sexta-feira, 27 de maio de 2022

Notícias da Educação - 27/mai/2022

Clipping Focando Educação

Coronavírus

Cidades da Grande BH voltam a exigir máscaras nas escolas

O aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) entre as crianças tem levado cidades da Grande BH a voltar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em sala de aula. A medida já começa a valer hoje em Nova Lima. Em Betim, na próxima segunda-feira. Mas se as estatísticas continuarem subindo, a tendência deve ser a mesma em outras localidades nos limites da capital mineira.

Correio Braziliense

Dentro da Escola

Relação escola-família ainda é motivo de preocupação no pós-pandemia

Se durante o ensino remoto os educadores precisaram encontrar formas para não perder o vínculo com os responsáveis dos alunos, agora eles sentem a necessidade de oferecer apoio aos pais, que ainda lidam com situações desafiadoras provocadas pela pandemia.

Escolas Exponenciais

Como fazer os estudantes refletirem sobre o próprio aprendizado?

Quando passam a planejar, monitorar e avaliar o próprio aprendizado, os estudantes desenvolvem autorregulação e podem traçar objetivos mais audaciosos.
Minha vontade de fazer com que esses alunos pudessem desenvolver uma independência e maneira própria de se organizar, me levou a escrever o livro “The Independent Learner” (“O aluno independente”).

Porvir

Inclusão

Sancionada lei que garante internet gratuita a estudantes da rede pública

Estudantes matriculados na rede pública de ensino, integrantes de famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), nas escolas das comunidades indígenas e quilombolas e nas unidades especiais sem fins lucrativos passam a ter direito ao acesso gratuito à internet. É o que determina a Lei 14.351, de 2022, publicada nesta quinta-feira (26) no Diário Oficial da União, e que institui o Programa Internet Brasil.

Senado

Leis e políticas

Senado abre consulta pública sobre regulamentação do homeschooling

O Senado abriu uma consulta pública para colher os votos dos brasileiros sobre o projeto que regulamenta a prática do homeschooling. A proposição sobre a educação domiciliar foi aprovada na Câmara dos Deputados em 18 de maio e agora tramita no Senado. O relator será o senador Flávio Arns (Podemos-PR).

Gazeta do Povo

Tabata Amaral é atacada por defender cobrança vinculada à renda de egressos das federais

O Globo

Teto do ICMS provocará prejuízos para educação e saúde, diz Comsefaz

O presidente do Comsefaz (Comitê Nacional de Secretários de Fazenda), Décio Padilha, criticou hoje o projeto aprovado na Câmara dos Deputados que limita a cobrança do ICMS a 17%.
"Vai trazer graves prejuízos à saúde, à educação e aos municípios também, porque quando cresce a arrecadação do ICMS, o dinheiro não fica parado na conta. A Constituição obriga que 25% no mínimo vá para educação, 12% vá para a saúde, e mais 25% obrigatoriamente vá para os municípios", disse em entrevista à CNN Brasil.

Uol

Entidades científicas criticam propostas de SUS pago e de mensalidade em universidades

A Iniciativa para a Ciência e Tecnologia no Parlamento (ICTP.Br) - composta por entidades como Academia Brasileira de Ciências (ABC), Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) - publicou nesta quinta-feira, 26, comunicado contrário à "proposta demagógica de cobrar mensalidades no ensino superior público".

Uol

Opinião

Educação à beira do abismo na gestão Bolsonaro

A educação brasileira é o setor que deve sofrer os maiores impactos dos anos da gestão Bolsonaro. Com quatro ministros em pouco mais de três anos, o Ministério da Educação se tornou uma instituição acéfala­, mas com uma carga de maldade que atinge em cheio as atuais e as próximas gerações.

Amazonas Atual

Eventos

Como explicar o sucesso da educação em Teresina

Desde 2015 Teresina vem despontando na Prova Brasil, e, em 2019, obteve o melhor desempenho entre todas as capitais e cidades de maior porte. Trata-se de um feito notável, especialmente considerando o baixo nível socioeconômico da população. Podemos aprender algo com o sucesso de Teresina? Este é o tema da publicação “O avanço da educação em Teresina – um estudo de caso”.

Congresso em Foco

Outras do dia

É aterrorizante levar minha filha à escola, diz sobrevivente de Columbine após massacre no Texas

Missy conseguiu escapar sem ferimentos físicos. Mas o trauma daquele dia persiste, e ela conta que, agora que é mãe, seu maior medo é mandar a filha para a escola.
"E eu estava preenchendo os documentos para matricular a minha filha enquanto tudo estava acontecendo no Texas, enquanto pais no Texas terão de enterrar seus filhos", afirma Missy, que mora na cidade de Littleton, no Colorado. "Como eu posso seguir adiante?", questiona. "Aqui estou, preenchendo os documentos, e um dos meus maiores pesadelos está se materializando."

BBC