Destaque: Coronavírus
Ministério da Educação prorroga volta das aulas presenciais por mais 30 dias
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, prorrogou por mais 30 dias a substituição das aulas presenciais dos estudantes. As aulas digitais continuam enquanto durar a pandemia do novo coronavírus (covid-19). O ato foi publicado no Diário Oficial da União por meio de Portaria.
NE10Escolas particulares do DF definem novo calendário escolar
Correio BrazilienseOs desafios e potenciais da educação à distância, adotada às pressas em meio à quarentena
Crianças, adultos e escolas ainda tentam adaptar suas novas rotinas de estudos em casa
No Brasil, as respostas para a situação têm sido diversificadas, a depender de cada rede ou escola. Algumas anteciparam as férias e se preparam para estruturar ensino à distância caso a quarentena se estenda, que é o mais provável; outras já estão, em diferentes graus e com diferentes métodos, produzindo conteúdo e enviando tarefas e aulas para os alunos fazerem de casa.
Em tempos de pandemia, educação a distância expõe abismo entre ricos e pobres
UFMGOmissão de ministro pode aumentar desigualdades na educação
A GazetaEducação infantil a distância durante a pandemia passa a ser questionada
Nesta semana completa-se um mês que alunos e professores foram apresentados a uma nova escola por causa da pandemia de coronavírus, aquela que ninguém frequenta e as atividades chegam pela internet. Há discussões de todos os tipos, mas uma delas era impensável até pouco tempo: o ensino a distância para crianças pequenas e bebês. Recomendações médicas falam em restringir telas - e aí, incluem-se os computadores - para menores de 5 anos. Além disso, a educação infantil não é estruturada com conteúdos ou disciplinas e, sim, focada na interação e nas brincadeiras.
TerraPais e escola discutem estratégia de ensino infantil em casa
R7Professores da educação infantil aproveitam a internet para continuar dando aulas durante o isolamento social
G1Escolas desenvolvem estratégias para apoiar famílias durante a quarentena
Desde que as aulas foram suspensas para conter a disseminação do novo coronavírus (COVID-19), escolas de todo país começaram a se organizar para desenvolver atividades remotas. Diante do desafio, mais do que nunca, a parceria com as famílias se tornou fundamental para garantir que crianças e adolescentes continuem se desenvolvendo. Mas como contar com o envolvimento dos pais e responsáveis nesse processo e oferecer apoio para que eles se sintam seguros?
PorvirConfinamento pode estimular leitura, afirmam especialistas
R7SE: Conselho de Educação esclarece o que são atividades não presenciais
Segundo a vice-presidente do Conselho, Luana Boamorte, estudos escolares não presenciais foram entendidos como toda e qualquer atividade pedagógica ordenada para propiciar a transmissão e apropriação de objetos de conhecimento/conteúdos curriculares.
InfoNetConselho de Educação avalia prorrogar ano letivo para 2021 em Florianópolis
O CME (Conselho Municipal de Educação) de Florianópolis avalia as possibilidades para dar prosseguimento ao ano letivo de 2020. Está em pauta, inclusive, a extensão do ano letivo de 2020 até 2021. No próximo domingo (19), completa um mês sem aulas presenciais nas redes municipais, estaduais e privadas de ensino.
ND MaisDas 29 mil escolas de SP, apenas seis estão abertas a alunos
Dos mais de 9,8 milhões de alunos da educação básica em todo o estado de São Paulo, apenas 390 continuam frequentando a escola durante o período de isolamento em combate ao novo coronavírus. Apenas seis colégios, dos mais de 29 mil em todo o estado, estão em funcionamento. A missão é atender filhos de profissionais de serviços essenciais.
Folha de São PauloEscolas rurais: os desafios de ensinar e aprender na quarentena
A educação a distância foi a solução mais adotada pelas instituições de ensino nos grandes centros urbanos – em resposta ao bloqueio total provocado pela pandemia do novo coronavírus. Mas como fazer isso em lugares onde o acesso à internet é limitado e até mesmo o sinal de telefone é precário?
