Saúde & Educação
Alta de casos de Covid: devo mandar as crianças para escolas?
O pediatra e infectologista Marcelo Otsuka é categórico e diz que crianças sem comorbidades ou outros impedimentos médicos devem continuar frequentando as aulas. "O ambiente escolar permanece sendo o mais seguro, especialmente para as crianças que já estão com o cronograma vacinal completo ou que vão tomar a segunda dose em breve", diz.
Para o especialista, que é coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI), o que precisa de atenção neste momento é a manutenção dos protocolos sanitários especialmente por parte dos adultos que estão em volta das crianças.
Dentro da Escola
Estudantes do PR vão aprender a fiscalizar políticos e a acompanhar ações públicas
Seiscentos mil estudantes da rede estadual de ensino do Paraná vão começar a aprender qual o destino do dinheiro arrecadado com impostos, a função dos parlamentares e como cobrá-los para avanços sociais. Eles também irão aprender sobre fiscalização dos recursos públicos e, ainda, formas de acompanhar a elaboração de políticas públicas.
Folha de São PauloEducação empreendedora pode ser a bola da vez nas escolas
Pesquisa revela o que os professores conhecem, pensam e colocam em prática quando o conteúdo é sobre esse tema em sala de aula
A grande maioria dos professores brasileiros está interessada em aplicar educação empreendedora em sala de aula e também disposta a aprender mais sobre o tema, revela levantamento apresentado no primeiro Encontro do Ecossistema de Educação Empreendedora, realizado recentemente em Fortaleza (CE). Especialistas que participaram do evento observam que a educação empreendedora garante a formação de pessoas competentes, autônomas e criativas e com maior capacidade de tomar decisões.
Gamificação em sala de aula: saiba como funciona!
Um dos grandes desafios da implementação da gamificação no dia a dia de aulas por parte dos professores é o fator criativo. É preciso muita imaginação para elaborar estratégias eficazes e que chamem a atenção dos alunos.
Para que isso funcione, o auxílio da tecnologia é muito importante. Confira algumas das técnicas mais buscadas pelos educadoreshttps://catracalivre.com.br/educacao/gamificacao/
Programa convida estudantes a criar bichos fictícios para preservar o meio ambiente
Estudar a poluição de um rio a partir de imagens em um livro didático pode ser pouco estimulante para alguns estudantes. Por outro lado, ter a chance de debater um desafio ambiental de sua comunidade e pensar em alternativas e soluções é um caminho para promover mais participação e engajamento, sobretudo se a atividade envolver ações mão na massa e protagonismo.
Essa é a proposta da experiência didática Bichos Esquisitos, que integra a Maratona Ação Criativa, programa homônimo criado pelo UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) com parceria técnica da RBAC (Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa) e Fundação Lemann.
Como abordar o uso racional da energia em um contexto educativo?
Para gerar atitudes sustentáveis por toda a vida, é importante que a conscientização acerca dessas questões ambientais comece desde cedo. Isso, entretanto, se torna um desafio para pais e professores. Afinal, como abordar um assunto como a geração de energia de forma didática, mas que não entedie as crianças e adolescentes?
Folha VitóriaGestão
Modelo de ensino em tempo integral é ampliado em SP e chega a 464 municípios
São Paulo passou a investir recentemente mais em escolas estaduais em tempo integral, com rápido crescimento. Em 2018, havia 364, em 140 cidades, hoje são 2.050, em 464. Isso equivale a 40% das unidades de ensino fundamental 2 (6.º ao 9.º ano) e das de médio. A maioria dos investimentos para a expansão vem do próprio Estado, sem ajuda do Ministério da Educação.
UolInclusão
Metade é a favor de cotas raciais em universidades; 34% são contra, diz Datafolha
Apoio é maior entre quem tem filhos em escola privada; há previsão de revisão do instrumento neste ano
Metade da população é a favor das cotas raciais nas universidades públicas, mostra pesquisa Datafolha. O apoio é maior, de 60%, entre as pessoas com filhos em escolas particulares —que, teoricamente, seriam preteridos com a ação afirmativa.
Cotas em mestrado e doutorado dobram em 3 anos, mas bolsas congeladas e provas de idiomas são desafios para candidatos
g1DF permite uso de banheiro em escolas segundo a orientação sexual
O governo do Distrito Federal decidiu orientar as escolas públicas da sua rede de ensino a permitir que estudantes transgêneros utilizem o banheiro de acordo com a sua "identidade de gênero". A medida, comunicada por meio de uma circular da Secretaria de Estado e Educação do Distrito Federal (SEEDF), no último 27 de maio, é criticada por especialistas por não resolver o problema de transgêneros e, ao mesmo tempo, colocar em risco as meninas. Fora do ambiente escolar, de acordo com a Associação Internacional pelos Direitos Humanos das Mulheres (Women´s Declaration International - WDI), já existem denúncias de casos de abusos nos banheiros femininos feitos por homens que se utilizam desse benefício dado aos transgêneros para cometer assédio sexual e até estupro.
