adequado em educação
Cerca de oito em cada dez redes de educação pública de estados e municípios não têm financiamento suficiente para ofertar uma educação de qualidade, de acordo com levantamento feito por pesquisadores do Simulador de Custos para Planejamento de Sistemas Públicos de Educação Básica em Condições de Qualidade (SimCaq). São escolas que ofertam desde o ensino infantil ao ensino médio.
EBCCampanha Nacional pelo Direito à Educação lança relatório sobre PNE
Começa neste domingo (2) uma das maiores mobilizações em prol da educação do mundo, a Semana de Ação Mundial (SAM), que completa 16 anos e a adesão de 70 milhões de pessoas de 100 países. Organizada no Brasil pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação, a atividade conta, este ano, com uma particularidade: traz um balanço da efetividade da Lei nº 13.005/2014, que criou o Plano Nacional de Educação (PNE).
EBC70% dos alunos das universidades federais são pobres? Especialista questiona estudo
Divulgada no dia 17 de maio, em meio à polêmica do contingenciamento de verbas para a educação, a pesquisa foi realizada pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) em parceria com o Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assistência Estudantil (Fonaprace). Em sua quinta edição, a V Pesquisa do Perfil Socioeconômico dos Estudantes de Graduação das Universidades Federais chegou à conclusão de que a maioria dos alunos das universidades públicas pertencem às classes C, D e E.
Os números foram alcançados graças ao preenchimento de um formulário online. Mas as informações divulgadas pela UFRR indicam que o estudo poderia ter sido direcionado, o que poderia comprometer os resultados. Alexandre Patriota, professor de estatística da Universidade de São Paulo (USP), apontou algumas instituições que ajudaram na divulgação da pesquisa estavam motivando bolsistas a responderem.
Alunos de escolas públicas sentem mais segurança em casa
Mais de 1 bilhão de crianças e adolescentes no mundo vivem em um cenário de insegurança. Para minimizar essa situação, é necessário a adoção de medidas para frear esse problema, que se configura como uma ameaça real para o bem-estar e o futuro da juventude, alerta a pesquisa Infância [Des]Protegida, da Organização Não Governamental (ONG) Visão Mundial.
Dos entrevistados, 52% declararam não se sentir protegida no ambiente escolar. Quando pergunta aborda a segurança dentro de casa, 78% disseram que dentro de casa se sentiam mais protegidos.
Fundação Dom Cabral entra para top 10 de educação executiva em ranking global
Antes considerada a 12ª melhor escola de negócio do mundo, a brasileira Fundação Dom Cabral subiu duas posições no ranking do Financial Times. A FDC, sediada em Belo Horizonte (MG), também é considerada a primeira escola de negócios da América Latina pelo 14º ano consecutivo.
Estado de MinasOpinião
Educação no Brasil vive clima de ditadura
Junto com o descalabro econômico que poderia levar o Brasil a uma recessão técnica, o clima de medo nas instituições educacionais públicas é um dos pontos cruciais do novo Governo de extrema direita presidido por Jair Bolsonaro. A tal ponto que no mundo da educação já se vive um clima de ditadura e medo perante as ameaças impostas pelo ministro Abraham Weintraub.
El PaísPróxima etapa do ministro da Educação: mandar queimar livros
Depois da abjeta sugestão para que pais, professores e estudantes denunciassem quem participasse de manifestações, o próximo passo do ministro Abraham Weintraub é propor a queima de livros (de preferência, todos os que não sejam os de Olavo de Carvalho, claro).
Seria absolutamente coerente com a confessada admiração de ilustres governistas pela ditadura de Augusto Pinochet Ugarte.
Ensino Superior
MEC divulga regras para o Fies do segundo semestre de 2019
Inscrições devem ser feitas do dia 25 de junho até 1º de julho
O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, 31, o regulamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) referente ao segundo semestre de 2019. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).
MEC autoriza a criação de 50 novos cursos superiores de graduação em várias cidades do país
O Ministério da Educação (MEC) autorizou a criação de 50 cursos superiores de graduação em várias cidades do país. No total, as instituições de ensino superior (IES) solicitantes podem oferecer, agora, mais de 5 mil vagas por ano com novos cursos, dentre eles, Biomedicina, Odontologia, Nutrição, Marketing, Design Gráfico e Direito. A lista completa pode ser conferida na portaria publicada nesta sexta-feira, 31 de maio, no Diário Oficial da União (DOU).
MECPoliciais e jurídicas
Ministro da Educação é alvo de ação na PGR por fala sobre coação de estudantes
Em meio aos atos contra o corte de verbas do setor, Abraham Weintraub incentivou denúncias contra professores, servidores, funcionários, alunos e até pais que divulgam e estimulam protestos durante o horário escolar. O PSOL entrou com uma representação contra o ministro, alegando que ele feriu a Constituição ao fazer ameaças. (Áudio)
CBNPolêmicas
Damares defende que escolas discutam abstinência sexual e critica Popeye
A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, defende que a educação sexual nas escolas inclua a abstinência sexual.
Para ela, ao adiar o momento da primeira relação sexual, o jovem pode também evitar doenças como o HIV, por exemplo, e optar por um relacionamento com mais afeto.
Outras do dia
Por que a Alemanha decidiu investir 42 bilhões de euros em universidades
Robert Koch, Alois Alzheimer, Wilhelm Conrad Röntgen, Max Planck, Theodor Adorno, Jürgen Habermas, Carl von Martius são apenas alguns dos nomes da longa lista de pesquisadores alemães que contribuíram com trabalhos que revolucionaram a ciência. Todos têm algo em comum: se formaram e desenvolveram pesquisas em universidades na Alemanha.
Ao formar novos pesquisadores e mão de obra qualificada, as universidades também são vistas na Alemanha como fundamentais para impulsionar o país no cenário internacional.
Filosofia e sociologia são pilares em academia onde Bolsonaro estudou
Vistas como secundárias pelo presidente Jair Bolsonaro, as disciplinas de filosofia e sociologia são consideradas essenciais no local onde ele próprio teve sua primeira formação ao escolher a carreira militar, a Aman (Academia Militar das Agulhas Negras).
Folha de São Paulo