Destaque: Coronavírus
Contra coronavírus, escolas em BH pedem que alunos com sintomas faltem
Orientação do Ministério da Saúde é que pessoas com sinais de contaminação procurem um médico antes de qualquer isolamento
Na TV, nos jornais e em grupos de WhatsApp, o assunto se repete no último mês: todos querem saber o que fazer para se prevenir da contaminação por coronavírus. Na sala de aula, é a mesma coisa. Em Belo Horizonte, onde são 54 casos notificados, escolas se mobilizam e mudam a rotina para tentar proteger alunos e funcionários.
Ventilação, palestras e álcool gel: como escolas lidam com o coronavírus
G1DF: Escolas encenam peças de teatro para evitar a contaminação do coronavírus
Correio BrazilienseRS: Secretarias da Saúde e Educação orientam escolas sobre a prevenção ao coronavírus
Studio FMSem aulas para alunos e possível folga aos pais: as medidas da Itália para conter o coronavírus
BBCSala de aula
Universidade inclui meditação em sua grade curricular e torna-se referência mundial
A meditação não é apenas uma excelente maneira de cuidar da saúde mental, como pode ser uma grande aliada no processo de aprendizado. Não foram poucos os estudos que conseguiram mostrar que, quando o cérebro entra em estado meditativo, as pessoas têm uma redução significativa do estresse e ansiedade, além de expandir a criatividade. A consequência é o melhor aproveitamento dos estudos.
MSN“Literacia familiar não significa ensinar crianças a ler em casa”
A professora de Havard Catherine Snow, referência para as políticas de alfabetização do MEC, revela como práticas simples, de conversas a brincadeiras, podem ser poderosas para ajudar a construir conhecimentos na creche e pré-escola
Nova EscolaProjetos
Simulações da ONU levam temas da atualidade para escolas públicas de ensino médio
Debater, discordar e criar consensos para o bem comum. Essa é a rotina da vida de diplomatas que alunos de escolas públicas de ensino médio de São Paulo podem vivenciar por meio do MONUEM (Modelo das Nações Unidas para o Ensino Médio). Organizado em formato de eletiva, o projeto promove habilidades como comunicação, cidadania empatia e cooperação ao trabalhar os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de forma transversal, ou seja, conectando temas como energia acessível e limpa (ODS 17), igualdade de gênero (ODS 5) e redução de desigualdades (ODS 10) a todas as disciplinas tradicionais.
PorvirGestão
3 explicações sobre inovação na escola que desafiam o senso comum
Estudo realizado pelo Instituto Clayton Christensen, nos EUA, mostra como a adoção de novas metodologias acontece fora da bolha de escolas inovadoras
Um fator que contribui para estereótipos e modelos mentais fixos é a falta de informações diversificadas, abrangentes e amplamente acessíveis sobre como as escolas estão reimaginando a experiência de aprendizado dos alunos. Como não existe, muitos pesquisadores, investidores e formadores de opinião confiam no boca a boca para inovar, o que inadvertidamente pode contribuir para criar “bolhas” e dificultar a obtenção de exemplos que vão além de um conjunto restrito de estudos aprofundados sobre escolas inovadoras bem conhecidas que são repetidamente retratadas.
Conselho escolar reforça oposição e modelo cívico-militar tem 2º parecer contrário em Campinas
O Conselho Escolar da Escola de Ensino Fundamental Odila Maia Rocha Brito, em Campinas (SP), reforçou nesta quarta-feira (4) oposição ao modelo cívico-militar na unidade. A consulta foi organizada pela prefeitura, após o Ministério Público contestar a forma como o Executivo havia abordado o tema em dezembro de 2019. No sábado, o Conselho das Escolas já havia apresentado parecer contrário.
G1Profissionais da Educação
O Brasil precisa valorizar o professor e dar atenção especial aos que trabalham em áreas vulneráveis, diz especialista brasileira
Para a especialista Claudia Costin, da FGV, o Brasil avançou na área de educação, mas ainda falta. Falta, por exemplo, disse, valorizar a profissão de professor e dar atenção especial aos que trabalham em áreas vulneráveis. Para ela, “nenhum sistema educacional é melhor que a qualidade dos seus professores”.
ClarinJustiça determina fim da greve da educação em Belo Horizonte
A Justiça determinou o fim da greve da rede municipal da educação em Belo Horizonte. O descumprimento da decisão pode render multa de R$ 1.000 por dia, limitada a R$ 100.000, ao Sind-REDE, sindicato que representa os servidores.
G1Leis e políticas
Novo texto do Fundeb exige mais dinheiro novo no fundo, mas alivia impacto para União
Fundeb é o principal mecanismo de financiamento da educação básica e sua vigência termina neste ano
Uma nova versão da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) do Fundeb deixou mais clara a exigência de a União usar dinheiro novo no incremento previsto para o novo fundo. Outra alteração do texto, entretanto, aliviou o impacto para o governo federal nos investimentos obrigatórios de educação pública.
Comissão do Fundeb cancela votação de relatório
R7Artigo: Weintraub e Guedes venceram a batalha do Fundeb
Folha de São PauloEstatística, pesquisas e estudos
USP está entre as 50 melhores do mundo em 11 cursos
A USP (Universidade de São Paulo) está entre as melhores universidades do mundo em 40 das 48 áreas específicas avaliadas no QS World University Ranking by Subject, divulgado terça-feira (3).
Desse total, 11 áreas específicas foram classificadas entre as 50 melhores: Odontologia (18ª posição); Engenharia de Minérios e Minas (33ª); Línguas Modernas (42ª); Ciências do Esporte (42ª); Arquitetura (43ª); Engenharia Civil e de Estruturas (46ª); Geografia (47ª); Direito (47ª); Ciência Veterinária (48ª); Agricultura e Silvicultura (49ª); e Anatomia e Fisiologia (49ª).
Eventos
Tecnologia, Educação e futguro
Mais de sete milhões de brasileiros precisarão se recapacitar para o mercado de trabalho por causa das inovações tecnológicas, segundo uma pesquisa da IBM. Mas, afinal, como preparar essas pessoas para as próximas décadas, considerando a desigualdade social do país? Esse questionamento foi o debate do Encontro IBM e Trip Transformadores, com a afirmativa de que sem educação não há solução.
TripOutras do dia
Lei escolar do Império restringiu ensino de matemática para meninas
A primeira grande lei educacional do Brasil, de 1827, determinava que, nas “escolas de primeiras letras” do Império, meninos e meninas estudassem separados e tivessem currículos diferentes. Em matemática, as garotas tinham menos lições do que os garotos. Enquanto eles aprendiam adição, subtração, multiplicação, divisão, números decimais, frações, proporções e geometria, elas não podiam ver nada além das quatro operações básicas. Nas aulas de português e religião, por outro lado, o conteúdo era o mesmo para meninos e meninas.
El País