Dentro da Escola
Por que a aprendizagem criativa vai além do uso de tecnologia
É verdade que, quando se fala em aprendizagem criativa, muita gente faz uma associação direta com o uso de tecnologia ou o desenvolvimento de produtos a partir de atividades que contam com etapas online. Entretanto, a abordagem pedagógica defende a criação de ambientes educacionais mais criativos, lúdicos e relevantes, o que pode ser desenvolvido sem qualquer componente digital.
PorvirPensamento computacional é uma disciplina indispensável para a educação
Nos últimos anos, o pensamento computacional vem revolucionando a educação no Brasil e no mundo. Não por modismo ou pelo falho consenso de que todos os empregos do futuro estarão voltados à tecnologia. As ciências exatas e as ciências humanas – sejam elas digitais ou analógicas – conviverão em harmonia no mercado de trabalho por muitas décadas ou séculos.
Este tipo de padrão de aprendizagem, quando aplicado na educação, é revolucionário, porque foge dos padrões engessados de ensino. Em vez de ensinar ao aluno qual a solução para todos os problemas, ele encoraja o aluno a buscar sua própria forma de equacionar o problema.
Dicas
Leitura ajuda estudantes a nomear emoções
Nem sempre, mesmo sendo adultos, nomear emoções é uma tarefa fácil. No livro “Tenho Monstros na Barriga”, de Tonia Casarin, o menino Marcelo conhece monstrinhos que representam emoções como alegria, raiva, medo, ciúmes. Como lidar com elas? Publicações como essa podem ser boas ferramentas para trabalhar competências socioemocionais em sala de aula.
PorvirTecnologia
Tecnologia na educação: Problema ou solução?
A pandemia foi um grande agente de popularização do uso de tecnologias digitais na educação, apesar de ser uma evolução necessária para o contexto da nossa sociedade altamente tecnológica essas mudanças não devem ser tidas como soluções máximas para as mazelas da educação.
(...) “O uso dos computadores na educação não pode mais ser questionado, porém não se deve adotá-lo como uma solução utópica para os problemas educacionais. Se a realidade atual mostra grandes transformações em todas as áreas da vida humana, os movimentos e as práticas educacionais não estão e nem poderiam estar alheios a esses fatos”.
Gestão
Aluno em delegacia e censura: professores criticam escolas cívico-militares
Em 2019, quando o modelo de escola cívico-militar chegou ao CED 01 (Centro Educacional) de Estrutural, no Distrito Federal, a professora Miriam* estava otimista. Para ela, a mudança traria mais segurança ao ambiente escolar. Segundo o governo do Distrito Federal, 90% dos professores, pais e alunos com mais de 18 anos aprovaram a adesão.
Meses depois, no entanto, a educadora ficou decepcionada —foi quando os educadores passaram a tratar de assuntos que não eram "bem vistos" pelos policiais militares, que fazem parte da equipe disciplinar.
Saúde & Educação
'Todas as crianças carregam em si a semente da genialidade', diz educadora
Para a educadora mexicana Elisa Guerra, o planeta não passa apenas por uma pandemia de coronavírus, mas também por uma situação de "emergência educativa" — e por isso ela, coautora de um relatório recente da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), tem se empenhado em imaginar as escolas do futuro.
"Estamos em uma crise mundial de deficiências do aprendizado segundo o Banco Mundial, a Unesco e a Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância). Se isto não é uma emergência educativa, eu não sei o que é", diz Guerra à BBC News Mundo (serviço em espanhol da BBC).
Cinco fatos sobre a saúde mental dos estudantes e a pandemia
Pesquisas mostram como o período impactou o bem-estar emocional de crianças e adolescentes, desencadeando casos de ansiedade e afetando o foco nos estudos
Como neste mês as discussões sobre saúde mental tornam-se ainda mais latentes por conta da campanha do Setembro Amarelo, separamos cinco fatos sobre a saúde mental dos estudantes no pós-pandemia, de acordo com levantamentos recentes.
Profissionais da Educação
JF anula portaria do MEC que deu reajuste de 33% para professores da educação básica
Na sentença, a justificativa do magistrado foi técnica. Ele entendeu que uma mera portaria ministerial não tem o poder de conceder o reajuste ao piso nacional dos professores. Esse benefício deve ser feito obrigatoriamente por meio de uma lei específica, que atualmente não existe.
IlustradoEstatística, pesquisas e estudos
Pesquisa revela que maioria dos brasileiros é contra a agenda ultraconservadora na Educação
Segundo a pesquisa “Educação, Valores e Direitos”, coordenada pela ONG Ação Educativa e pelo CENPEC, a maioria dos brasileiros é contra a agenda ultraconservadora na educação, que tem como carros-chefe a defesa da educação domiciliar e a militarização das escolas, como também ataques à política de cotas, à promoção da igualdade de gênero e à educação sexual.
Carta CapitalÉ impreciso dizer que o Ceará tem a melhor educação pública do país
(...) Na última estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o Ceará não liderou nenhuma das séries avaliadas da rede estadual. O melhor resultado foi nas séries iniciais (4ª série/5º ano), onde alcançou o 3º lugar, ficando empatado com Minas Gerais. Paraná, Goiás e São Paulo são os estados que aparecem no topo do ranking.
Tribuna HojeEventos
Joinville terá primeira escola de educação básica do Brasil integrada a um parque tecnológico
A próxima terça-feira (6) marca a inauguração em Joinville, Norte Catarinense da primeira escola de educação básica do Brasil integrada a um parque tecnológico.
O espaço será voltado para estudantes estarem inseridos em um aprendizado dentro de ecossistemas de inovação. A concretização da unidade escolar é uma parceria entre o Colégio Bonja e o Ágora Tech Park.
Negócios
Franquias de serviços educacionais crescem 7,3% em 2022, aponta pesquisa
Segundo o estudo, no segundo trimestre de 2022 o setor de franquias faturou R$ 48 bilhões, um aumento de 16,8% se comparado ao segundo trimestre de 2021. Já o faturamento acumulado dos últimos 12 meses foi de R$ 195 bilhões — um aumento de 9,2% quando comparado ao mesmo período de 2021.
Escolas ExponenciaisPolítica partidária
Não haverá decretos por armas, haverá decretos para fortalecer a educação, diz Lula
O candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, indicou neste domingo que, se for eleito, não deve editar novos decretos com o intuito de fleixibilizar ainda mais o uso de armas no país e, em vez disso, defendeu tomar medidas para fortalecer a educação.
Investing