Destaque: Coronavírus
Coronavírus: eventos devem ser adiados e aulas devem ser suspensas no Brasil? O que dizem os especialistas
Para especialistas consultados pela BBC News Brasil, mesmo que seja uma medida classificada como eficaz, as autoridades podem considerar que ainda não é o momento de ações como suspensão de aulas ou de grandes eventos em todo o país. O principal argumento, segundo eles, é porque não há registros de nenhum caso de transmissão comunitária — quando o vírus circula e não é possível mais rastrear a origem dos casos. No entanto, dizem que em pouco tempo, com o aumento de casos, será fundamental evitar aglomerações e grandes eventos.
BBCAo menos 590 mil alunos no País já tiveram aulas suspensas pelo coronavírus
TerraConfira escolas e faculdades que cancelaram as aulas devido ao coronavírus
Folha de São PauloCoronavírus: professores da USP decidem suspender aulas
R7Unicamp anuncia suspensão das atividades por conta do coronavírus; é a 1ª universidade pública do Brasil a tomar medida, diz MEC
G1Unesp suspende aulas de turma em Araraquara após aluna ter suspeita de coronavírus
G1Mais dois colégios suspendem atividades em São Paulo por causa do coronavírus
TerraSP: Nota conjunta sobre o Coronavírus
SEE-SPEducação do DF corrige data de retorno às aulas
MetrópolesUnB também tem aulas suspensas por cinco dias
Correio BrazilienseRJ: ESPM e Idor suspendem aulas
MSNUniversidades anunciam medidas contra coronavírus em SC
G1UFMG cancela chegada de professores de Wuhan, cidade chinesa onde surgiu o coronavírus
Hoje em DiaComissão de Educação da AL avalia se RS precisará suspender das aulas na rede pública
Correio do PovoEscolas do Paraná aguardam determinação do MEC sobre eventual suspensão de aulas
MSNMG: Secretaria de Educação distribui cartilha sobre o coronavírus nas escolas
Estado de MinasCoronavírus: quais medidas estão sendo tomadas por diferentes países para conter a pandemia
BBCFrança fechará escolas e universidades ‘até segunda ordem’
MSNItália: Cidade em quarentena por coronavírus cria força-tarefa de aula à distância
UolAté aulas de karatê pela internet: como é estudar na China pós-coronavírus
BBCBrasil perdeu 'tempo precioso' e precisa 'agir rápido' na guerra contra coronavírus, diz especialista
BBCSala de aula
Polêmica: Educação Infantil precisa de material didático?
A adoção ou não de material didático na Educação Infantil (para crianças de até 5 anos) sempre gerou discussão entre os educadores que veem, na utilização de livros e materiais tradicionais, nessa fase do aprendizado, um risco de se antecipar processos, limitar a ação do professor e engessar o processo educacional. Mas o material didático pode ir muito além disso, assumindo um papel importante na formação do professor e para ampliar seu repertório em sala de aula.
SegsProjetos
Oficina de robótica alia tecnologia e habilidades sociais
O professor Tony Marcio Groch tem conquistado os alunos com a utilização de vários recursos para proporcionar aos estudantes o contato com metodologias de ensino inovadoras e inspirá-los a desenvolver soluções para problemas reais por meio da robótica. Desde 2012, ele lidera a oficina de robótica do Colégio Estadual do Paraná (CEP).
ParanáAlunos gravam programas de rádio para estudar literatura
Precisava dissecar o conteúdo do Modernismo, mas não queria fazer isso em forma de seminário, pois cada vez que isso acontecia, algumas equipes não reagiam como eu esperava. Este novo projeto consistiu em fazer os estudantes viajarem ao início do século 20 para estudar a estética Modernista, fazendo pesquisa em livros e principalmente na internet. Comecei a encorpar o projeto da rádio dividindo a turma em cinco equipes. Cada uma ficou responsável por um movimento e dois autores.
PorvirInclusão
Aluna consegue vaga na USP após apresentar à Justiça indício de fraude nas cotas
Uma estudante autodeclarada negra conseguiu o direito na Justiça de se matricular no curso de Fisioterapia da Universidade de São Paulo (USP), após denunciar uma suposta fraude no sistema de cotas da instituição. A paulistana Juliane de Souza Almeida, de 21 anos, checou os nomes dos aprovados na mesma categoria de reservas de vagas nas redes sociais e descobriu que entre eles, uma indicava fenótipo branco.
Gazeta do PovoLeis e políticas
Investimento na infância e no professor é via para melhorar educação, indica debate
Mais investimento nos primeiros cinco anos de vida das crianças e valorização dos professores são alguns dos caminhos considerados mais eficientes para melhorar a qualidade da educação no Brasil, afirmaram participantes de audiência pública realizada nesta quinta-feira (12) na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). Aproximar as ações federais dos estados e municípios e acompanhar aplicação dos recursos destinados ao setor são outras medidas apontadas como fundamentais pelos debatedores.
O DocumentoPolítica partidária
MS: Liminar do Supremo libera curso em universidade sobre “Golpe de 2016”
O ministro Luiz Fux, do STF (Supremo Tribunal Federal), derrubou decisão da Justiça de Paranaíba e liberou o curso “Golpe de Estado de 2016: Conjunturas Sociais, Políticas, Jurídicas e o Futuro da Democracia no Brasil”, que será ofertado pela Uems (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Luiz Fux determinou a suspensão da decisão do juiz de Plácido de Souza, da 2ª Vara Cível de Paranaíba, que havia proibido o curso. A liminar foi pedida ao STF pelo professor Alessandro Martins Prado, responsável pela elaboração do curso.
Estatística, pesquisas e estudos
UNICEF: um terço dos jovens no mundo diz que educação não prepara para emprego
Um terço (31%) dos jovens que responderam à pesquisa por meio da plataforma U-Report do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) disse que as habilidades e os programas de treinamento que lhes são oferecidos não correspondem às suas aspirações de carreira. Mais de um terço (39%) disse que os empregos que procura não estão disponíveis em suas comunidades.
ONUNegócios
Yduqs, ex-Estácio, divulga primeiros resultados à espera do Ibmec
A companhia de educação Yduqs, dona da rede Estácio, divulga resultados nesta quinta-feira, 12, após o fechamento do mercado. As ações da companhia caíram 16% nas últimas duas semanas, puxadas para baixo pela crise generalizada causada pelo coronavírus (o Ibovespa caiu 18% no mesmo período). Ainda assim, as perspectivas para o setor de educação e para a Yduqs, em particular, são boas.
Exame