sexta-feira, 5 de agosto de 2022

Notícias da Educação - 05/ago/2022

Clipping Focando Educação

Saúde & Educação

UnB suspende aulas presenciais em duas turmas após suspeita de varíola dos macacos

A Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) suspendeu, nesta quinta-feira (4), as aulas presenciais em turmas de duas disciplinas. De acordo com um e-mail assinado pela coordenadora da Faculdade de Comunicação, Dione Oliveira Moura, dois alunos do curso, que estiveram nas salas, podem estar com a varíola dos macacos (monkeypox).

g1

Dentro da Escola

Nativos digitais também precisam de educação midiática

Facilidade dos 'centennials' para usar aplicativos não significa visão crítica e responsabilidade
(...) Passou da hora de entendermos "nativos digitais" como um termo que corresponde apenas ao fato dessa geração ter sido criada em uma realidade com gadgets e internet disponíveis, o que não significa que elas saibam utilizá-los com responsabilidade, senso crítico e de maneira construtiva. Essas competências e habilidades precisam ser desenvolvidas —e a escola é o lugar para isso.

Folha de São Paulo

Dicas

Jogo da Lei 10.639 ajuda educadores a promoverem uma educação antirracista

Disponível gratuitamente a partir de 10 de agosto, jogo de tabuleiro estimula a definição de passos para iniciar ou potencializar um trabalho de educação antirracista nas escolas.

Porvir

Centro Anne Frank oferece plataforma educativa gratuita no Brasil

Recém-lançada no Brasil, a plataforma Centro Anne Frank Educação oferece conteúdo educativo para debater temas como discriminação, valores culturais e igualdade de direitos. Baseada na história da jovem judia alemã vítima da perseguição nazista durante a Segunda Guerra mundial, a plataforma foi lançada em junho deste ano, em parceria com o Instituto Plataforma Brasil (IPB). O site fornece conteúdo on-line e gratuito, desde aulas temáticas à experimentação de realidade virtual, passando por oficinas e exposições.

Correio Braziliense

Gestão

Calendário Escolar Copa do Mundo: saiba como as escolas estão se preparando

A Copa do Mundo 2022 começa no dia 21 de novembro e termina dia 18 de dezembro. Realizada no Catar, a estreia do Brasil ocorre no dia 24 de novembro, às 16h, contra a Sérvia. No contexto educacional, uma das perguntas que mais são feitas neste período é: tem aula no dia de jogo? Para tirar essa dúvida, o Escolas Exponenciais conversou com algumas instituições de ensino para saber como fica o calendário escolar copa do mundo.

Escolas Exponenciais

Leis e políticas

Câmara aprova MP que retira fundos da ciência

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira, a Medida Provisória (MP) 1.112/22, que cria o Programa de Aumento da Produtividade da Frota Rodoviária no País (Renovar). A proposta gerou polêmica entre alguns parlamentares, já que o projeto, voltado à renovação de frota de ônibus e caminhões, se implementado, será custeado por repasses da Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico (Cide-Combustíveis) e por recursos que as petroleiras costumam investir em projetos de pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I).

Correio do Povo

Câmara aprova Política Nacional de Educação Digital

O Plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (4) a criação da Política Nacional de Educação Digital. A proposta, que segue para o Senado Federal, traz ações para ampliar o acesso à tecnologia em cinco frentes: inclusão digital, educação digital, capacitação e especialização digital, e pesquisa digital.

Câmara

MS: Vereador quer disponibilizar voucher para vagas temporárias em escolas particulares

Com o argumento de suprir a demanda por vagas nas escolas municipais de Campo Grande, a Câmara Municipal irá votar, na sessão desta quinta-feira (4), um projeto de lei que visa criar um convênio entre a prefeitura e escolas particulares para disponibilizar vagas quando estas faltarem na rede municipal de ensino (Reme).

Correio do Estado

Estatística, pesquisas e estudos

Comidas ultraprocessadas podem contribuir para o declínio cognitivo

Em geral, todo mundo sabe o quanto uma alimentação saudável é indispensável para manter nosso corpo bem. Afinal, diversas pesquisas apontam para os benefícios de alguns alimentos. Além disso, recentemente, cientistas obtiveram resultados impressionantes sobre quais os danos de alimentos ultraprocessados e o quanto podem contribuir para o declínio cognitivo.

Escola Educação

Avaliação

Diretora responsável pelo Enem pede exoneração a 3 meses da data do exame

Principal responsável pela formulação do Enem, a diretora da Daeb (Diretoria de Avaliação da Educação Básica) Michele Melo pediu exoneração do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ontem —faltando pouco mais de três meses para o primeiro dia do Enem, em 13 de novembro.

Uol

Opinião

Educar para a democracia

Tentar substituir a democracia por projetos autocráticos não leva a lugar seguro
Vários setores se organizam para defender propostas a serem apresentadas aos candidatos e a preferência de cada eleitor começa a ser verbalizada no trabalho, nas escolas e nos momentos de lazer.
Isso poderia se passar em qualquer país e seria um bom momento para conversarmos com as crianças e adolescentes sobre como funcionam as eleições e por que são importantes. No entanto, há no Brasil um ingrediente adicional: há aqui pessoas que, cansadas de questionar as vacinas, transferiram suas teorias conspiratórias para as urnas. E não foi por acaso: narrativas oficiais infelizmente as estimularam e colocaram em questão nossas instituições.

Folha de São Paulo

Política partidária

Cidade do MT faz petição para remover nome de Paulo Freire de escola

Moradores da cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, iniciaram uma campanha para renomear uma escola municipal batizada como o nome do pedagogo Paulo Freire. A campanha questiona as preferências políticas de Freire, um simpatizante de regimes comunistas como o de Cuba, e o fato de o autor defender, entre outras coisas, a tese de que a família é um ambiente opressor. A posição da Prefeitura, por outro lado, é o de que o nome não deve mudar, por respeito às decisões de gestões anteriores e também por considerar Paulo Freire “um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial”.

Gazeta do Povo