Sala de aula
Filmes são importantes para uma aprendizagem ativa
Não é novidade que filmes fazem parte do repertório pedagógico de educadores das diferentes áreas de conhecimento e níveis de ensino. Porém, o filme como recurso didático é comumente utilizado na perspectiva passiva do estudante-telespectador que assiste à determinada obra para refletir sobre algum tema, interpretar histórias e discutir ideias.
Poucos são os educadores que utilizam a linguagem audiovisual numa perspectiva metodológica ativa, na qual é dada ao estudante a possibilidade de aprender sobre determinado assunto e desenvolver habilidades e competências cognitivas, socioemocionais e tecnológicas a partir da produção de um filme.
Após atingir 20 mil crianças no Ceará, iniciativa de educação financeira ganha versão em espanhol
Visando despertar o interesse pela educação financeira dentro das escolas públicas brasileiras, o Projeto Jogos de Educação Financeira utiliza jogos para ensinar crianças a cuidar do próprio dinheiro de forma prática e interativa.
Foram 20 mil alunos impactados pelo projeto piloto, além de melhores práticas e indicadores em conhecimento de educação financeira em 77% das escolas trabalhadas. O sucesso foi tanto que, após dois anos de atuação, o método ultrapassou a fronteira e hoje atende mais de 5.000 alunos no Chile.
Projetos
Escola 42 desafia estudante a aprender programação de forma autônoma
Ninguém vai fazer chamada, não vai perguntar que horas você entrou e nem quando planeja vai sair. E sem pagar nada, na última vez que você passar pela porta, seja em seis meses ou três anos, deve ter em mente que não terá um diploma para colocar na parede do quarto, mas pode estar com um pé no mercado de trabalho. É assim que funciona a 42, projeto francês que chega ao Brasil para formar profissionais em tecnologia a partir da prática. Entre o público-alvo está quem sequer cogita passar pelo vestibular, ou que se frustrou com as possibilidades do ensino superior tradicional ou simplesmente quer dar um novo rumo à carreira.
PorvirGestão
GDF e Embaixada da Espanha firmam acordo para escolas bilíngues
Uma parceria entre o Governo do Distrito Federal e a Embaixada do Reino da Espanha no Brasil vai tornar bilíngues duas escolas da rede pública: o Centro de Ensino Médio 3 (CEM) de Taguatinga, e o Centro de Ensino Fundamental Caseb, na Asa Sul. O convênio foi firmado hoje pelo governador Ibaneis Rocha, pelo secretário de educação Rafael Parente, e pelo embaixador da Espanha, Fernando García Casas.
Correio BrazilienseEnsino Superior
Mais de 40 federais criticam Future-se; duas rejeitam adesão ao projeto
Mais de 40 universidades e institutos federais divulgaram até hoje manifestações com críticas ao Future-se, programa anunciado pelo MEC (Ministério da Educação) para estimular a captação de recursos privados nas universidades públicas. Duas delas, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) e a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), já se manifestaram oficialmente contra a adesão ao programa.
UolMinistro destaca programa em reunião com parlamentares e reitores
MECONGs lançam nota contra o desmonte da educação e ‘tendência privatizante’ do programa ‘Future-se’
RBANegócios
Ânima Educação ainda vê oportunidades na área de medicina
A Ânima Educação, que adquiriu o Centro Universitário Ages (UniAges) na semana passada por R$ 200 milhões, ainda enxerga oportunidades para mais compras de instituições de ensino que ofereçam cursos de medicina. Segundo André Tavares Andrade, diretor financeiro da empresa, são procuradas marcas que sejam fortes na área de saúde.
ValorEventos
Cidades brasileiras têm atos em defesa da educação e contra a reforma da Previdência
Cidades brasileiras registraram, desde a manhã desta terça-feira (13), atos em defesa da educação e contra a reforma da Previdência. Até por volta de 10h40, 13 cidades de 7 estados e do Distrito Federal haviam tido protesto.
G1País registra manifestações em defesa da educação nesta terça-feira
Zero HoraProtestos por educação reúnem 100 mil em todo o país, diz UNE
R7Atos contra Bolsonaro levam milhares às ruas pelo Brasil
Folha de São PauloProtestos a favor da educação levam 1,5 milhão de pessoas às ruas
MSNEm ato contra cortes na educação em SP, esquerda retoma verde e amarelo
UolMultidão faz ato pela educação em São Paulo, mas mobilização geral encolhe
El PaísTsunami ou marolinha? Estudantes e professores vão às ruas contra o governo pela 3ª vez
Gazeta do PovoPoliciais e jurídicas
Justiça nega ação do MPF para suspender lista tríplice para reitoria de universidade federal em MS
Governo federal nomeou reitora temporária para ocupar o cargo
O MPF questiona a forma como a lista foi composta. O órgão havia conseguido a suspensão no Tribunal Regional Federal da 3ª Região. Por conta disso, o governo federal nomeou uma reitora temporária: a professora Mirlene Ferreira Macedo Damázio, que não disputou a eleição. Professores da UFGD consideram esse ato "uma intervenção".