Desafios da EducaçãoNovo PL obriga banda larga sem ônus para secretarias de educação e alunos
A Câmara dos Deputados recebeu nesta semana um novo projeto de Lei, 1904/20, que obriga a oferta de banda larga às secretarias estaduais e municipais de educação, sem franquia de dados, em momentos de calamidade pública ou pandemias. Como vive-se uma delas, o PL já nasceu com pedido de urgência ao Plenário.
Convergência DigitalInadimplência no ensino superior salta para 25,5% em abril, diz entidade
A taxa de inadimplência no ensino superior saltou para 25,5% na primeira quinzena de abril, ante 14,9% registrados no mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Instituto Semesp, sindicato das instituições de ensino superior privado.
G1Inadimplência no ensino superior de SP cresce mais de 70% em abril
TerraDesemprego, evasão e inadimplência preocupam faculdades privadas
EBCWeintraub: 'Universidades com aulas serão premiadas'
Mesmo com a recomendação de autoridades sanitárias para que o isolamento social seja mantido, com o objetivo de combater o avanço da covid-19, o ministro da Educação, Abraham Weintraub, se posicionou neste sábado (18) a favor da volta às aulas e afirmou que as universidades que estão mantendo as aulas serão premiadas.
TerraRelatora do Fundeb diz que fala de Weintraub é incompreensível
Estado de MinasProfissionais da Educação
Liminar suspende volta ao trabalho de servidores da educação em Minas
Após o Governo de Minas divulgar a forma de ensino à distância para os estudantes da rede estadual de ensino, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) suspendeu, por meio de uma liminar, a volta ao trabalho dos funcionários da rede estadual de ensino.
Varginha DigitalAvaliação
Realização do Enem em 2020 está garantida, diz ministro da Educação
O ministro da Educação, Abraham Weintraub, confirmou hoje (17), durante live em uma rede social, a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), na versão imprensa, com prova prevista para os dias 1º e 8 de novembro. Segundo ele, até lá, a quarentena já terá passado e não há motivo para o adiamento do exame.
Estado de MinasWeintraub: 'Interromper o Enem e deixar para 2021 seria matar uma geração'
UolSe não tiver Enem, aí sim alunos serão prejudicados, diz presidente do Inep
UolEnem: MPF quer informações sobre preparo dos estudantes
R7Justiça manda Inep ampliar prazo para isenção de taxa de inscrição e 'adequar' cronograma do Enem
G1Weintraub rebate decisão judicial com tuíte: 'Vai ter Enem'
TerraProjeto prorroga Enem de 2020 por 60 dias
CâmaraOpinião
Ensino a distância: educação básica para o rico e para o pobre
Em tempos de isolamento social para conter a propagação da Covid-19, a educação a distância é uma alternativa inteligente para manter as crianças aprendendo e evitar a evasão escolar, mesmo com a suspensão das aulas na rede pública estadual de ensino. Inclusive, muitas escolas privadas já estão adotando a prática da educação a distância com sucesso.
Mas não é justo que, enquanto dure a pandemia na saúde, apenas as crianças de famílias de renda mais alta possam estudar por estarem matriculadas em escolas particulares.
Coronavírus joga a educação para o fim da fila no Brasil
A educação, tal qual a saúde, é um direito básico universal, e é por meio dela – na escola, nas universidades e nas pesquisas – que se pavimentarão as rotas de saída para os males provocados pela Covid-19: algum remédio, tratamento e, daqui a algum tempo, alguma vacina. Então, não podemos aceitar que ela seja esquecida neste momento turbulento. Não em silêncio, ao menos.
Gazeta do PovoNegócios
Investidor compra escola de elite em São Paulo e oferece 'financiamento coronavírus'
O mercado de aquisições de escolas particulares de elite avançou em meio à crise do coronavírus. Na noite desta sexta-feira (17), será anunciada a compra da Escola Viva, na Vila Olímpia (zona sul de São Paulo), pelo grupo Bahema, numa operação de R$ 50 milhões, considerando dívidas bancárias e passivos fiscais.
Folha de São PauloOutras do dia
Weintraub fala de isolamento, China e educação pós-Covid
O país enfrenta o ônus de um isolamento social precoce estabelecido, equivocadamente, por parte dos governadores. O Brasil gastou “munição na hora errada”. Essa é a opinião do ministro da Educação, Abraham Weintraub, que concedeu entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, de seu gabinete em Brasília.
Gazeta do Povo