quarta-feira, 6 de novembro de 2019

Notícias de Educação - 06/nov/2019

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Indisciplina em sala de aula!

Indisciplina sempre existiu. Está pior agora? O que fazer? De quem é a culpa? Nova reflexão foi postada.
Confira!

Focando Educação

Dicas

5 estratégias para melhorar o trabalho em grupo na sua sala de aula

Muito se fala em trabalho em grupo como a melhor alternativa para resolver situações problemas, que devemos na escola, viver essa experiência de trabalho coletivo, respeitar as opiniões e aprender a gerenciar conflitos, pontos de vistas discordantes e desenvolver a escuta para além da fala. Porém, como no dia a dia da sala de aula podemos desenvolver essas habilidades nos estudantes?

Porvir

Gestão

Parcerias na área de educação e tecnologia avançam entre Brasil e China

O constante diálogo entre Brasil e China tem surtido efeito, com as relações econômicas crescendo de forma significativa a cada ano. Mas, mesmo já consolidada, a principal parceria comercial da economia brasileira ainda tem muito a oferecer. De acordo com a Serpa China, a cooperação entre os países significa a ascensão coletiva e o desenvolvimento de importantes áreas como a tecnologia e a educação.

Terra

Governo abandona ideia de 'Lava Jato da Educação'

Anunciada há oito meses, a Lava Jato da Educação foi enterrada pelo ministro Abraham Weintraub, que assumiu a pasta em abril.

R7

Profissionais da Educação

Como funciona o programa americano que atrai os melhores alunos para o magistério

Como convencer os melhores alunos universitários a se tornar professores? A ONG americana Teach for America apresentou uma resposta há 30 anos. Fundada em 1989, em Nova York, a organização já colocou mais de 60 mil estudantes universitários para dar aulas para mais de 5 milhões de estudantes, que vivem em 52 regiões de baixa renda.

Gazeta do Povo

BH: Servidores da Educação de BH podem ficar de greve a partir desta quarta

O Sindicato dos Trabalhadores Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (SindRede-BH) informou que a categoria está em indicativo de greve por causa da falta de reajuste nos salários, além de um projeto de lei enviado pelo Executivo a Câmara Municipal, que prevê alteração no Estatuto do Servidor e no fim das progressões por escolaridade.

O Tempo

Leis e políticas

'É preciso vontade política para priorizar a Educação', diz Caio Callegari

O economista e coordenador de projetos na organização Todos pela Educação, Caio Callegari, fala sobre uma das áreas prioritárias para o desenvolvimento de qualquer nação. Na sua avaliação, é preciso vontade política dos gestores públicos para colocar a Educação no centro das prioridades do País. "É preciso sair do atual Fla-Flu e tornar efetivamente a Educação como prioridade nacional", destacou Collegari.

Terra

Rodrigo Maia critica inclusão de gastos com inativos nas áreas de educação e saúde

Para presidente da Câmara, não se pode descuidar de gastos sociais num país com 12 milhões de desempregados
Antes mesmo de o presidente Jair Bolsonaro entregar ao Congresso o pacote de medidas econômicas , o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ) , criticou uma das propostas que inclui a despesa com inativos dos entes nos gastos obrigatórios com saúde e educação .

O Globo

Limites mínimos de saúde e educação serão fundidos

EBC

Unificação de gastos com saúde e educação preocupa comissão do Fundeb

Câmara

Escolas privadas criticam proposta que muda regras sobre mensalidades

Proposta prevê, por exemplo, que a planilha de custos da escola seja anexada ao contrato de matrícula – o que, para as escolas, é intervenção indevida do Estado na atividade econômica
Representantes de escolas e faculdades privadas criticaram, nesta terça-feira (5), proposta em análise na Câmara dos Deputados que institui novas regras sobre a cobrança de mensalidades escolares (PL 2521/11). O texto altera a Lei 9870/99, que atualmente regulamenta a cobrança.

Câmara

Eventos

Audiência debaterá diretrizes da Unesco e da OIT sobre condições de trabalho dos professores

A Câmara dos Deputados vai debater na quinta-feira (7) o cumprimento das diretrizes da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre condições de trabalho dos professores. A audiência está marcada para as 9h30, no plenário 12.

Câmara

Teresina é premiada em SP pela melhor educação entre as capitais

Também foram premiados a Prefeitura de Cocal dos Alves, de Sobral e o Governo do Estado do Ceará.
Com soluções inovadoras e mais eficientes para melhorar o ensino municipal, Teresina continua sendo premiada e reconhecida em todo o País. Na noite desta terça-feira, 5, o prefeito Firmino Filho esteve em São Paulo para receber o prêmio LIDE de Educacão, que homenageia as empresas e instituições que valorizam e investem na educação do Brasil.

GP1

Audiência debate uso de recursos do Fundeb em escolas conveniadas

A Comissão de Educação promove audiência pública nesta quinta-feira (7) para discutir a possibilidade de financiamento de escolas conveniadas e vale educação com recursos do Fundeb.

Câmara

Outras do dia

"Não venda minha escola": a luta de famílias contra lei da prefeitura de SP

O projeto de lei 611/2018, de autoria da prefeitura, autoriza a venda de 41 terrenos ociosos na cidade.
Aprovado pela Câmara dos Vereadores em 16 de outubro, foi sancionada pelo prefeito Bruno Covas (PSDB) no dia 19. Dois dos terrenos tidos como ociosos abrigam escolas municipais de educação básica e ensino fundamental que atendem, juntas, cerca de 600 alunos.

Uol