quinta-feira, 23 de junho de 2022

Notícias da Educação - 23/jun/2022

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Hoje tem programa do Focando Educação

A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!

Focando Educação

Saúde & Educação

Saiba como está o enfrentamento da Covid-19 nas escolas públicas do país

Municípios evitam a suspensão das aulas, mas voltam a recomendar o uso de máscara em sala e em outros ambientes fechados
Mesmo com o aumento do número de casos de Covid-19, os protocolos sanitários têm sido flexibilizados nas escolas públicas do país. Na capital paulista, as instituições não devem mais suspender as aulas em caso positivo de coronavírus. A recomendação é da Prefeitura de São Paulo. Uma portaria define que apenas os estudantes que tenham testado positivo para a doença deverão ser afastados.

R7

Covid fez ao menos 275 escolas municipais de São Paulo suspenderem aulas

Folha de São Paulo

Dentro da Escola

Organização prévia apoia inserção e uso de tecnologia na escola

Por mais que a tecnologia já faça parte da vida de muitas crianças e jovens, introduzir ferramentas digitais na escola pode não ser uma missão tão fácil, justamente por conta da mudança na forma como a tecnologia deve ser encarada em momentos de estudo e em momentos de brincadeira e descontração. Por isso, o que pode ajudar educadores nesse contexto é a organização do tempo e espaço escolar.

Porvir

Dicas

Pode Falar

O Pode Falar é um canal de ajuda em saúde mental para você que tem de 13 a 24 anos. Espaço de acolhimento individual oferecido por diversas organizações ponta firme na área de saúde mental.

Pode Falar

Plataforma Aprenda Mais, do Ministério da Educação, lança novos cursos gratuitos

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), disponibilizou dez novos cursos abertos e online, através da Plataforma Aprenda Mais.
O ambiente virtual disponibiliza 140 cursos gratuitos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, com emissão de certificados pela própria plataforma para os participantes.

Oeste Mais

Tecnologia

Saiba qual é a importância da transformação digital nas escolas

A transformação digital nas escolas é um conceito cada vez mais presente. E não só como um processo que permite usar recursos tecnológicos para aumentar o desempenho organizacional, mas também como uma mudança cultural.
Tecnologia e educação há algum tempo caminham juntos, seja para apoiar e melhorar o desempenho dos alunos no processo de ensino ou para melhorar a gestão escolar. O processo de transformação digital escolar tem vindo a ocorrer ao ritmo e com os recursos que cada instituição dispõe.

Folha Vitória

Gestão

Aulas de história e geografia em SP poderão ter professor sem formação na área

Sem conseguir contratar professores para atuar nas escolas estaduais, o governo Rodrigo Garcia (PSDB) alterou uma resolução para que profissionais sem formação específica na área possam dar aula.
A mudança vai permitir que professores com diploma de pedagogia sejam contratados para dar aula de história, geografia, sociologia, filosofia, arte, projeto de vida e orientação de estudos.

Folha de São Paulo

Leis e políticas

Bolsonaro veta projeto que une ensino rural na sala de aula e atividades práticas no campo

O presidente Jair Bolsonaro vetou nesta quinta-feira, 23, projeto de lei que institui "pedagogia da alternância" nas escolas do campo.
Conforme a justificativa do PL (nº 184, de 2017), um dos principais objetivos seria humanizar uma educação voltada à valorização do modo de vida rural. No entanto, o chefe do Executivo decidiu vetar o projeto por "inconstitucionalidade e por contrariedade ao interesse público", alegou.

Terra

AL vota projeto que pode proibir frituras, doces e refrigerantes em escolas de MT

Os parlamentares da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) votam, em sessão nesta quarta-feira (22), um projeto de lei que proibe a comercialização de frituras, balas, pirulitos, biscoitos recheados e outros alimentos considerados prejudiciais à saúde em unidades escolares da rede pública e particular do Estado. De autoria do petista Valdir Barranco, o projeto tramita na Casa desde 2019 e recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Redação e Justiça.

hnt

Policiais e jurídicas

Preso, Milton Ribeiro deve passar por audiência de custódia nesta quinta em SP; ex-ministro aguarda julgamento de habeas corpus

O ex-ministro da Educação Milton Ribeiro passou a noite carceragem da Polícia Federal em São Paulo e, nesta quinta-feira (23), deve passar por audiência de custódia da Justiça Federal em Brasília por videoconferência.
Segundo a Justiça Federal no Distrito Federal, a audiência está marcada para as 14h.

g1

Prefeito que recusou pedido de propina de pastor diz que aguarda há 1 ano e 3 meses verba reivindicada ao MEC

g1

Milton Ribeiro recebeu R$ 50 mil na conta de sua mulher, admite advogado

Carta Capital

Malafaia defende Milton Ribeiro após prisão: ‘Foi ele que denunciou suspeita de envolvimento de pastores’

Carta Capital

Pacheco diz que eleições podem atrapalhar instalação de CPI da Educação

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse nesta quarta-feira (22) que uma possível CPI da Educação, investigando um esquema de tráfico de influência envolvendo o ex-ministro Milton Ribeiro, ficaria prejudicada por conta das eleições.

O Antagonista

Governo age para barrar abertura de CPI do MEC no Senado

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Queda no total de jovens é oportunidade na educação do país, defende estudo

A oportunidade trazida pela transição demográfica no país, com redução do contingente de crianças e jovens, é um dos eixos centrais de um estudo enviado às equipes dos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais de todo o país com propostas para a educação. O trabalho argumenta que a mudança na composição etária da população abre espaço para que, com os mesmos recursos, seja possível fazer mais pela qualidade do ensino básico no país (inclui da pré-escola ao ensino médio).

Valor

Dados do Ministério da Educação apontam os cursos com maior número de matriculados do país

O Censo da Educação Superior é realizado anualmente pelo Ministério da Educação (MEC), sendo divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Os resultados referentes à pesquisa trazem informações do ensino superior no país, como número de alunos, dados da porcentagem de estudantes e suas variáveis, além do número de cursos com maior percentual de matriculados.
A Quero Bolsa, em parceria com o Observatório do Terceiro Setor, dá início à série textual abordando informações relevantes do Censo da Educação Superior 2020. Nesta semana, confira os 5 cursos com maior número de matrículas em todo o país, além de informações sobre as principais formações.

Observatório do 3º Setor