Coronavírus
Escolas retomam atividades presenciais na maior parte do país
Desde o anúncio do governo sobre a volta às aulas, as prefeituras e secretarias de educação dos estados optaram por recomeçar as atividades de forma presencial em 2022, após quase dois anos de pandemia de Covid-19.
A maior parte das escolas no país já retomou o ensino 100% presencial em 15 estados. Quatro estados seguem sem data definida para retorno e outros oito com data prevista de retomada das aulas nos dias 14 ou 21 de fevereiro.
Indefinição sobre volta às aulas preocupa famílias em Belo Horizonte
Folha de São PauloRede de BH aposta no ensino intensivo para driblar perdas
MSNProtocolos para volta às aulas no Rio preocupam comunidade escolar
Escolas ExponenciaisNúmero de crianças que não aprenderam a ler e escrever chega a 2,4 milhões e aumenta mais de 65% na pandemia, diz ONG
Um levantamento divulgado nesta terça-feira (8) pela ONG Todos pela Educação aponta que 40,8% das crianças brasileiras entre 6 e 7 anos não sabiam ler ou escrever em 2021. É como se, em uma sala de aula com 25 crianças, 10 delas não houvessem sido alfabetizadas.
g1Dentro da Escola
Educação Infantil: acolher com segurança para retomar o desenvolvimento pedagógico
No brincar, o aprendizado e o conhecimento. Na interação, o desenvolvimento e o estímulo. É assim que especialistas na Educação explicam a importância da ida das crianças para creches e pré-escolas. Em Caxias do Sul, tanto as escolas de educação infantil da rede privada quanto s públicas já retornaram às atividades no mês passado e, mesmo com o aumento de casos impulsionados pela variante Ômicron, o retorno tem sido positivo.
Zero HoraGestão
Estado de SP tem 4.000 crianças sem vaga em escolas públicas
Governo estadual afirma que déficit foi causado por aumento súbito da procura por vagas no 1º ano do ensino fundamental
Em meio à volta às aulas, o estado de São Paulo tem pelo menos 4.000 crianças sem vaga na rede pública de ensino, segundo informações da Secretaria de Educação estadual consultadas pelo R7. De acordo com a gestão Doria, o déficit foi causado por aumento súbito da demanda pela rede pública, que viu o número de vagas preenchidas por alunos matriculados saltar de 65.666, no fim do ano letivo de 2020, para 71.035, no início de 2022.
Gestão Doria garante vaga para crianças, mas adia o início das aulas
Folha de São PauloLeis e políticas
Sistema Nacional de Educação está na pauta do Plenário nesta quarta
Duas propostas na área educacional estão pautadas para análise em Plenário nesta quarta-feira (9), a partir das 16h. O primeiro assunto a ser discutido e deliberado é o Projeto de Lei Complementar (PLP) 235/2019, que institui as diretrizes do Sistema Nacional de Educação (SNE).
SenadoPolítica partidária
Entre cortes e retrocessos: a combalida educação básica no governo Bolsonaro
Em meio às propostas debatidas pelos tecnocratas do MEC, assumindo assim um caráter verticalizado, para a educação básica nacional, tais como: homeschooling, escola cívico-militar, Vouchers para educação infantil, alfabetização através do método fonético, desvinculação das receitas de impostos e transferências no ensino da CF/88, escola sem partido, interferência e desinvestimento no ENEM, entre outras, e nomeando ministros com capacidade de gestão questionável (Ricardo Vélez Rodrigues, Abram Weitraub, Carlos Alberto Decotelli e Milton Ribeiro), a atual administração do governo federal cortou receitas importantes e volumosas da educação básica.
Carta CapitalBolsonaro critica PT por criar “1 trilhão de universidades”
O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou nesta 2ª feira (7.fev.2022) que a criação de universidade em governos petistas “virou negócio”. Deu a declaração em conversa com apoiadores ao falar sobre perdão de dívidas do Fies (Fundo de Financiamento Estudantil).
MSN