Gazeta do PovoPoliciais e jurídicas
Justiça barra criação de escolas cívico-militares na rede estadual de SP
Segundo juiz, programa seria baseado na ideologia bolsonarista, o que é ilegal e violaria princípios de tolerância e liberdade constitucionais; ação foi movida pela Apeoesp, sindicato dos professores da rede estadual
A Justiça de São Paulo determinou a suspensão da instalação das escolas cívico-militares na rede estadual paulista. A 14.ª Vara da Fazenda Pública considerou que existe risco iminente de prejuízo às crianças em razão da violação de preceitos constitucionais que regem a educação no país, como respeito á liberdade e o apreço á tolerância, que seriam violados pelo Programa Escola Cívico-Militar (Pecim). O programa imporia caráter ideológico - bolsonarista - à Educação, o que é ilegal.
Estatística, pesquisas e estudos
Investir em educação integral reduz homicídios em até 50%, diz estudo
Investir em escolas em tempo integral reduz as taxas de homicídio de jovens homens em até 50%, segundo estudo recente de pesquisadores do Insper e da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Natura. A pesquisa analisou 16 anos de uma política referência, no Estado de Pernambuco, que aumentou o tempo de aula para 10 horas e apostou em um currículo centrado no projeto de vida e no protagonismo do estudante. No Brasil, diferentemente de países desenvolvidos, as crianças em geral ficam só quatro horas na escola.
TerraNa educação infantil, 55% das turmas não separam tempo para leitura de histórias para crianças
Em pouco mais da metade (55%) das turmas de educação infantil, não há um momento de leitura de livros de histórias para as crianças como rotina, e 90% delas não oferecem aos alunos o acesso livre aos livros. Os dados são de um estudo com 3.467 turmas em 1.807 unidades de educação infantil, públicas e conveniadas, de todo o Brasil.
TerraPesquisa revela práticas indevidas na educação infantil
EBCTécnico e Profissionalizante / Executiva
Como uma política nacional voltada ao ensino técnico pretende melhorar o acesso ao ensino superior e a empregabilidade no Brasil
Jovens entre 15 e 29 anos que não estudam nem trabalham, os chamados "nem-nem", representam um problema social crônico no Brasil. (...)
Falta de relação entre estudo e mercado de trabalho, dificuldade para encontrar a primeira vaga de emprego e conquistar a experiência necessária exigida por parte das empresas é a tríade que forma esse círculo vicioso. Ampliar a oferta de ensino técnico no país é uma das maneiras de ajudar a diminuir esse índice, acredita a deputada federal Tabata Amaral (PSB-SP).
Ensino Superior
Universidades federais têm déficit de ao menos 11 mil professores e técnicos
As universidades federais têm um déficit de pelo menos 11 mil professores e servidores técnico-administrativos. São vagas para atender à demanda de graduações criadas na última década, como de Medicina, ou à expansão de cursos já existentes, mas os cargos não foram autorizados pelo governo federal. Com as lacunas, as instituições suspendem aulas, convocam docentes voluntários, deslocam professores de um câmpus a outro e relatam dificuldades para usar laboratórios.
TerraUniversidades federais cortam até vagas em vestibular por falta de professor
TerraEventos
Senado terá 6 audiências públicas para debater o homeschooling
As datas do ciclo de debates no Senado, porém, ainda foram marcadas e dependem do agendamento feito pelo presidente da comissão, Marcelo Castro (MDB-PI), que já manifestou resistência à pauta. Mesmo assim, de acordo com o requerimento aprovado, os temas e os convidados já foram definidos.
Gazeta do PovoPolítica partidária
Positivo pede correção de livro que ataca conservadorismo
Nesta semana, pais de alunos do Colégio Passo Certo de Cascavel, no Paraná, protestaram contra um conteúdo que foi encontrado no material didático, o qual associa o conservadorismo a movimento antidemocrático. O colégio faz parte do Grupo Positivo.
Pleno NewsComo a educação se tornou um campo de batalha nos EUA
O Moms for Liberty apresentou uma queixa oficial ao Departamento de Educação do Tennessee no final do ano passado, afirmando que os livros e material didático "revelam ensino antiamericano, antibranco e antimexicano explícito e implícito" e que apresentam "uma agenda fortemente tendenciosa, que faz com que as crianças odeiem seu país, umas às outras e/ou a si mesmas".
A reclamação foi rejeitada. Mas o caso ressalta uma tendência crescente nos EUA, onde um movimento liderado por conservadores está reprimindo a educação e, em particular, o que as escolas ensinam às crianças. Ele mira em livros e materiais didáticos em todo o país e contesta a forma como racismo, gênero e sexualidade são abordados.
Polêmicas
Debate: É razoável que alunos mais ricos paguem mensalidade em universidades públicas?
NÃO
Pois o problema poderia ter sido colocado de várias outras formas. Por exemplo: "a educação superior pública deveria deixar de ser gratuita?"; "pessoas pobres que estudam em universidades públicas deveriam, a partir de agora, submeter-se a decisões discricionárias sobre se terão ou não direito a bolsas?"; "o Estado deveria se desresponsabilizar sobre o financiamento integral de suas universidades públicas, que são responsáveis pela quase totalidade da pesquisa no país?".
Folha de São PauloSIM
A questão discutida é simples: as universidades públicas brasileiras são gratuitas para ricos, mas financiada pelo tributo dos pobres. A PEC 206/2019, da qual sou relator, permite que os alunos de elevado nível socioeconômico paguem uma mensalidade à universidade, proporcional à sua renda, mantendo-se a gratuidade para quem não pode bancar —a maioria esmagadora. O dinheiro arrecadado com as mensalidades ficará com a universidade.
Folha de São Paulo