segunda-feira, 20 de junho de 2022

Notícias da Educação - 20/jun/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

Suécia não sofreu perda educacional durante a pandemia, diz pesquisa

Uma pesquisa realizada na Suécia mostrou que o país não enfrentou perda educacional durante a pandemia da covid-19, pois manteve as escolas abertas.
No estudo, quase 100 mil estudantes em 248 municipios, do 1º ao 3º ano do ensino fundamental foram avaliados. Os resultados demonstraram que o nível foi considerável estável durante o período analisado, mesmo entre as crianças mais afetadas devido à vulnerabilidade socioeconômica.

Rede TV

Alunos com Covid frequentam aulas em escola estadual da Zona Oeste de SP após médico de UBS dar atestado de apenas 4 dias

Pelo menos dois alunos de uma escola estadual da Zona Oeste da capital paulista frequentaram aulas com teste positivo para Covid-19 e sintomas na última semana porque o médico os afastou por apenas quatro dias e a escola não aceitou a justificativa da ausência, de acordo com a mãe de um deles.

g1

Educação mantém suspensão das aulas devido casos de síndromes respiratórias em Rio Branco

As aulas rede pública municipal seguem suspensas, entre os dias 20 a 24 de junho, segundo um comunicado emitido pela Secretaria de Educação de Rio Branco nesta quarta-feira (15). A suspensão ocorre devido o aumento dos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) entre crianças no estado.

g1

USP exige comprovante da dose de reforço contra Covid para matrículas

A Universidade de São Paulo (USP) divulgou nesta semana um comunicado com novas recomendações à comunidade universitária para controlar o avanço da Covid-19 na instituição, em decorrência do aumento de casos da doença no estado de São Paulo. O último levantamento da secretaria de saúde de SP mostrou uma média de 9.644 novos casos por dia, um aumento de 91% do que o registrado há 15 dias.

Gazeta do Povo

Dentro da Escola

Alunos enfrentam ansiedade, automutilações e agressões na volta ao presencial

Redes públicas e privadas do país lidam com problemas psicológicos de estudantes, agravados pela pandemia
No dia 8 de abril, uma sexta-feira, o Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) do Recife foi chamado para atender 26 alunos da Erem (Escola de Referência em Ensino Médio) Ageu Magalhães, que passavam mal com uma crise coletiva de ansiedade, apresentando sintomas como sudorese, saturação baixa e taquicardia.
(...) É apenas um entre vários problemas vividos Brasil afora nas salas de aula desde o início do ano letivo. Além das crises de ansiedade, educadores tiveram de lidar com casos de automutilação, de falta de concentração, de desobediência e, principalmente, de violência.

São Paulo

Pela educação e contra a violência, investir no modelo pernambucano de escolas em tempo integral é um caminho

O que uma política pública de educação tem a ver com redução dos índices de homicídios? Pode ter tudo a ver. Se for avaliada com base em dados e evidências, pode revelar o seu poder de transversalidade e de impacto positivo na vida da criança e do jovem não só na melhoria da aprendizagem e da empregabilidade, mas na redução da violência. Estudo de pesquisadores do Insper e da Universidade de São Paulo (USP), com apoio do Instituto Natura, divulgado recentemente, aponta que investir em escolas em tempo integral reduz as taxas de homicídio de jovens homens em até 50%.

JC

Diagnósticos apoiam planejamento da recomposição de aprendizagens

Na educação, os diagnósticos são de extrema importância. É por meio deles que o educador ou a educadora consegue perceber, de maneira mais ampla, como está o aprendizado dos estudantes, no que eles precisam melhorar e no que foram bem sucedidos.

Porvir

Já popular nas empresas, a sigla ESG ganha salas de aula do infantil à pós

Usada para se referir a práticas ambientais, sociais e de governança, a sigla ESG – do inglês, Environmental, Social e Governance – já ganha popularidade há algum tempo no mundo corporativo. Na prática, diz o quanto um negócio busca meios de reduzir seus impactos no meio ambiente, se preocupa com as pessoas e as questões sociais e adota boas práticas administrativas. E essa nova tendência avança nos ambientes educacionais, do infantil à pós-graduação.

MSN

O futuro sustentável que passa por sala de aula e conhecer o diferente

MSN

Disciplinas ‘ecológicas’ se destacam de maneira transversal em faculdades

MSN

Universidade corporativa cria cultura organizacional

MSN

Na educação, a inovação é mais metodológica do que tecnológica

(...) No debate “Afinal, a educação vai passar a ser híbrida? Barreiras e oportunidades para esse novo modelo” os palestrantes concordaram que não podemos voltar ao modelo tradicional de ensino e que as novas tecnologias são o meio - e não a finalidade - para novas formas de conhecimento.

