terça-feira, 29 de março de 2022

Notícias da Educação - 29/mar/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Pesquisa avalia preocupação dos pais quanto aos efeitos da pandemia no desenvolvimento dos filhos

Uma pesquisa realizada pela instituição de caridade britânica Family Action, em parceria com a fabricante de brinquedos Fisher-Price, descobriu que 75% dos pais se preocupam que a pandemia da covid-19 tenha afetado o desenvolvimento de seus filhos, em fatores como capacidade de fala e inteligência emocional.
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores entrevistaram mil pais de crianças de até 5 anos de idade no Reino Unido. De acordo com os dados, 26% dos responsáveis estão preocupados com o desenvolvimento da fala dos pequenos e 35% com o impacto da pandemia na inteligência emocional das crianças.

Crescer

UFMG retoma aulas presenciais após dois anos; estudantes comemoram

Um dia marcado por encontros, reencontros e adaptação. Assim foi esta segunda-feira (28/03) na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que retoma aulas e atividades presenciais da graduação depois de mais de dois anos.
Desde 20 de março de 2020, uma das principais universidades do país não tinha aulas presenciais por causa da pandemia de Covid-19. E o retorno foi comemorado pela grande maioria dos estudantes.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

O MEC e a educação midiática

Saber discernir o que é verdadeiro, confiável e válido na enxurrada de informações em que vivemos é uma habilidade que precisa ser ensinada. Para crianças, jovens, adultos, velhos. Ela já tem até nome, para quem ainda nunca ouviu falar: educação midiática. Os grandes especialistas, como Renne Hobbs, da Universidade Rhode Island, dizem que “o conceito de alfabetização está se expandindo como resultado das mudanças na mídia, na tecnologia e na natureza do conhecimento”. Não basta ler as palavras, é preciso saber interpretá-las criticamente.

O Estado de São Paulo

Projetos

SP: projeto desenvolve relações de confiança nas escolas estaduais

O Projeto de Convivência desenvolvido com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º) das redes estaduais e municipais desenvolve habilidades socioemocionais. Para este ano mais de 1,8 milhão de alunos passam a ter aulas semanais de 45 minutos para trabalhar diversos valores como respeito, solidariedade, tolerância e perseverança, com foco na formação humanística e cultural para mobilizar ou regular as emoções.
O projeto faz parte do Programa Inova Educação, que também oferece língua inglesa e tecnologia e inovação e objetiva promover o desenvolvimento integral de habilidades socioemocionais dentro do ambiente escolar.

R7

Gestão

Gastamos pouco ou muito em educação?

O Brasil ainda precisa fazer um esforço para elevar os investimentos em educação, considerando o valor aluno/ano, mas precisa, sem dúvida, ter uma melhor qualidade no emprego desses recursos, em termos de eficiência, eficácia e efetividade.

JC

Empresas que mais crescem no mundo podem ser inspiração para diretores de escola

Como as empresas que mais crescem no mundo podem ser inspiração para os diretores de escola? Em entrevista exclusiva ao Escolas Exponenciais, Luccas Riedo, que é CEO do G4 Educação, abordou quais as principais tendências mundiais e falou quais devem ser as estratégias utilizadas pelas instituições de ensino para alcançar o sucesso nos próximos anos.

Escolas Exponenciais

Governo apresenta plano de combate à violência nas escolas públicas do DF

Os crescentes casos de violência nas escolas do Distrito Federal acendeu um alerta do Governo e dos especialistas sobre o cenário vivenciado nas escolas da capital do país. Em menos de um mês, três casos de grande repercussão assustaram os moradores: dois estudantes foram esfaqueados e uma terceira foi ameaçada com um revólver na cabeça. Devido à escalada de violência, a Secretaria de Educação falou nesta segunda-feira (28/3) sobre o plano de combate que será implementado pelo GDF.

Correio Braziliense

MEC lança Disque 100 Brasil na Escola

O Ministério da Educação (MEC) lança nesta segunda-feira (28), em parceria com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos (MMFDH), a campanha Disque 100 Brasil na Escola. O canal do MMFDH que recebe, analisa e encaminha denúncias de violações de direitos humanos, juntamente com o MEC, buscará identificar situações de crianças e adolescentes que não estão matriculados na rede de ensino ou que estão sem frequentar a escola.

