sexta-feira, 4 de fevereiro de 2022

Notícias de Educação - 04/fev/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Brasileiros criam algoritmo para deixar salas de aula mais seguras contra Covid

Ferramenta tem como objetivo reduzir os riscos da disseminação novo coronavírus
Para minimizar o risco de disseminação do SARS-CoV-2, o vírus causador da Covid-19, pesquisadores desenvolveram uma plataforma que simula configurações, posicionamentos e disposições capazes de auxiliar no planejamento de salas em ambientes fechados, como escolas, restaurantes e consultórios, entre outros.

CNN

Novo protocolo afasta só o aluno com Covid e mantém sua turma presencial

Com respaldo do comitê médico da secretaria de educação de SP, orientação é para todos os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados
Na volta às aulas, há uma mudança significativa do protocolo escolar da pandemia em São Paulo. Quando um aluno é infectado pela Covid-19, apenas ele deve ser afastado das aulas presenciais e não todos os colegas da sua sala, como acontecia até o ano passado.

Folha de São Paulo

MP pede que escolas exijam teste de alunos e professores

Aulas deveriam ser suspensas, segundo notificação, até que colégios se adaptem à medida; especialistas dizem que "não há base jurídica"
Pelo menos dez escolas particulares de elite de São Paulo receberam na terça-feira, 1, uma notificação do Ministério Público que pede que todos os alunos e professores apresentem teste negativo para frequentarem aulas presenciais. Além disso, determina que as atividades, que acabaram de ser retomadas, sejam suspensas por cinco dias até que as escolas se adaptem à nova medida.

Terra

A quatro dias da volta às aulas, rede estadual do RJ ainda não tem protocolo sanitário detalhado para o ensino presencial em 2022

A reportagem pediu à Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) o protocolo sanitário atualizado para o ensino presencial em suas unidades na íntegra. Em resposta, a pasta disse, por nota, que, “conforme exposto no Decreto Estadual nº 47.801, de 20 de outubro de 2021, continuará observando e seguindo os protocolos sanitários e orientações definidas pela Secretaria de Estado de Saúde (SES), de forma a preservar a saúde e a segurança dos alunos, servidores e funcionários para o início do ano letivo de 2022”.

O Globo

Dentro da Escola

Educomunicação: o que é e como aplicar na escola

As crianças de hoje são nativas digitais – e têm as visualidades como principal idioma. Em um mundo de vídeos curtos, efeitos e filtros, é necessário aprender a usar as mídias e entender suas lógicas de funcionamento.
Nesse cenário, trazer a tecnologia para dentro da sala de aula, promovendo o senso crítico e autonomia, é um desafio urgente. É isso que propõe a Educomunicação, uma abordagem que visa a educação para as mídias.

Desafios da Educação

Projetos

Projeto expõe relevância de educação financeira nas escolas

Às vésperas de um novo ciclo escolar, as escolas de Ensino Fundamental da rede pública já podem aderir ao programa Aprender Valor para o ano letivo de 2022. O programa pode levar educação financeira a 22 milhões de estudantes, conforme declaração do diretor de Relacionamento, Cidadania e Supervisão de Conduta, do Banco Central, Mauricio Moura. De acordo com o Banco Central, a iniciativa vinha sendo desenvolvida, em caráter experimental no Ceará, Minas Gerais, Paraná, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Pará.

Terra

Gestão

Apesar de reação de municípios, Bolsonaro diz que 'tem dinheiro' para reajuste de professores

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira, 3, que "tem dinheiro" para oferecer o reajuste salarial de 33,24% no piso dos professores, anunciado na semana passada. No entanto, Estados e municípios, responsáveis pela maioria dos salários da categoria, mostram preocupações jurídicas e fiscais com um aumento dessa magnitude e alertam para a falta de caixa para cumpri-lo.

Terra

Desarticulação entre governo e prefeitura de SP deixa 14 mil crianças sem escola

Problema ocorre no 1º ano do fundamental, após expansão do tempo integral; município aumentou número de vagas, enquanto estado não revela seus números
A Folha apurou que quase 14 mil crianças estão na fila por uma matrícula no 1º ano do ensino fundamental na capital paulista. Para as famílias que buscam vaga, a explicação dada por servidores das diretorias de ensino e das escolas é de que o déficit deste ano é consequência da forma como o governo João Doria (PSDB) ampliou o número de escolas estaduais em tempo integral e da falta de articulação com a prefeitura, sob gestão Ricardo Nunes (MDB).

Folha de São Paulo

Inclusão

Volta às aulas: Unicef alerta que é urgente ir atrás de quem deixou escola ou não conseguiu aprender na pandemia

Como o início de um novo ano letivo, o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) fez um alerta sobre a urgência de ir atrás de quem abandonou a escola ou não conseguiu aprender adequadamente na pandemia. De acordo com o órgão, reverter os impactos na educação com o fechamento das escolas só será possível com estratégias voltadas ao acesso à escola, à permanência dos estudantes nela e à retomada da aprendizagem.

Escolas Exponenciais

Tribunais de Contas recomendam busca ativa de alunos que largaram escola na pandemia

MSN

Leis e políticas

Projeto obriga escolas a prestar atendimento a alunos com doenças crônicas

O Projeto de Lei 3549/21 obriga os estabelecimentos de ensino, públicos ou privados, a prestar atendimento regular e emergencial aos alunos com doenças crônicas.
Pela proposta em análise na Câmara dos Deputados, as ações integrarão o programa suplementar de saúde do escolar, previsto na Constituição Federal.

Câmara

Policiais e jurídicas

Ministério Público apura preço da mensalidade de faculdades particulares do DF durante pandemia

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) abriu um inquérito para apurar o preço da mensalidade de 16 faculdades particulares do DF no ano passado. Segundo o MP, "há necessidade de verificação do cálculo da anuidade/semestralidade cobrada dos alunos para o ano de 2021, e a variação dos gastos na prestação dos serviços de ensino, no período de suspensão das atividades presenciais por força da pandemia de Covid-19 declarada pela Organização Mundial de Saúde (OMS)".

g1

Avaliação

Publicada nova matriz de referência para o Pisa 2021

Está disponível, no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Matriz de Referência para Pensamento Criativo do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2021. A avaliação será aplicada, no Brasil, entre 11 de abril e 31 de maio.
Esta é a primeira vez que a área de pensamento criativo será avaliada no estudo internacional. Dessa forma, o material visa a informar estudantes, pais, professores e gestores educacionais sobre o domínio inovador do Pisa 2021/2022.

Inep

Eventos

MEC lança portal para unificar acesso a processos seletivos do Sisu, Prouni e Fies

O Ministério da Educação lançou nesta quinta-feira (3) o Portal Único de Acesso ao Ensino Superior (Acesso Único), site do Governo Federal para concentrar os programas de acesso ao ensino superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O objetivo é que os interessados nos programas insiram as informações cadastrais uma única vez.

g1

MEC e Sebrae abrem inscrições para competição de empreendedorismo

Foram abertas hoje as inscrições para o Desafio Inspira Tech 2022. Trata-se de uma competição nacional voltada ao incentivo da cultura do empreendedorismo e inovação entre estudantes da educação profissional e tecnológica de todo o país.

Correio Braziliense