Dentro da Escola
Conheça sete métodos de ensino que estão em prática no país
O último relatório divulgado do Wise (World Innovation Summit for Education) revelou que até o ano de 2030 devem ocorrer mudanças expressivas no cenário educacional mundial, impactando professores e alunos. Com o avanço da tecnologia se observou à necessidade nas mudanças em educação por meio de empresas dispostas a mudar o cenário para a formação de alunos brasileiros. Confira sete métodos de ensino que estão em prática, transformando a educação no Brasil e no mundo.
R7Protagonismo infantil: como desenvolver e motivar as crianças?
O protagonismo infantil tem como objetivo compreender a criança como agente de seu próprio desenvolvimento, isto é, não como alguém passivo em relação a ele. Assim, muito mais do que um “receptáculo” de informações, os pequenos são participantes essenciais em sua construção de conhecimento sobre o mundo.
Catraca LivreCriatividade e inteligência: você sabe qual é a relação entre elas?
O pensamento criativo se dá baseado na capacidade imaginativa do ser humano, de visualização de possibilidades que ainda não aconteceram. Ademais, a mesma região cerebral ligada à imaginação do futuro também está relacionada à lembrança do passado. A relação entre os dois contrapontos favorece a capacidade imaginativa e, portanto, a criatividade.
Esse processo pode ser aprimorado por meio de alguns hábitos simples, como: Exercícios físicos; Curiosidade; Desafios; Exercício cerebral.
Gestão
Conectividade das escolas públicas está muito aquém do ideal, conclui subcomissão
A necessidade de melhorar a conectividade digital das escolas públicas brasileiras foi reconhecida unanimemente pelos participantes da 17ª reunião da Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, ligada à Comissão de Educação (CE). A audiência pública interativa semipresencial ocorreu na manhã desta segunda-feira (27).
SenadoPor que é um erro autorizar organizações sociais a gerir escolas em São Paulo?
A implantação deste modelo é desvantajosa do ponto de vista financeiro. Sua eventual adoção implicaria perda de receita ao município, uma vez que o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) não prevê repasse de recursos para escolas conveniadas de ensino fundamental.
Folha de São PauloProfissionais da Educação
Educação infantil passou a ter mais atenção depois do isolamento
(...) A professora diz que sentiu nos últimos meses uma movimentação no mercado de trabalho para os profissionais da área de educação. A prova disso é a sua promoção. A professora dona da vaga que ela foi ocupar acabou indo trabalhar em outra escola.
No início da pandemia, as aulas foram suspensas e as crianças ficaram em casa. Depois desse episódio, Sabrina acredita que houve uma valorização do trabalho dos professores da educação infantil.
Educação em Minas: cidades estão sem professor
A medida do governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Educação, de suspender contratações temporárias por conta de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) vem trazendo várias consequências em todas as regiões, inclusive no Sul e Sudoeste de Minas.
Estado de MinasInclusão
“A escola inclusiva é um processo de construção”, afirma diretora do Instituto ABCD
Uma escola inclusiva é aquela que proporciona o ensino educacional de qualidade para todos os alunos, garantindo o reconhecimento e o respeito pela diversidade, potencialidades, habilidades e necessidades individuais.
Quem faz essa descrição sobre o que é uma escola inclusiva é o próprio MEC (Ministério da Educação). Mas, afinal, o que é preciso para implementar a educação inclusiva em uma instituição de ensino? Como deve ser a estrutura física da escola? Como adequar as propostas pedagógicas?
USP terá banca de identificação racial no próximo vestibular
Mudança para verificar autodeclaração ocorre para inibir fraude em cotas
A USP (Universidade de São Paulo) aprovou a criação de uma comissão para conferir a autenticidade da autodeclaração racial dada pelos alunos que ingressam na universidade por meio do sistema de cotas. A medida passa a valer no vestibular deste ano.
Policiais e jurídicas
Mourão minimiza chance de CPI do MEC, mas fala em 'prováveis crimes' de Ribeiro
O vice-presidente Hamilton Mourão (Republicanos) mostrou-se cético nesta segunda-feira (27) sobre a possibilidade de abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) no Senado para investigar a gestão de Milton Ribeiro no Ministério da Educação. Em linha com o discurso do governo, o general da reserva criticou a prisão preventiva do ex-ministro, já revista, mas falou em "prováveis crimes" do pastor presbiteriano.
TerraMEC: Cármen Lúcia pede à PGR que inclua Bolsonaro nas investigações
Estado de MinasNenhuma pessoa foi recebida mais vezes no MEC do que o pastor Arilton, diz servidora
Carta CapitalAtual ministro da Educação diz que servidor do FNDE foi afastado após receber moto de pastores
O Estado de São PauloGodoy diz que Milton Ribeiro queria dar cargo a pastor no MEC
UolSenador aciona MPF e convoca ministro após cortes de R$ 619 milhões na Educação
O senador Fabiano Contarato (PT-ES) acionou o Ministério Público Federal (MPF) e pediu a convocação do titular do Ministério da Educação, Victor Godoy Veiga, à comissão de Educação do Senado.
Caso a comissão aceite a convocação, Godoy será obrigado a comparecer no Senado “a fim de prestar informações sobre os motivos que levaram o Ministério da Educação a cortar cerca de R$ 619 milhões das instituições federais de ensino, bem como as medidas que estão sendo tomadas para compensar essa situação”.
Estatística, pesquisas e estudos
Preocupação com bullying cresce no país, e combate é insuficiente, diz pesquisa
A maioria dos brasileiros acredita que os atos repetitivos de humilhação, intimidação e ameaças, que caracterizam o bullying, e essas mesmas agressões no ambiente digital, o chamado cyberbullying, têm aumentado no país. E a preocupação entre famílias de que seus filhos sofram essa violência também é alta. Apesar disso, a percepção é que ainda faltam ações efetivas de combate do problema.
O GloboCresce número de escolas bilíngue no Brasil
A Associação Brasileira do Ensino Bilíngue (Abebi) constatou que, entre 2014 e 2019, o número de escolas bilíngues no Brasil cresceu 10%. Apenas em São Paulo, onde existem 71 instituições de ensino bilíngue e oito internacionais, o número de alunos subiu 64%, saltando de 2,8 mil para 4,6 mil nos últimos cinco anos. Brasília é uma das capitais onde o setor mais tem crescido.
IstoÉTécnico e Profissionalizante / Executiva
MEC firma parceria com agência alemã em prol da educação profissionalizante sustentável
Um importante passo marcou o início de uma parceria internacional que contribuirá para o desenvolvimento da educação profissionalizante em setores de sustentabilidade da economia brasileira. Foi assinado nesta sexta-feira (24) o termo de execução do projeto de cooperação "Educação Profissional para Desenvolvimento Econômico Verde e Empregos", entre o Ministério da Educação (MEC) e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ), Agência Alemã de Cooperação Internacional.
MECEventos
Em audiência na CE, debatedores divergem sobre viabilidade da educação domiciliar
Em audiência pública promovida pela Comissão de Educação (CE) na tarde desta segunda-feira (27), os debatedores divergiram sobre a viabilidade da educação domiciliar. Enquanto os defensores da ideia destacaram o direito dos pais educarem os filhos da forma que considerarem mais adequada, os críticos apontaram que o homeschooling pode prejudicar o desenvolvimento social da criança.
Senado