quinta-feira, 19 de maio de 2022

Notícias da Educação - 19/mai/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Dentro da Escola

Novo Ensino Médio favorece a interdisciplinaridade e desenvolvimento de aprendizagens mais significativas

A sociedade é interdisciplinar. Os novos currículos, que devem ser 100% implementados nas escolas até 2024, leva isso em consideração. A Reforma do Ensino Médio, aprovada em 2017, divide a carga horária obrigatória em duas partes. A primeira, obrigatória para todos os estudantes, é orientada pela Base Nacional Comum Curricular, já a segunda é a parcela flexível – composta por projeto de vida, eletivas e trilhas de aprofundamento que os alunos escolhem com base em seus interesses.
Na parcela da Base Comum, há também outra mudança: no lugar da divisão por componente curricular, as habilidades passam a ser divididas por áreas do conhecimento.

Nova Escola

Brincadeiras musicais e cantadas: possibilidades e sugestões para a Educação Infantil

Propostas que exploram a musicalidade propiciam experiências ricas de aprendizagem para as crianças. Educadoras contam como estruturá-las na rotina escolar
(...) Com toda essa bagagem, a especialista aponta que, além de servirem justamente para brincar, canções como essas possuem um papel muito importante na perpetuação da nossa cultura e mesmo das nossas raízes.

Nova Escola

Gestão

Acordo permitirá avaliação da educação por estados e municípios

Um acordo firmado entre o Ministério da Educação, os Tribunais de Contas do Brasil e o Conselho Nacional do Ministério Público vai ajudar na avaliação da educação brasileira. Estados e Municípios poderão acompanhar como as metas estabelecidas no Plano Nacional de Educação estão sendo cumpridas.

EBC

Inclusão

Professores com deficiência: inclusão ainda é tabu nas escolas

(...) A professora conta que já vivenciou situações de preconceito na comunidade escolar e acredita que muitas pessoas ainda não estão prontas para conviver com a diversidade. "Hoje temos um trabalho na rede pública de ensino que me dá esperanças. No topo da estrutura educacional a inclusão é uma preocupação, mas falta essa realidade acontecer no chão da escola", diz.

R7

Leis e políticas

Câmara aprova texto-base de projeto que regulamenta educação domiciliar; votação prossegue nesta quinta

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (18) o texto-base do projeto de lei que regulamenta a prática da educação domiciliar no Brasil, prevendo a obrigação do poder público de zelar pelo adequado desenvolvimento da aprendizagem do estudante.
Conforme acordo entre a maior parte dos partidos, os destaques apresentados ao Projeto de Lei 3179/12 serão analisados pelo Plenário nesta quinta-feira (19).

Câmara

Em vitória do governo Bolsonaro, ensino domiciliar é aprovado na Câmara

Uol

Homeschooling: o que muda com projeto aprovado na Câmara, mas que ainda vai ao Senado

BBC

Relatora defende regras aprovadas sobre educação domiciliar; oposição critica proposta

Câmara

Ensino domiciliar favorece individualidade e liberdade acadêmica, dizem defensores

Folha de São Paulo