quarta-feira, 25 de maio de 2022

Notícias da Educação - 25/mai/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

“O grande problema da educação brasileira é trazer conteúdos que os alunos não entendem para que vão utilizar na prática”, opina mestre em educação

A psicopedagoga e mestre em educação, professora Laura Cristina Nardi, opina sobre a qualidade do ensino no Brasil, com índices demonstrando uma grande defasagem de aprendizado dos alunos. Laura comenta que é urgente atualizar o método de ensino, pois a maneira de ensinar já está defasada. “A educação que eu recebi na escola quando eu era criança não pode ser a mesma educação que acontece no ano de 2022, porque o mundo é diferente, as pessoas estão diferente e as crianças são totalmente diferentes no contexto que elas vivem”, avalia.

Spaço FM

O que são e como oferecer os projetos de vida no novo ensino médio

(...) A segunda parte da carga horária deve totalizar 1,2 mil horas anuais e estar disponível para as turmas dos três anos do Ensino Médio. Seu foco está nos interesses, talentos e aspirações individuais dos estudantes, que passam por trilhas de aprofundamento nas áreas de conhecimento ou na formação técnica e profissional.
A estratégia anda em conjunto com a definição dos projetos de vida dos alunos e busca preparar cidadãos não apenas para o mercado de trabalho, mas também para a vida pessoal e social.

Desafios da Educação

“Este é um momento fundamental para deixar as crianças brincarem de forma espontânea”

Brincar é um direito garantido na legislação, nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil e também na BNCC (Base Nacional Comum Curricular). E não só: o assunto conecta o mundo no dia 28 de maio, por meio do Dia Internacional do Brincar, reconhecido pelo Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) há 22 anos. Em referência à data, a Semana Mundial do Brincar também acontece anualmente, nos últimos dias de maio, reunindo escolas, organizações e movimentos sociais que reforçam a importância do brincar por meio de suas programações. A Aliança pela Infância é responsável pelo evento no Brasil.

Porvir

Tecnologia

Grupo da Anatel quer montar projeto-piloto de internet nas escolas no 2º semestre

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) planeja encaminhar no segundo semestre do ano a execução do projeto-piloto de promoção de conectividade nas escolas públicas, programa que será bancado com parte dos recursos arrecadados no leilão do 5G. No total, o certame realizado em novembro do ano passado reservou R$ 3,1 bilhões para serem aplicados nesse segmento. A previsão atual é que eles possam conectar cerca de 15 mil escolas.

Uol

Gestão

Educador critica plano militar para a Educação: ‘A única escola ideologizada no Brasil é a cívico-militar’

Para Daniel Cara, o ‘projeto’ para 2035 e a proposta que chega à Câmara prevendo mensalidade em universidades públicas mostram a falta de compromisso da caserna com o Brasil
Na visão do educador e cientista político, Daniel Cara, o documento dialoga com uma das principais estratégias da extrema direita – não só no Brasil, mas no mundo: a do diversionismo. “No caso da Educação, serve pra eles estabelecerem uma tática que é, o que eles criticam é exatamente aquilo que eles querem promover”, avalia.

Carta Capital

Profissionais da educação do Paraná questionam responsabilidade do estado com frequência escolar após anúncio de bônus salarial para diretores da rede estadual

No início de maio de 2022, o Governo do Paraná anunciou que diretores da rede estadual de educação do Paraná que mantiverem a frequência dos alunos nas salas de aula passarão a receber bônus salarial. A manutenção da frequência como responsabilidade das escolas, no entanto, tem gerado questionamentos por parte de diretores, professores e sindicato que cobram planejamento por parte da Secretaria Estadual de Educação.

g1

CNJ e DF vão implantar programa de gestão de conflitos em escolas

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) assinou hoje (24) um acordo para a implementação do programa Justiça Restaurativa nas escolas do Distrito Federal. O projeto objetiva a adoção de gestão de conflitos e de habilidades interpessoais para a transformação social e a promoção da cultura da paz.

Correio Braziliense

Leis e políticas

‘Pressionaremos o Centrão por mudanças no FNDE’, diz líder da Frente de Educação

Fonte de escândalos no governo Bolsonaro, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) pode ter suas diretrizes alteradas pelo Congresso. Um projeto de lei apresentado pelo deputado Professor Israel Batista (PSB-DF) obriga a realização de sabatinas dos indicados para compor a cúpula do órgão. Após o escrutínio no Senado, os nomes precisariam ser aprovados em votação.

IstoÉ Dinheiro

Educação domiciliar: entenda os prós e os contras do homeschooling

De um lado, defende-se a autonomia educacional das famílias. De outro, a escola é vista como melhor instrumento para um ensino de qualidade
O ensino domiciliar, também chamado de homeschooling, voltou a ganhar holofotes com a aprovação na Câmara dos Deputados do projeto de lei que regulamenta o modelo de educação. A prática é bandeira bolsonarista e vem acompanhada de um intenso debate pautado pelo direito à educação de qualidade. O que dizem defensores e críticos dessa modalidade de ensino?