Gazeta do Povo

Sala de aula com crianças de idades diferentes: 'juntos eles aprendem melhor'

Escolas de educação infantil e até mesmo de ensino fundamental estão apostando na interação de crianças de idades diferentes convivendo no mesmo espaço. A aposta é que a diversidade promova uma maior troca de conhecimentos entre os estudantes e impulsione a aprendizagem.
"Juntos eles podem aprender melhor", destaca a diretora do Espaço Ekoa, Ana Paula Yasbek. "O convívio entre crianças de idades diferente é muito potente, os mais novos se espelham nos mais velhos, percebemos isso, por exemplo, no desenvolvimento da linguagem."

R7

Conexão família e escola: uma necessidade para a educação

Que a família e a escola têm papel essencial na formação integral do ser humano, no aspecto cognitivo, na construção dos valores, do caráter e da personalidade, ninguém questiona. O fato é que família e escola se complementam na desafiadora tarefa de educar.
Mas no dia a dia corrido de boa parte das famílias (e da sala de aula) pode haver uma certa dificuldade no acompanhamento do processo ensino-aprendizagem e no atendimento às curiosidades e anseios das crianças.

Gazeta do Povo

O debate sobre educação financeira em tempos de crise

Declaração da deputada estadual Luciana Genro durante votação de projeto de lei que incluiu o tema na grade curricular das escolas no RS gerou críticas. Especialistas falam ao ‘Nexo’ se proposta faz sentido
(...) O Nexo explica no texto abaixo o contexto do posicionamento da deputada e traz a análise de especialistas sobre se faz sentido incluir o assunto nas escolas em um contexto econômico de inflação, fome e corrosão da renda.

Nexo

Projetos

Combate à exclusão escolar: Projeto incentiva educação antirracista, fortalecimento da autoestima e raciocínio crítico

O projeto História Presente, do Instituto Lima Barreto, revela que a história é uma ciência presente no cotidiano de todos os indivíduos e reforça a ideia de que o passado lança luz em questões do tempo presente e vice-versa.
Com isso, oferece oficinas de história em escolas públicas estaduais e municipais no Estado do Rio de Janeiro, no horário do contraturno, para alunos do 9° ano do Ensino Fundamental 2 e para o Ensino Médio, prioritariamente do 1° ano.

MSN

Como educar crianças para a igualdade de gênero

Cada vez mais frequentes, as famílias adeptas da educação feminista ou não sexista investem na mudança que querem ver no mundo: meninos e meninas plenamente iguais. É o que deseja a cantora Luiza Possi, ou seja, “Um mundo mais igual, onde cada um pode ser o que quiser”. Núcleos familiares como o da Luiza almejam uma geração mais empática, gentil, respeitosa, consciente e livre. Isso porque o modelo tradicional de criação vem contribuindo com a perpetuação de uma sociedade machista e patriarcal.

Crescer

Professor usa violões para inspirar os alunos de Juazeiro do Norte

Projeto independente Amigos da Música auxilia no processo de aprendizagem de estudantes e supre a ausência de políticas públicas
Com apenas 10 violões, o professor de história Júlio Soares, 26 anos, está tocando um projeto musical voltado para crianças e jovens do Horto, bairro de Juazeiro do Norte, no Ceará. Nas noites de quarta-feira, ele divide os cerca de 30 alunos em duas turmas para o revezamento dos instrumentos disponíveis em um salão da Escola Municipal de Ensino Infantil Senadora Alacoque Bezerra. O projeto Amigos da Música, criado por Soares, é voluntário e teve início em outubro de 2020.

Correio Braziliense

Tecnologia

Capacitações virtuais e rumo ao metaverso mobilizam startups e cursos renomados

(...) Neste ano, pesquisa da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento (ABTD), em parceria com a Integração Escola de Negócios, apontou que três em cada treinamentos no País já são online (69%). Dois anos antes, pré-covid, esse número era de apenas 29%. O mercado da educação online, ou e-learning, não para de crescer e, de acordo com a Global Marketing Insights, deve duplicar de tamanho até 2027, chegando aos US$ 500 bilhões, vindos principalmente de capacitação funcional. O mercado já tem soluções educacionais especializadas sendo pensadas.

MSN

Gestão

Gestão escolar deve ser pauta prioritária, diz pesquisadora

Os gestores escolares têm um papel fundamental para o sucesso dos processos de ensino e aprendizagem – eles são o segundo fator intraescolar mais importante para o desempenho dos alunos, ficando atrás apenas dos professores. Entretanto, segundo dados do Censo Escolar, apenas um em cada dez diretores brasileiros tem formação continuada em gestão escolar.

