terça-feira, 17 de setembro de 2019

Notícias de Educação - 17/set/2019

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Alfabetização: como combinar e relacionar imagens e escrita

Veja uma sequência didática em que as crianças poderão exercitar a produção de textos com uso de diferentes linguagens
Um bom planejamento da sequência deve levar em conta a necessidade de aprendizagem da turma, diferentes agrupamentos dos alunos a cada atividade proposta, a progressão do nível de complexidade a cada etapa do desenvolvimento, tempo de realização, a distribuição das etapas em sua rotina, entre outros elementos. A sequência didática não deve ser apenas um conjunto de atividades.

Nova Escola

Dicas

Conheça o Google Classroom, sua sala de aula online

Se você está cursando uma faculdade ou curso técnico, provavelmente irá utilizar o Google Classroom em algum momento durante a sua trajetória acadêmica. Isso porque a plataforma de estudos do Google tem se tornado cada vez mais popular entre os estudantes. Com diversos recursos, o site permite interagir com os professores, consultar a bibliografia dos cursos, agendar apresentações, provas e trabalhos, entre outras atividades acadêmicas.

MSN

Baixe ebook gratuito para se inspirar com práticas pedagógicas inovadoras

Projetos que promovem a colaboração entre os alunos e a escola, respeitam as características de cada estudante e transformam os espaços de aprendizagem. Está no ar o ebook da terceira edição do Desafio Diário de Inovações, promovido pelo Porvir e pelo IBFE (Instituto Brasileiro de Formação de Educadores).

Porvir

Gestão

Bolsonaro segura R$ 105 mi e empaca a implementação da base curricular

Repasses federais servem para auxiliar estados a redigirem currículos e formar professores
O governo Jair Bolsonaro (PSL) não fez até agora repasses de R$ 105 milhões previstos neste ano para a implementação da Base Nacional Comum Curricular, que define o que os alunos da educação básica devem aprender.
A decisão atrasa o cronograma de construção de currículos estaduais e trava a concretização da reforma do ensino médio.

Folha de S~çao Paulo

Inclusão

A lição da melhor professora do mundo

Entramos na escola londrina onde a docente que venceu prêmio de um milhão de dólares põe em prática sua fórmula baseada nas artes para educar alunos socialmente vulneráveis
Zafirakou sabe que muitos de seus alunos vestem o mesmo uniforme ano após ano porque seus pais não têm dinheiro para renová-lo, e que alguns mal têm para comer. Entre as iniciativas que ajudou a promover destacam-se a de oferecer um café da manhã gratuito diariamente e reservar espaços para quem não puder estudar em casa. Além disso, 85% deles não têm o inglês como língua materna, e Zafirakou usa sua disciplina para reduzir as inseguranças que isso possa gerar:

El País

Os adolescentes infratores que brilham na Olimpíada de Matemática

Internados na Fundação Casa, em São Paulo, tiveram boas notas e se classificaram para fase final de competição, mesmo tendo a educação interrompida em diversos momentos da vida.

R7

Leis e políticas

Desmonte do PNLL dificulta acesso à literatura na escola

O impacto positivo da literatura infantil na alfabetização e no desenvolvimento cognitivo e social das crianças precisa ser reforçado. O processo atual de desmonte das políticas públicas de compra de livros e de incentivo à leitura no Brasil é classificado por especialistas ouvidos pelo portal Desafios da Educação como uma “catástrofe” e uma “tragédia”.

Desafios da Educação

Deputados votam contra o projeto Escola sem Partido no Paraná

Em sessão tumultuada na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), com manifestantes sendo retirados a conta-gotas das galerias em meio aos acalorados discursos dos deputados, o projeto de lei batizado de Escola sem Partido [PL 606/2016] acabou rejeitado no plenário da Casa, nesta segunda-feira (16). Foram 27 votos contrários ao texto, 21 favoráveis e nenhuma abstenção.

Gazeta do Povo

Política partidária

Procurador ligado a Aras defende limite à liberdade de professor em sala de aula

Uma das principais vozes conservadoras no Ministério Público Federal, o procurador Ailton Benedito, 49, deve compor a equipe do novo procurador-geral da República, Augusto Aras.
Nas redes sociais, o procurador assume posições contundentes contra a esquerda e temas como a chamada ideologia de gênero. É um defensor radical do Escola Sem Partido e diz que professor, em sala de aula, não tem direito à liberdade de expressão.

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Principal tendência de aprendizagem é método “self-service”

A aprendizagem na modalidade “self-service” é tendência mundial que não tem mais volta. Pesquisa global inédita realizada pela Pearson com 11 mil pessoas em 19 países mostra que o aumento do protagonismo cresce entre estudantes, inclusive os brasileiros.

MSN

Avaliação

Diretores e secretários de educação iniciam avaliação do Saeb 2019

Gestores e secretários estaduais e municipais de educação de todo o Brasil são os responsáveis por dar o pontapé inicial no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) de 2019. A partir desta segunda-feira, 16 de setembro, eles começam a responder um longo e detalhado questionário.
O Saeb é a maior e mais antiga ferramenta utilizada para avaliar a qualidade da educação básica brasileira. Ao todo, são 73 mil diretores de escolas públicas, 27 secretários estaduais de educação e mais de 1.500 secretários municipais.

MEC

Opinião

A importância da educação particular para o desenvolvimento do País

O sistema educacional nacional irá atender melhor as necessidades sociais do país quando eliminar as distâncias educacionais entre o público e o privado, lançando-se, ambos os setores, em projetos comuns, em que o papel do estado é, antes de tudo, eliminar barreiras e criar incentivos e não suprimir direitos, eliminando a ideia de que a presença da iniciativa privada na educação é apenas tolerada.

O Estado de São Paulo

Negócios

Saiba como agir caso o reajuste da mensalidade escolar seja abusivo

Os pais das crianças que estudam em escolas particulares do Distrito Federal já começaram a se preocupar com as mensalidades do próximo ano. Isso porque a previsão de reajuste é de pelo menos 8%, quase o dobro dos 4,25% deste ano. Mas, afinal, até que ponto esse reajuste pode ser considerado adequado? Muitas escolas podem se aproveitar dessa situação para cobrar um valor abusivo e desproporcional.

Correio Braziliense

Eventos

Inovação na balbúrdia: presença de empresas juniores cresce nas universidades brasileiras

Com a participação de 5.121 universitários de todo o Brasil, o 26º Encontro Nacional de Empresas Juniores (ENEJ) transformou a cidade de Gramado (RS) na capital do empreendedorismo jovem no país entre 4 e 7 de setembro.

Folha de São Paulo

Audiência na Alesc discute bloqueio no orçamento da UFSC

Estudantes, professores e servidores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) participaram de uma audiência pública na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), em Florianópolis, na tarde desta segunda-feira (16). Na oportunidade, foram discutidos os bloqueios feitos pelo Ministério da Educação (MEC) no orçamento da universidade.

G1

Outras do dia

Portal do MEC tira dúvidas sobre carteira de estudante digital

O Ministério da Educação (MEC) lançou nesta segunda-feira (16) o portal da ID Estudantil , que traz informações para estudantes de todo o país sobre a nova carteira de estudante digital gratuita. Os estudantes poderão adquirir o documento nas lojas Google Play e Apple Store a partir de dezembro.

iG