Nossa palavra
Hoje tem programa do Focando Educação
A Rádio Web Manawa nos convidou e aceitamos de pronto! Toda 5ª-feira, das 18h às 19h, estamos no ar!
Você pode ouvir pelo aplicativo da rádio ou ver pelo Youtube e Facebook. Acompanhe!
Dentro da Escola
Para ser bem-sucedida, aprendizagem híbrida demanda um conjunto de políticas públicas
A aprendizagem híbrida é um conceito ainda em construção. Segundo o estudo “Aprendizagem Híbrida? Orientações para regulamentação e adoção com qualidade, equidade e inclusão“, há muitas definições no Brasil e no mundo para aprendizagem híbrida, e muitas aplicações, abordagens e teorias são contraditórias.
(...) Entre as questões levantadas pelo documento, está o problema da infraestrutura básica para sua efetiva adoção. Neste ponto, o estudo ressalta que, embora algumas práticas de aprendizagem híbrida possam ocorrer sem mediação de tecnologias digitais, as estratégias brasileiras em curso e as ações governamentais atuais sugerem que ambientes digitais serão a mediação principal da abordagem híbrida no cotidiano educacional.
Dificuldade de aprendizado: conheça histórias de quem superou a dislexia
Jovens contam como conseguiram aprender a ler, estudar e chegar à faculdade mesmo diante do rótulo e de bullying
Dislexia, discalculia e disgrafia são distúrbios de aprendizagem que só podem ser diagnosticados por um médico. "Para chegar a esse diagnóstico, é preciso excluir as dificuldades que são inerentes ao processo de aprendizagem, problemas pessoais, TDHA (transtorno do déficit de atenção com hiperatividade) ou alguma deficiência intelectual", explica Marisa Castanho, presidente da ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia).
Saúde mental dos estudantes é desafio de escolas no pós-pandemia
O Brasil ter sido um dos últimos países a retomar as aulas presenciais levou não apenas a uma defasagem do ensino, como comprometeu a saúde mental de milhões de crianças e jovens do país.
Um dos pontos defendidos pela escritora e psicanalista Elisama Santos como fundamental no “pós-pandemia” é que as escolas priorizem a escuta atenta e rodas de conversa em vez de focar apenas em cumprir a grade curricular atrasada.
Saúde mental: escola deve oferecer apoio emocional aos professores
Apesar de a saúde emocional nas escolas ser um assunto que está em destaque nos últimos meses, o foco principal, geralmente, tem sido nos cuidados com os alunos. Entretanto, com o atual cenário pandêmico, é importante que as instituições de ensino também ofereçam apoio emocional aos professores.
Escolas ExponenciaisProjetos
Professor cria apresentações com ‘cara de Netflix’ para aula de ciências
Feito com slides, vídeos e interatividade para a turma do ensino fundamental 2, a parte teórica do "Resumiflix" foca nas sinopses e os filmes se transformam em vídeos relacionados à biotecnologia
PorvirGestão
Senado reconhece carência tecnológica em escolas públicas do Brasil
A necessidade de melhorar a conectividade digital das escolas públicas brasileiras foi reconhecida, unanimemente, na Subcomissão Temporária para Acompanhamento da Educação na Pandemia, ligada à Comissão de Educação do Senado. A carência tecnológica da rede pública e as diferenças de inclusão social, “escancaradas” na pandemia, foram expostas na audiência com parlamentares, representantes do governo e especialistas do meio acadêmico e de entidades da sociedade civil.
Correio do PovoTCM reconhece que Ricardo Nunes não investiu o mínimo em educação em 2021; R$ 1,5 bilhão terá de ser executado até 2023
O Tribunal de Contas do Município de São Paulo (TCM-SP) reconheceu nesta quarta-feira (29) que a gestão do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), não aplicou o mínimo exigido por lei da verba destinada à educação em 2021, como o g1 revelou.
Por lei, estados e municípios devem aplicar, no mínimo, 25% das receitas de impostos em educação - quase R$ 14 bilhões de R$ 56 bilhões, no caso da capital paulista em 2021. De acordo com o TCM, Nunes investiu 22,83%, ou seja, deixou de investir R$ 1,5 bilhão.
Profissionais da Educação
Em SP, profissionais da educação podem ter aumento de 31,8%
A Prefeitura de São Paulo enviou à Câmara um projeto de lei que visa um aumento de 31,8% nos pisos salariais de todas as categorias de profissionais da educação, da rede municipal de ensino.
Caso a proposta seja aprovada, o professor que ingressar na rede municipal da capital paulista passa a ganhar, inicialmente, o salário de R$ 5.050,00. Atualmente, o piso para docente é de R$ 3.832,37.
Inclusão
Brasil tem 2 mil superinteligentes identificados por entidade mundial
A Associação Mensa Brasil divulgou levantamento mostrando que o Brasil atingiu a marca de 2 mil brasileiros superinteligentes. A entidade reúne pessoas com altas capacidades intelectuais no país e é representante oficial da Mensa Internacional, principal organização de alto QI do mundo.