Desafios da Educação

MPDFT cobra esclarecimentos da Educação sobre escolas cívico-militares

As Promotorias de Justiça de Defesa da Educação (Proeduc) requisitaram à Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEE) informações sobre o sistema de gestão compartilhada de escolas da rede pública, por constatar que não há padronização nos processos de decisão ou no quórum estabelecido para a adesão ao projeto de escola cívico-militar. O pedido foi feito nesta segunda-feira (13), em razão de inconsistências identificadas em informações requisitadas anteriormente.

Correio Braziliense

Governo de SP monitora redes sociais para evitar violência nas escolas

A Secretaria Estadual da Educação de São Paulo tem uma equipe responsável por fazer, todos os dias, uma "varredura" nas redes sociais. O monitoramento passa por publicações de jovens e adultos, estudantes ou não, vídeos virais e hashtags que possam incentivar ou resultar em possíveis atos de violência, ameaças e incidentes dentro do ambiente escolar.

Uol

Saúde mental: 16 sinais que os educadores devem observar nos alunos

O cuidado com a saúde mental das crianças e adolescentes se intensificou com a retomada das aulas presenciais. No Brasil, casos envolvendo crises de ansiedade e depressão se tornaram ainda mais frequentes no primeiro semestre deste ano. Por isso, é cada vez mais importante saber os sinais que a escola e os educadores os educadores devem observar nos alunos.

Escolas Exponenciais

Sem verba, UFRJ fecha campi até agosto, diz reitoria

Uma das mais importantes universidades do país, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) cogita suspender as atividades até agosto por falta de dinheiro. Segundo a instituição, se não houver novos repasses, não será possível pagar as contas de água e luz.

Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Salário dos professores: 'valorização ainda precisa acontecer', diz especialista

Piso salarial e Fundeb garantem aumento acima da inflação, mas lei não é cumprida por todas as secretarias e rede privada
Professores da rede municipal de Teresina, no Piauí, estão há mais de 100 dias em greve, eles reividicam reajuste salarial para igualar ao piso nacional da categoria e pedem o pagamento do rateio do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação) de 2021. A situação dos professores do Piauí reflete a dificuldade de estados e municípios em cumprirem o pagamento do piso.

R7

SE: Abono para servidores da Educação foi aprovado pela Assembleia Legislativa

O abono, em caráter excepcional, terá o valor de R$ 6.250,00 em duas parcelas fixas, no valor de R$ 3.125,00 cada uma, que deverão ser pagas em julho e novembro. A Secretaria de Estado da Educação, do Esporte e da Cultura calcula que 16.006 integrantes da carreira do Magistério e servidores lotados na Seduc serão contemplados. Com isso, será injetado na economia um valor total aproximado de R$ 100.037.500,00.

Imprensa 24h

Inclusão

UFRJ aprova cotas obrigatórias nos cursos de pós-graduação

A UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) aprovou a adoção obrigatória de cotas em todos os cursos de pós-graduação stricto sensu. A decisão foi tomada na quarta-feira (15). Todos os processos de seleção para o mestrado e o doutorado deverão ofertar vagas específicas para pessoas pretas, pardas, indígenas e com deficiência.

R7

Universidade Zumbi dos Palmares lança campanha pela erradicação do racismo

Prestes a completar 20 anos, a Universidade Zumbi dos Palmares, primeira instituição de ensino superior voltada para a inclusão de pessoas negras na América Latina, lançou, recentemente, uma campanha baseada em um desejo inusitado: o de fechar as portas o quanto antes. Em entrevista à coluna, o reitor José Vicente, um dos idealizadores da iniciativa, explica por que um centro comunitário responsável pela formação de mais de 2,5 mil alunos em cursos de graduação e pós-graduação precisa desaparecer. “Se isso acontecer, nossa missão foi cumprida”, afirma.

Correio Braziliense

“Tornar uma escola inclusiva é um compromisso de todos”, afirma especialista

Como transformar uma instituição de ensino em uma escola inclusiva? Essa é uma das dúvidas que ainda se faz presente no dia a dia de muitos diretores. E, para esclarecer essa questão, um dos pontos principais é entender que uma escola é inclusiva quando está preparada para receber todas as pessoas da comunidade.