MEC

Leis e políticas

Proposta susta portaria do MEC que autoriza antecipação de formaturas em razão da pandemia de Covid-19

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 56/22 susta a portaria do Ministério da Educação que permite a antecipação da colação de grau para alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia e Fisioterapia como uma ação de combate à pandemia de Covid-19. O texto está em análise na Câmara dos Deputados.

Câmara

Policiais e jurídicas

Milton Ribeiro diz que autorizou produção de Bíblias com sua imagem

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, afirmou nesta segunda-feira (28), pelas redes sociais, que autorizou a produção de Bíblias com a sua imagem e a distribuição gratuita delas em um evento de cunho religioso.
Segundo o jornal "O Estado de S. Paulo", no entanto, as obras com a foto de Ribeiro (ao lado da esposa) foram dadas aos convidados de um encontro do Ministério da Educação (MEC) em Salinópolis (PA), a 220 quilômetros de Belém.

g1

Foto em Bíblia, debandadas e suposta tentativa de interferência no Enem: Milton Ribeiro coleciona polêmicas no MEC

g1

Ministro da Educação entrega cargo após "farra dos pastores"

Milton Ribeiro, pastor ultraconservador que comandava MEC desde 2020, vinha sofrendo pressão para deixar o cargo desde que foi acusado de favorecer religiosos suspeitos de cobrar propina em troca de verbas.O ministro da Educação, Milton Ribeiro, pediu exoneração do cargo nesta segunda-feira (28/03). A queda do ministro ocorre após o MEC se tornar o centro de um escândalo envolvendo o funcionamento de um “gabinete paralelo” formado por dois pastores suspeitos de atuarem num esquema ilegal de liberação verbas da pasta para prefeituras em troca de propina.

IstoÉ Dinheiro

Em meio a denúncias de corrupção, Bolsonaro exonera ministro da Educação

Correio Braziliense

Michelle Bolsonaro diz que ex-ministro da Educação vai provar que é uma ‘pessoa honesta’

Carta Capital

Crise no MEC: entidades cobram que Milton Ribeiro seja investigado mesmo após deixar o MEC

g1

Ministério da Educação: queda de Milton Ribeiro abre brecha para Centrão comandar pasta

BBC

Exoneração de Milton Ribeiro repercute no Congresso; saiba o que disseram os parlamentares

g1

Por que o FNDE, palco do escândalo dos pastores, é considerado uma pérola tão disputada no MEC?

g1

MEC: Gestão de Milton Ribeiro foi marcada por polêmicas e poucas ações

Uol

Milton Ribeiro deixa MEC: relembre as crises dos 4 ministros da Educação sob Jair Bolsonaro

BBC

Com quatro ministros demitidos, Bolsonaro tem rotatividade recorde no MEC

Veja

Saiba quem é Victor Godoy, quinto ministro da Educação do governo Bolsonaro

JC

Estudantes de todo o país protestam contra o assédio dentro do ambiente escolar

Em São Bernardo do Campo (SP), o protesto foi organizado por um grupo de estudantes que denunciaram a suposta insensibilidade da escola com denúncias de assédio, inclusive sugerindo que o modo de vestir das alunas poderia ser uma das razões do comportamento inadequado de estudantes. De acordo a denúncia, ao menos cinco alunas teriam sido assediadas por um adolescente. Segundo dados do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, só no primeiro trimestre deste ano, as denúncias já ultrapassaram em 50% as de todo o ano passado.

R7

Professora revela mais torturas em escola de SP: 'Vi criança em pé por 5 h'

A Polícia Civil começou a ouvir na última semana as funcionárias da Escola Infantil Colmeia Mágica, na zona leste de São Paulo, que revelaram castigos e torturas praticados em crianças pela diretora. Em novos relatos, noticiados pelo "Fantástico", da TV Globo, professoras revelaram que já testemunharam crianças serem obrigadas a ficar 5 h em pé no local.

Uol

Outras do dia

Governador da Flórida sanciona lei que limita educação sexual

Regra sancionada por governador republicano permitirá que pais processem escolas e professores no estado da Flórida que abordarem orientação sexual e identidade de gênero em sala de aula.O governador do estado americano da Flórida, Ron DeSantis, sancionou nesta segunda-feira (28/03) um projeto de lei que proíbe o ensino sobre orientação sexual e identidade de gênero nas escolas, em turmas para crianças de 5 a 9 anos de idade, e que também abre a possibilidade de que esses temas sejam também banidos em aulas voltadas para crianças mais velhas e adolescentes.

IstoÉ Dinheiro