sexta-feira, 4 de março de 2022

Notícias da Educação - 04/mar/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Decisão sobre suspender máscara em escolas de SP pode ocorrer em duas semanas, diz secretário

O secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares, disse nesta quarta-feira, 2, que uma decisão sobre suspender ou não o uso de máscaras pelas crianças em escolas pode ocorrer nas próximas duas semanas. O tema, afirmou o secretário, está em debate no governo paulista. A fala ocorreu durante uma coletiva de imprensa para apresentar dados sobre a queda de aprendizagem durante a pandemia.

Uol

Trabalhadores da educação de SC criticam liberação das máscaras por crianças: ‘contraditório’

nd+

Decisão sobre suspender máscara em escolas de SP pode ocorrer em duas semanas, diz secretário

Uol

Uso de redes sociais aumentou casos de tiques involuntários em crianças, diz estudo

Uma pesquisa apresentada na Academia Americana de Neurologia em Seattle, nos Estados Unidos, mostrou que o aumento do uso das redes sociais durante a pandemia de Covid-19 pode ter relação com o aumento de tiques involuntários em crianças.
Os tiques podem ser espasmos, movimentos ou sons repentinos que as pessoas fazem de maneira involuntária, como se não pudessem controlar o corpo. O estudo acompanhou 20 pacientes entre 11 e 21 anos e cerca de 90% deles relatou o surgimento de tiques, bem como relataram o aumento do uso das redes sociais.

Olhar Digital

Com pandemia, aluno do ensino médio de SP tem pior desempenho da história; estudante sai com defasagem de seis anos

Na prática, o aluno da 3ª série do ensino médio saiu da escola com proficiência de matemática adequada a de um estudante do 7º ano do ensino fundamental, uma defasagem de quase seis anos. A média de conhecimento na matéria foi de 264 pontos, uma queda de 13 pontos em relação ao resultado de 2019 (277).

g1

Dentro da Escola

'Crianças não têm noção do que é ou não abuso', diz educadora a respeito da importância da educação sexual nas escolas

O conhecimento do próprio corpo é importante na prevenção e identificação de abusos sexuais. Quem explica é a educadora em sexualidade Açucena Barroso, que diz que casos como o da jovem de Acaraú, no Ceará, que denunciou o primo por estupro após assistir a uma palestra de educação sexual, poderiam ser mais comuns se crianças fossem ensinadas desde cedo sobre o tema e sobre a importância de não serem intimamente tocadas.

O Globo

Projeto de vida é estratégia para aproximar escola e aluno do ensino médio noturno

Não há dúvidas de que a defasagem é um desafio generalizado do ensino médio. No período noturno, esses números soam um alerta mais alto. Seja na distorção série-idade, seja nos índices de desistência ou no nível de aprendizagem adequada: 95% dos estudantes deste turno, por exemplo, finalizam o último ano sem saber o adequado de matemática, sendo que, em português, o percentual é de aproximadamente 69%, aponta pesquisa do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), de 2019.
Mesmo com uma série de barreiras, a etapa escolar aplica, agora, as diretrizes do Novo Ensino Médio. O Porvir consultou especialistas para entender: quais as perspectivas de mudança, principalmente quando o assunto é o ensino médio noturno?

Porvir

Dicas

Tornar a aprendizagem visível dá sentido ao que o professor ensina

Escrito por 17 professores, livro organizado pela educadora Júlia Andrade reúne conceitos, práticas e materiais para download sobre a importância do monitoramento e da documentação sobre como acontece o aprendizado

Porvir

Projetos

Professor de biologia usa tintas coloridas para ensinar funcionamento do cérebro

Para fugir de modelos didáticos pouco atraentes, educador de São Lourenço da Mata (PE) desenha os lobos cerebrais na própria cabeça, em aula para 2º ano do ensino médio
Sempre observei que as imagens do cérebro nos livros de biologia trazem uma perspectiva muito estática. Isso me incomodava, pois não desperta no aluno a necessidade de perguntar sobre os lobos cerebrais.

Porvir

Tecnologia

Metaverso impactará a Educação nos próximos anos

Óculos de realidade virtual e experiências imersivas que buscam surpreender o usuário não faltam nos pavilhões da Fira Gran Via. Essas experiências aliadas à conectividade permite muitas possibilidades além da simples transposição do físico para o virtual. Nesse ambiente de novidades e possibilidades, o metaverso impactará a educação nos próximos anos, garantes os especialistas. Algumas das possibilidades foram apresentadas por empresas durante os quatro dias de MWC22.

Telesintese

Gestão

Como uma escola pública em Fortaleza virou modelo em 15 anos

No colégio Adauto Bezerra, número de alunos aprovados no ensino superior disparou com pedagogia baseada em três pilares: acolhimento da diversidade dos estudantes, orientação vocacional e engajamento na educação pública.

MSN

Profissionais da Educação

'Queda de aprendizagem reforça importância de formar professores'; leia análise

Resultados como o do Saresp reforçam aquilo que responsáveis pelos estudantes e profissionais da educação vêm reiterando ao longo dos últimos dois anos: que a escola é fundamental para assegurar desenvolvimento dos estudantes. Mais do que isso, a queda nos níveis de aprendizagem medida pelas avaliações externas reforça a importância dos professores enquanto profissionais únicos e especializados para assegurar que crianças e jovens construam conhecimentos e sejam capazes de mobilizá-los em seu cotidiano.

Terra

SP envia para Alesp projetos de reajuste para servidores da educação e nova carreira docente

O governo de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (3), o envio dos projetos de reajuste para servidores, incluindo os da Educação, e da Nova Carreira Docente da rede estadual para a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). O reajuste será de 10% para todos os funcionários da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e, assim que aprovado, será pago retroativamente a contar do dia 1º de março de 2022. Serão contemplados 240 mil servidores ativos, incluindo temporários, e 190 mil inativos.

Escolas Exponenciais

Inclusão

Identificar e acompanhar crianças superdotadas são fundamentais para formação

Identificar uma criança superdotada não é tão simples quanto parece. Procurar um profissional especializado e acompanhamento é o caminho mais comum, o reconhecimento começa quando “a criança faz alguma coisa muito extraordinária, muito acima do que a gente espera da média das crianças, esse é o jeito que as pessoas acabam fazendo. Mas existem instrumentos de psicologia, por exemplo, testes”, afirma a professora.

Escolas Exponenciais

Outras do dia

Conheça a cadelinha que ajuda a diminuir o estresse de alunos em escola no Distrito Federal

As marcas de patas no chão, alguns latidos ao longe e um mural de grafite que ilustra uma cachorrinha logo na entrada da escola denunciam que não há só alunos e professores no Centro Educacional 8 do Gama, no Distrito Federal. Da primeira à última aula, os estudantes e o corpo docente têm a companhia de Nina, uma cadela de 8 meses, que chegou ao colégio em setembro. Se chamar com jeitinho, ela deita de barriga para cima para ganhar carinho.
Nina foi levada à escola após a volta presencial às aulas, após elas terem sido suspensas pela pandemia de covid-19. A diretora Eufrázia de Souza notou os estudantes estressados e ansiosos e achou que o caminho era lhes proporcionar um ambiente mais alegre e relaxado.

MSN