Escolas Exponenciais

Internet Brasil deve garantir banda larga gratuita para estudantes

Estudantes que cursam a partir do 3º ano do ensino fundamental ou que estejam no ensino médio e que façam parte do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) terão acesso à internet banda larga por meio de um chip que será entregue para cada um.
É o programa Internet Brasil, que será apresentado nesta sexta-feira (17), conforme revelou a secretária de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Nathalia Lobo, na entrevista ao programa A Voz do Brasil.

Escolas Exponenciais

Óculos inteligentes geram inclusão nas escolas de Gravataí

(...) A Smed informa que todos os alunos com essa deficiência receberão o equipamento, que possibilita maior autonomia, tanto nos estudos quanto nas atividades do dia a dia. Com tecnologia israelense, o OrCan MyEye permite reconhecer até 200 rostos, fazer a leitura de livros, identificar rótulos de produtos, entre outras facilidades. Foi por meio de uma parceria realizada entre a Secretaria com a Assessoria de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (APPPD), que essa ideia se tornou uma realidade.

Correio do Povo

Estereótipos sobre meninas nas ciências começam muito cedo na escola

Logo no início do ensino fundamental, muitas crianças já acreditam que os meninos estão mais interessados ​​do que as meninas em ciência da computação e engenharia. Esse estereótipo pode afetar a disposição das meninas em participar de aulas e atividades de STEM (sigla em inglês para ciências, tecnologia, engenharia e matemática), e até mesmo afetar as escolhas de carreira no futuro.

Porvir

“Meninas gostam de matemática difícil”, rebate comissária de educação, em resposta a membro do governo britânico

Em uma conferência de líderes escolares em Birmingham, na Inglaterra, a comissária de educação infantil britânica Rachel de Souza afirmou que meninas gostam, sim, de matemática difícil e que o problema é que elas não são estimuladas a conhecerem modelos de mulheres bem-sucedidas, que seguiram as carreiras de ciências, tecnologia e matemática. A declaração vem depois de uma fala da chefe de mobilidade social do governo britânico, a conservadora Katharine Birbalsingh ter dito a parlamentares que as meninas evitam tirar notas “A” em física porque “elas não gostam, há muita matemática difícil lá, que elas prefeririam não fazer”.

Crescer

Leis e políticas

Proposta para baratear combustível traz risco à verba de escolas públicas

A proposta de baratear o preço dos combustíveis no Brasil, aprovada pelo Congresso Nacional, traz riscos para a distribuição de verbas para escolas públicas. Na avaliação de especialistas ouvidos pelo UOL, só será possível saber se haverá perda ou não do dinheiro da Educação após regulamentação e interpretação do projeto, que foi agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Uol

Homeschooling: projeto enfrenta resistência para ser aprovado no Senado

O Projeto de Lei 1.338/2022 dispõe sobre a regulamentação da oferta do ensino domiciliar da educação básica, o chamado homeschooling, e está em tramitação no Senado Federal. A proposta aprovada no dia 18 de maio pelos deputados federais tem enfrentado resistência entre os senadores e aguarda análise na Comissão de Educação e no Plenário.

Gazeta do Povo

Avaliação da educação básica deve ser anual, determina projeto do Senado

Tramita no Plenário do Senado um projeto de lei para garantir que a qualidade da educação básica de todo o país seja avaliada todos os anos. Caso seja aprovada, a proposta seguirá para análise da Câmara dos Deputados. 

Senado

Deputada ‘detona’ programa de educação financeira nas escolas e causa muita polêmica

A deputada estadual Luciana Genro (PSol-RS) se posicionou contra o projeto de lei de prevê a inclusão de educação financeira em escolas do Rio Grande do Sul. A declaração, feita em votação da proposta na Assembleia Legislativa do Estado do RS, no dia 7 deste mês, causou grande repercussão nas redes sociais.
(...) “Ridículo. Não há outra definição a um projeto que determina a obrigatoriedade de educação financeira nas escolas públicas. O problema das famílias gaúchas de baixa renda é de falta de dinheiro, não de administração financeira. Dei meu voto contra essa proposta constrangedora”, publicou Genro.

fdr

Educação financeira nas escolas funciona?

O Globo

Publicada portaria que regerá a participação das instituições no Prouni

(...) Uma das alterações da portaria é que agora, a cada processo seletivo do Prouni, será feita a verificação de regularidade fiscal das instituições de ensino e da inexistência de registro de pendência no Cadin (Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal). Anteriormente, isso se dava tão somente no início do primeiro semestre de cada ano, visto que o texto legal determinava a conferência quanto ao ano-calendário.