Metrópoles

Professores pedem que Senado rejeite educação domiciliar

Extra Classe

Anajure critica “grau de interferência estatal” no homeschooling e pede avanços no Senado

Gazeta do Povo

PEC 206: entenda o texto que propõe mensalidades em universidades públicas

Atualmente, a "gratuidade do ensino público em estabelecimentos oficiais" é garantida pelo artigo 206 da Constituição Federal, e vale para qualquer estudante aprovado em universidade pública. Não há, portanto, recorte de renda, raça, cor ou gênero.
A PEC 206/2019 propõe alterar esse trecho para que essas unidades públicas de ensino passem a cobrar mensalidades, garantindo o não pagamento a estudantes que não tiverem recursos suficientes.

Uol

CCJ adia votação da PEC que institui mensalidade em universidades públicas

Carta Capital

Mensalidade na universidade pública? O que está em debate no Congresso

BBC

PEC 206: o que especialistas dizem sobre cobrar mensalidade em universidades públicas?

Terra

Kim Kataguiri rebate críticas a PEC sobre cobrança de universidade pública

Veja

Senado aprova MP que reduz em até 99% dívidas do Fies

O Plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (24) a medida provisória (MP) 1.090/2021, que permite o abatimento de até 99% das dívidas de estudantes com o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). A proposição, que segue para sanção presidencial na forma do PLV 12/2022, beneficia os alunos que aderiram ao Fies até o segundo semestre de 2017. 

Senado

Policiais e jurídicas

MEC: Câmara ouve presidente do fundo da Educação sobre atuação de pastores

A Comissão de Educação da Câmara dos Deputados ouve hoje (25) o presidente do FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação), Marcelo Lopes da Ponte. Os parlamentares querem ouvir o chefe do fundo sobre as denúncias de irregularidades envolvendo o órgão. A atuação de dois pastores, sem cargos públicos, no direcionamento de verbas do FNDE está entre os assuntos que devem ser abordados.

Uol

Apps e sites usados em aulas online no Brasil coletaram dados privados de crianças

Desde que a pandemia empurrou as aulas da escola para os meios digitais, milhares de crianças passaram a ter dados privados, como sua localização e comportamento online, coletados por sites e aplicativos usados no acesso a conteúdos educativos, seja de maneira declarada, seja secretamente.
É o que aponta uma investigação internacional da Human Rights Watch (HRW) que analisou 165 produtos para educação à distância usados em 49 países, inclusive no Brasil, durante a pandemia da Covid-19 e recomendados por governos locais para professores, pais e alunos.

Folha de São Paulo

Como apps de ensino podem enviar dados de crianças ao mercado publicitário

Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Matrículas em cursos híbridos cresceram 43% em 2022, aponta pesquisa

Estudo, com base em 22 universidades particulares, atribui à pandemia aumento da procura por ensino a distância
As matrículas em universidades particulares tiveram um aumento de 35% na comparação entre o primeiro semestre de 2022 e o mesmo período em 2021. Segundo dados da pesquisa ​​"Observatório da Educação Superior: O Que Atraem Mais os Estudantes", enquanto no ano passado foram registrados 17 mil novos alunos, neste ano foram quase 24 mil.

Folha de São Paulo

Direito e administração são cursos superiores mais procurados pelos alunos em 2022; veja lista

g1

Avaliação

Nota de corte da 2ª etapa do Revalida caiu para 64 pontos

A aplicação da segunda etapa do Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituição de Educação Superior Estrangeira (Revalida) 2022/1 ocorrerá nos dias 25 e 26 de junho, em 17 cidades, que cobrem todas as regiões brasileiras. Para serem aprovados na prova de habilidades clínica, os participantes precisam tirar, no mínimo, 64 pontos de um total de 100 (nota máxima). A pontuação mínima caiu 2,9 pontos, comparada com a nota de corte da edição de 2021 da etapa, que foi de 66,9 pontos.

Inep

Negócios

SP tem alta de 6,2% na abertura de empresas desde agosto; educação é destaque

(...) Segmentos relacionados à área da educação tiveram maiores destaques. Conforme dados divulgados pela Jucesp, nos últimos oito meses foram abertas 6.462 empresas na área da educação. Em igual período anterior, de agosto de 2020 a abril de 2021, o número registrado foi de 5.726 empreendimentos, aumento de 12,8%.
De acordo com a subsecretária do Ensino Técnico e Profissionalizante da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Natalia Vido, a ação conjunta do setor de educação, que sofreu com o fechamento de escolas, teve papel relevante para a retomada. "O aumento registrado nas aberturas de empresas de educação soma ações importantes para esse objetivo comum", informou, em nota.

Época Negócios