quarta-feira, 18 de março de 2020

Notícias de Educação - 18/mar/2020

Clipping Focando Educação

Destaque: Coronavírus

Como falar sobre a pandemia de coronavírus com uma criança

Em meio à pandemia do novo coronavírus, que já atingiu 146 países desde que a doença foi detectada na China pela primeira vez no final de 2019, órgãos como a OMS (Organização Mundial de Saúde) e o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos divulgaram orientações sobre como conversar com crianças sobre o assunto.

Nexo

Aulas por Whatsapp, educação física no quarto e professores 'youtubers'

Notícias ao Minuto

Ensino a distância pode ser alternativa para repor aulas

R7

Estudantes de escolas públicas em SP terão aulas por aplicativo

MSN

Canal Futura oferece conteúdos para alunos que ficaram sem aula

Correio Braziliense

Universidades adotam ferramentas de Educação a Distância

Dourados Agora

Escolas fechadas e coronavírus: como fica a educação das crianças?

Quero Bolsa

Educadores defendem que estudantes fiquem casa durante o recesso

Correio Braziliense

Monitoramento da suspensão de aulas

Com o avanço do número de casos de pessoas infectadas com o novo coronavírus, 24 estados e o Distrito Federal anunciaram a suspensão de aulas. Veja como está a situação em cada unidade da federação.

Consed Blog

Todos os estados cancelam aulas na rede pública estadual

Folha de São Paulo

Governo do Estado determina suspensão por 30 dias das aulas nas redes estadual, municipal e particular de SC

JDV

Novo decreto suspende aulas em escolas particulares do Paraná

Paraná

SP: Colégios particulares dão aviso sobre fim das aulas

MSN

MEC apresenta plataforma de monitoramento do coronavírus

MSN

Weintraub pede que alunos de cursos da saúde voltem às aulas para atender brasileiros doentes

Terra

Coronavírus: fechamento de escolas afetará 776 milhões de alunos, diz Unesco

iG

Coronavírus no Brasil: como a pandemia prejudica a educação

Guia do Estudante

Escolas sem banheiro dificultam proteção de crianças no Brasil, diz Unicef

BBC

Escolas ficam vazias mesmo com merenda no Rio, e crianças bagunçam em casa

Folha de São Paulo

Sala de aula

O que os sistemas educativos precisam para desenvolver a criatividade

A série de conteúdos “Creative Matters” (“Criatividade Importa”) lançada pela Fundação Lego discute como levar a criatividade para a sala de aula e apresenta no volume “Creating Systems” (“Criando sistemas”) entrevistas com gestores que lideraram reformas em diferentes países, como Austrália, Japão, Tailândia, Escócia e País de Gales. Eles fazem um conjunto de recomendações, avaliam estratégias e barreiras para a mudança no modelo tradicional de ensino.

Porvir

Inclusão

Cerca de 300 alunos não têm vagas no 1º ano em escolas públicas de SP

Antes mesmo da decisão de suspender aulas em escolas públicas por causa do coronavírus, cerca de 300 crianças que ingressariam no 1º ano do Ensino Fundamental I não tem sequer perspectiva de quando vão poder ir ao colégio e começar o ano letivo. Elas são moradoras da região de Pedreira, na zona sul de São Paulo, e até agora não têm vagas garantidas na rede municipal.

R7

Leis e políticas

Sugestão popular veda corte de verbas de instituições de educação superior da União

A PEC 9/2020, proposta de emenda à Constituição que impede cortes e contingenciamentos nos orçamentos das instituições de educação superior mantidas pela União, aguarda designação de relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). Essa PEC teve origem em uma ideia legislativa — que é uma forma de participação popular — apresentada no Portal e-Cidadania.

Senado

Projeto fixa cota nas universidades para quem cumpriu serviço militar

O Projeto de Lei 285/20 fixa cota de 10% das vagas de todos os cursos de graduação das instituições federais de educação superior para os cidadãos que tenham cumprido o serviço militar obrigatório integralmente.

Câmara

Avaliação

‘Treineiros’ já podem conferir notas do Enem 2019

As notas dos ‘treineiros’ do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 estão disponíveis a partir desta terça-feira, 17 de março. Na modalidade, jovens que ainda não se formaram no ensino médio realizam o exame para testar habilidades e se preparar para a prova em oportunidade futura.

MEC

Enem: Memes bombam após treineiros receberem notas e espelho da redação

Uol

5 coisas que você precisa saber sobre o Enem Digital

Em 2019, o Ministério da Educação (MEC) divulgou o lançamento do Enem Digital, em que tanto as provas quanto a redação do exame são realizadas por meio de uma plataforma online. Segundo Adriano Guimarães, especialista em educação e CEO da Prova Fácil, ferramenta de gestão de provas, por mais que o Enem, em formato digital, seja a mesma prova aplicada em anos anteriores, do ponto de vista de conteúdo e da quantidade de questões a simples transição do ambiente analógico para o digital faz com que alguns estudantes estranhem o novo formato.

MSN

Opinião

Educação para uma cultura de paz

Há o que celebrar neste mês das mulheres. O aumento na escolaridade, o crescimento do nível de ocupação e dos espaços políticos. Em outros campos, falta muito, como a ainda tímida redução das injustas diferenças salariais. E, principalmente, como também continua necessário lembrar que todo dia é dia de exigir respeito, de cobrar justiça e de dar um basta à violência. A igualdade entre mulheres e homens não é apenas um direito feminino, mas o requisito que humaniza a nossa própria existência.

Folha de São Paulo

Negócios

Brasileira Hotmart compra startup americana de educação Teachable

A startup de empreendedorismo por conteúdo digital Hotmart anunciou nesta terça-feira, 17, a aquisição da empresa americana Teachable, focada no setor de educação online, sem revelar detalhes financeiros da transação. Segundo nota divulgada pela empresa brasileira, a operação deverá ser concluída no segundo trimestre de 2020, após aprovações regulamentárias.

Exame

Outras do dia

Com escolas fechadas, estudantes japoneses fazem formatura divertida no Minecraft

O confinamento necessário para conter o coronavírus de se espalhar ainda mais, está desafiando pessoas no mundo inteiro. O que fazer diante da quarentena é um questionamento recorrente diante do imenso desafio que temos pela frente. Mas, você já parou para pensar nas crianças, que durante um bom tempo precisarão ficar longe das escolas? Um grupo de estudantes japoneses decidiu não se deixar abater e encontrou uma maneira divertida de fazer sua própria formatura, através do jogo Minecraft.

MSN

Reino Unido inclui educação sobre jogos no currículo escolar a partir de Setembro

O Ministro da Educação do Reino Unido, Nick Gibb, confirmou que o Departamento de Educação (DoE) lançará um novo currículo obrigatório para educar os adolescentes sobre os riscos do jogo e questões relacionadas à dívida. O assunto será implementado a partir de Setembro próximo nas Escolas secundárias do Reino Unido, fazendo parte do Programa obrigatório de educação “Pessoal, Social, Saúde e Econômica” (PSHE).

Games Magazine