sexta-feira, 29 de abril de 2022

Notícias da Educação - 29/abr/2022

Clipping Focando Educação

Dicas

Enem 2022: Site oferece acesso gratuito a banco de questões

Plataforma conta com mais de 260 mil questões e gabaritos dos principais vestibulares do Brasil
Com o objetivo de ajudar o maior número possível de estudantes, a plataforma Estratégia Vestibulares – curso online preparatório para provas de vestibulares e Enem- vai oferecer acesso gratuito ao Banco de Questões para todos os inscritos isentos para a edição de 2022 do exame.

Catraca Livre

Professores de todo o país têm acesso gratuito a plataforma de ensino e formação

Curso online tem como objetivo compartilhar as práticas entre os profissionais da área educacional
Os professores da rede pública e privada de todo o país já podem participar do programa Pró Formação — Pró Ler & Brincar em Todo Lugar, do Instituto Pró-Saber SP. O curso de formação é totalmente online e gratuito e está disponível na internet.

R7

Gestão

Implementação do novo ensino médio é desafio para 2023, diz ministro

Segundo Godoy, o impacto da pandemia na formação dos brasileiros deverá guiar os esforços do governo federal no próximo ano. “O Brasil, infelizmente, demorou muito para reabrir as escolas. Isso provocou um impacto que a gente já começou a medir e que vai trazer esse desafio de recuperar nossos estudantes”, afirmou. Outro grande desafio do governo é a implementação do novo ensino médio, que será iniciada ainda neste ano.

EBC

No Dia Mundial da Educação, MEC reestabelece compromisso de atuar na recuperação das aprendizagens

MEC

Leis e políticas

Unesco divulga relatório com recomendações para transformar a educação

(...) É olhar para educação como a espinha dorsal da cidadania, como propõe o relatório “Reimaginando nossos futuros juntos: um contrato social para a educação”, lançado pela Unesco.
Em linhas gerais, o relatório faz cinco recomendações: desenvolver uma pedagogia com base na solidariedade e na cooperação; elaborar currículos com ênfase na aprendizagem ecológica, intercultural e interdisciplinar; reconhecer o trabalho dos professores; reimaginar as escolas e usar a tecnologia como suporte, não como substituta; e aproveitar as oportunidades educacionais que aparecem ao longo da vida e em qualquer espaço.

JN

Policiais e jurídicas

Escola particular na zona leste de São Paulo tem banheiro pichado com ameaça de massacre

O Colégio Agostiniano Mendel, localizado na rua Padre Estevão Pernet, no bairro Vila Gomes Cardim, no Tatuapé, zona leste de São Paulo, teve o banheiro pichado com ameaça de massacre. Os alunos da unidade notaram as ameças na quarta-feira (13) e informaram a direção.
Segundo o colégio, as pichações, de autoria desconhecida, remetiam a um possível massacre que estaria planejado para ocorrer nesta quinta-feira (28).

R7

Estatística, pesquisas e estudos

Estudo mostra que professores brasileiros têm orgulho da profissão

O monitoramento mostrou que 96% dos professores têm orgulho da profissão e que mais de 90% sentem-se animados por trabalhar com estudantes e felizes quando se conectam com eles. O levantamento também revelou que os educadores querem ajudar os estudantes a lidar com suas emoções e que gostariam de ter apoio para seu desenvolvimento socioemocional, especialmente no autocontrole emocional e na colaboração entre pares.

Diário de Pernambuco

58% das pessoas estão insatisfeitas com gestão da educação básica

A condução da educação básica pública no Brasil é reprovada pela maior parte dos brasileiros aptos a votar, segundo pesquisa encomendada pelo Todos Pela Educação. O levantamento, realizado pela Conectar Pesquisas e Inteligência, mostra que 58% da população com 16 anos ou mais se consideram insatisfeitos ou muito insatisfeitos com o Governo Federal, enquanto 54% dos entrevistados se dizem insatisfeitos ou muito insatisfeitos quando avaliam a condução dos governos estaduais.

iG

Brasil figura no grupo de países com baixo domínio da língua inglesa

O inglês é considerado língua mais falada no mundo e também o idioma estrangeiro oficial do Brasil, que ocupa a 60ª colocação no ranking mundial de proficiência, segundo estudo da EF EPI, que analisou 112 nações. Na América Latina, fica atrás da Argentina e Bolívia. Presente na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a ideia é integrá-lo ao cotidiano do estudante. São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro estão localizadas na faixa moderada.

Correio Braziliense

Avaliação

Enem 2022: edital é publicado; veja datas de inscrição e de aplicação das provas

As provas Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 nas versões impressa e digital vão ocorrer em 13 e 20 de novembro. A informação foi publicado nesta sexta-feira (29) no Diário Oficial da União.
As inscrições para as duas versões (impressa ou digital) deve ser feita na página do participante entre 10 e 21 de maio. Para quem não conseguiu a isenção, a taxa será de R$ 85 e tem que ser paga até 27 de maio.

g1

Técnico e Profissionalizante / Executiva

Desafios da educação profissional no Brasil

No Brasil, a educação profissional precisa ser considerada uma das principais opções para melhoria da competitividade. Neste contexto, o investimento no ensino profissionalizante é imprescindível, porque permite a potencial retomada do crescimento econômico de forma contínua e num ritmo mais vigoroso, gerando a criação de melhores oportunidades de emprego e renda para jovens e adultos.

Diário do Comércio

Eventos

Educação de alto padrão atrai brasileiros para os internatos suíços

Representantes de internatos e escolas de hotelaria suíços estarão no Brasil nos dias 03 e 05 de maio para eventos nas cidades do Rio de Janeiro e São Paulo, respectivamente, onde apresentarão informações sobre os programas de estudos tradicionais e alternativas de curta duração, como temporadas de verão ou inverno, e programas de ano acadêmico, além de cursos de nível superior em diversas regiões da Suíça.

Folha de Vitória