Dicas
5 ideias de propostas envolvendo resolução de problemas na Educação Infantil
Habilidades como organizar o pensamento de modo estratégico a fim de alcançar uma solução, mobilizar-se com conhecimentos de situações anteriores ou desenvolver uma iniciativa para buscar apoio entre pares, são ações pertencentes a competências gerais como o conhecimento e o pensamento científico, crítico e criativo – pontos que, de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), devem constar na proposta pedagógica das escolas de Educação Infantil.
(...) Essas ideias que trago aqui são inspiradas em sugestões da pesquisadora Katia Stocco Smole em um curso do Mathema, que há anos exerce papel importante na formação dos professores para o ensino da Matemática. Vamos a elas?
6 cursos rápidos para professores no segundo semestre de 2022
Passado o primeiro mês do semestre letivo, educadores podem precisar de ajuda para diversificar aulas, tornar materiais pedagógicos acessíveis a todos, lidar com questões emocionais ou usar vídeos de maneira a enriquecer a aprendizagem. Confira abaixo cursos gratuitos que podem colaborar na melhoria das suas aulas. A maior parte deles concede certificados de conclusão.
PorvirTecnologia
Autores de “A Sala de Aula Digital”, Thuinie Daros e Fausto Camargo apontam caminhos para inovar na educação
(...) Afinal, de contas, como alinhar as estratégias pedagógicas ao cotidiano de alunos nativos digitais? Essa é uma das perguntas que Daros e Camargo respondem na entrevista abaixo, em um bate-papo sobre a construção dos seus trabalhos e as perspectivas para a educação do futuro.
Desafios da EducaçãoGestão
Educação: o que dizem os planos de governo dos candidatos à Presidência
O próximo presidente da República terá como desafio mitigar os danos causados pela pandemia da Covid-19 na educação, entre eles combater a evasão escolar e desenvolver programas de recuperação de aprendizagem.
Ainda enfrentará reflexos de uma crise na gestão da área dentro da própria estrutura federal. Confira a seguir detalhes de cada proposta.
Da balbúrdia à "farra dos pastores": a educação sob Bolsonaro
Agenda ideológica, omissão e falta de coordenação e diálogo deram a tônica da gestão da área nos últimos quatro anos, marcada por escândalos e dança das cadeiras no MEC, apontam especialistas.Marcada por escândalos e uma série de trocas de ministros, a gestão da educação no governo do presidente Jair Bolsonaro trouxe retrocessos principalmente por inação e falta de coordenação, o que se tornou mais desastroso durante a pandemia, apontam especialistas e representantes do movimento estudantil ouvidos pela DW Brasil. A ideologia, avaliam, ficou mais no discurso do que na ação.
IstoÉ DinheiroProfissionais da Educação
Profissionais da educação tiveram mais dificuldade para conciliar trabalho e família durante a pandemia
No começo da pandemia da COVID-19, em 2020, a modalidade remota exigiu reorganização rápida na relação trabalho-família. Uma pesquisa sobre o tema conduzida na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) foi premiada. (...)
O trabalho mostra que profissionais do setor de educação foram os que enfrentaram mais dificuldades na relação trabalho-família no início da pandemia. E, no outro extremo, estão as pessoas com mais de 60 anos.
Inclusão
O impacto da renda nas atividades extracurriculares das crianças
Crianças mais pobres passam dez vezes menos tempo que as mais ricas em atividades extraclasse. Maior diferença é nos esportes
Em 2021, o estudo “Cada Hora Importa”, realizado pelo Itaú Social, mensurou a diferença de aprendizado entre crianças pobres e ricas a partir das horas gastas com atividades pedagógicas.
Leis e políticas
Justiça pedagógica: em busca da aprendizagem para todos
Pela criticidade do momento no qual vivemos, estamos perseguindo a urgência da recomposição das aprendizagens, mas sem um olhar mais sistêmico para a justiça pedagógica.
(...) Continuamos, porém, com uma tendência a tratar estas adversidades de maneira relativa, negligenciando parcialmente o que está previsto na Constituição: devemos ser capazes de oferecer uma educação de qualidade para todos. Devemos continuar perseguindo uma justiça pedagógica onde todos envolvidos na oferta de aprendizagem para nossas crianças e jovens estejam devidamente considerados e habilitados para oferecer, ainda mais no contexto atual, aprendizagem para todos.
Estatística, pesquisas e estudos
Datafolha: 98% dos alunos de Escolas Públicas do Ensino Médio querem opções de formação que os prepare para o mercado de trabalho
Quase todos os jovens brasileiros (98%) que estão hoje no Ensino Médio das redes públicas querem uma escola que os prepare para o mercado de trabalho e 9 em cada 10 gostariam de escolher uma área para aprofundar estudos durante a etapa, enquanto apenas 1% afirma que não teria condições de eleger uma área para se aprofundar na última etapa da Educação Básica. Além disso, a grande maioria acredita que a tecnologia pode melhorar a aprendizagem e 2 em cada 3 jovens querem cursar o Ensino Superior. Estes são alguns dos destaques de uma ampla pesquisa de opinião encomendada pelo Todos Pela Educação em parceria com a Fundação Telefônica Vivo, o Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande, realizada pelo Datafolha entre 8 de fevereiro e 18 de abril deste ano, com representatividade nacional, regional e para cada uma das 27 Unidades da Federação.
Todos pela EducaçãoMaior percentual de matrículas da rede particular é das classes C, D e E
Em publicação inédita, a Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) divulgou, nesta terça-feira (30), o documento “Números da educação privada brasileira”, que reúne dados estatísticos sobre o setor educacional, desde números de alunos, instituições e profissionais que atuam na rede até dados sociodemográficos, como comportamento de consumo das famílias com filhos em escola particular e como se organiza a rede produtiva em torno das instituições de ensino, no período de 2012 a 2021.
Correio BrazilienseEducação privada contribui para o PIB brasileiro com R$ 126,5 bilhões
R7Ensino Superior
Prouni 2022: MEC prorroga prazos de segunda chamada e lista de espera; veja novas datas
O Ministério da Educação (MEC) decidiu prorrogar os prazos para comprovação de informações por parte dos candidatos pré-selecionados em segunda chamada e para entrar na lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni).
Terra