Correio BrazilienseLei de Cotas triplica número de negros na Universidade de Juiz de Fora
Em agosto completam-se 10 anos que a Lei de Cotas (Lei nº 12.771/12) foi sancionada no Brasil e se tornou obrigatória em toda Instituição Federal de ensino. Neste período, a “cara” das Universidades Federais mudou. De um espaço majoritariamente branco, a negritude começou a ter vez e voz. E esse fenômeno não é apenas visual. É estatístico. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) divulgou um raio-x da entrada dos alunos antes e depois da aplicação da Lei de Cotas.
Estado de MinasLeis e políticas
Bolsonaro sanciona regulamentação da atividade de Educação Física
A Lei 14.386/22, que trata da regulamentação da profissão de Educação Física no país, foi sancionada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, com dois vetos. O texto foi publicado no Diário Oficial da União de terça-feira
Um dos vetos não reconhece a competência dada ao Conselho Federal de Educação Física para estabelecer a lista de atividades e modalidades que exijam a atuação desse profissional. O chefe do Executivo argumenta inconstitucionalidade em tal incumbência, além de reserva de mercado, que privilegiaria esses profissionais em detrimento de outros. Bolsonaro também vetou a exigência desses profissionais com curso superior necessitarem ter seus diplomas autorizados ou reconhecidos pelo Ministério da Educação, pois alega que a medida causaria prejuízo a quem tem certificado emitido pelos demais sistemas de ensino.
Policiais e jurídicas
Ministério da Educação teve desvios de R$ 31 bilhões no segundo ano da gestão de Milton Ribeiro
Desvios identificados no Ministério da Educação (MEC) pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e pela Controladoria-Geral da União (CGU) chegam a R$ 31 bilhões. Esse montante inclui R$ 12,2 bilhões em irregularidades constatadas pelo TCU na prestação de contas do governo Jair Bolsonaro (PL) e R$ 18,8 bilhões mapeados por técnicos da CGU como distorções no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – que está no centro do escândalo do Bolsolão do MEC.
Extra ClasseQuatro investigações relacionadas ao FNDE estão em andamento na CGU, diz jornal
Gazeta do PovoEstatística, pesquisas e estudos
Maioria dos brasileiros apoia educação sexual nas escolas, mostra pesquisa
Para a maior parte dos brasileiros, a escola é, sim, lugar para discutir temas como violência doméstica, prevenção à gravidez, doenças sexualmente transmissíveis e abuso sexual. Isso é o que indica o mais novo dado da pesquisa Educação, Valores e Direitos, realizada pelo instituto DataFolha a pedido das organizações do terceiro setor Cenpec e Ação Educativa. A pesquisa investiga temas tidos como polêmicos no campo da educação, e já indicou que metade dos brasileiros apoia as cotas raciais e 72% confiam mais em professores do que em militares nos espaços escolares.
Guia do EstudanteBrasil ocupa último lugar em educação, entre 63 países
Desde 1989 o International Institute for Management Development (IMD), sediado na Suíça, publica um ranking anual de competitividade. Para tal, o IMD World Competitiveness Center entrevista empresária/os, investidora/es e gerentes de 63 países sobre diversos critérios.
No relatório mais recente, a América Latina se saiu especialmente mal. Excetuado o Chile, todos os demais seis grandes Estados ocupam os últimos postos entre as economias examinadas. O Brasil está em 59º lugar; numa das rubricas – relativa à educação de crianças e adolescentes e à formação profissional – aparece até mesmo na última posição.
Ensino Superior
Andifes prevê colapso nas universidades federais até outubro
Durante o lançamento, nesta terça-feira (29), do painel Atuação das Universidades Públicas e da Ciência na Defesa da Vida Durante a Pandemia da Covid-19, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), reitor Marcus David, alertou que as universidades públicas federais podem entrar em colapso até outubro.
Correio BrazilienseEventos
Brasil reforça a importância da recuperação das aprendizagens na Pré-Cúpula da Educação Transformadora da UNESCO
O Brasil, por meio do Ministério da Educação, se faz presente na Pré-Cúpula da Educação Transformadora da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que acontece de 28 a 30 de junho na sede da Organização, em Paris. Entre os objetivos e as discussões que acontecem no encontro, espera-se firmar compromissos nacionais e internacionais que promovam a transformação da educação e a recuperação das aprendizagens.
MECMEC lança a Rede Aprender e o aplicativo Jornada do Estudante
O Ministério da Educação (MEC) lançou na terça-feira (28) duas ações voltadas para estudantes, instituições de ensino e gestores de programas educacionais de todo o Brasil. A plataforma Rede Aprender receberá dados das instituições de ensino e abastecerá outras ferramentas educacionais. O aplicativo Jornada do Estudante funciona como um canal direto de comunicação digital com os estudantes.
MEC