MEC

Melo sanciona lei que obriga linguagem padrão em Porto Alegre

Entra em vigor nesta sexta-feira a lei que obriga o uso do Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa nas escolas municipais de Porto Alegre e na administração direta e indireta. O projeto foi sancionado pelo prefeito Sebastião Melo e será publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) de amanhã. A proposta, que tem por objetivo evitar o emprego da chamada linguagem neutra, foi aprovada em maio deste ano pelos vereadores.

Correio do Povo

Entidades defendem discussão ampla sobre linguagem padrão e neutra no ensino

Correio do Povo

Policiais e jurídicas

STF atende estados do Nordeste e muda critério de repasse do salário-educação

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira (15), por 7 votos a 4, que os repasses do salário-educação aos estados devem seguir apenas o critério da proporção do número de alunos matriculados na rede de ensino – e não mais a arrecadação dos entes.

g1

STF avaliará replicação ampla do reajuste no piso nacional de professores

(...) Os ministros também deverão elucidar se o piso dos professores se refere à remuneração integral dos professores ou apenas ao vencimento básico, isto é, sem computar a incidência de gratificações e adicionais recebidos por tempo de serviço, por exemplo. Na prática, a decisão poderia obrigar estados e municípios que contabilizam benefícios no cálculo do piso nacional a aumentar os valores das remunerações.
O caso chegou ao Supremo após o governo de São Paulo recorrer de decisão de segunda instância que deu ganho de causa a uma professora da rede estadual que pedia o reajuste retroativo do salário-base de anos trabalhados, bem como a aplicação dos índices de reajuste do piso nacional para todos os níveis e faixas da carreira de docência no estado.

Gazeta do Povo

MPF pede inquérito sobre suspeita de fraude em licitação do FNDE

O Ministério Público Federal solicitou à Polícia Federal a abertura de um inquérito para apurar suspeitas de irregularidades numa licitação do Fundo Nacional da Educação (FNDE) que potencial sobrepreço de R$ 1,6 bilhão. O edital previa a compra de até 370 vezes o número de mesas e cadeiras escolares a mais do que o necessário. O caso foi revelado pelo GLOBO no início deste mês.

Correio Braziliense

Estatística, pesquisas e estudos

Três escolas brasileiras estão entre as 50 melhores do mundo

Três escolas públicas do Brasil estão entre as 50 melhores do mundo e são finalistas de um prêmio que avalia o ensino em diferentes categorias, como inovação, superação e colaboração comunitária. Uma das escolas fica no Rio Grande do Sul e as outras duas em Pernambuco.

R7

Educação de Jovens e Adultos

Educação de adultos não chega a quem mais precisa, diz Unesco

O principal desafio para a aprendizagem e educação de adultos em todo o mundo é chegar àqueles que mais precisam. Esta é a mensagem principal do 5º Relatório Global da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura sobre Aprendizagem e Educação de Adultos.
O relatório da Unesco mostra que, embora haja progresso, principalmente entre as mulheres, os adultos que mais precisam de educação, como indígenas, populações rurais, migrantes, idosos, pessoas com deficiência ou presos, são privados de acesso a oportunidades de aprendizagem.

O Progresso

Desafios da EJA ampliados pela pandemia

No contexto brasileiro da educação básica, a pandemia de covid-19 promoveu a ampliação dos desafios, em especial para a Educação de Jovens e Adultos (EJA). O período salientou as dificuldades de infraestrutura de escolas, recursos tecnológicos limitados ou até mesmo inexistentes, capacitação docente, desaparelhamento discente e despreparo para a gestão da crise pela mudança repentina das formas de oferta curricular. Além de todas essas problemáticas, a trajetória deste público da EJA era marcada por interrupções antes mesmo da pandemia. Geralmente, ocorrem por necessidades de trabalho e geração de renda, obrigações com o sustento da família ou outras condições que lhes foram impostas ao longo da vida.

MSN

Outras do dia

STF convoca professores universitários para ajudar no combate à desinformação

Um grupo interdisciplinar formado por docentes de 12 universidades públicas foi convocado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) para auxiliar a corte no Programa de Combate à Desinformação. Segundo o órgão, os professores terão a missão de colocar em prática projetos de campanhas, palestras e também pesquisas sobre como o Supremo deve atuar.

Folha de São Paulo

Educação: 5 aspectos da escola que mudaram em 100 anos

A escola e a educação evoluem constantemente. Não é bobagem quando se quis que o ensino de séculos passados pareceria hoje do tempo jurássico. E isso vai além do conteúdo: práticas, costumes e até o perfil étnico e socioeconômico mudou bastante, mesmo se o recorte não for tão grande, digamos algo próximo a um século.

Mega Curioso