quinta-feira, 8 de setembro de 2022

Notícias da Educação - 08/set/2022

Clipping Focando Educação

Dentro da Escola

Brincar ajuda a criança a desenvolver habilidades sociais; saiba como

Todo mundo precisa de gente para poder saber viver bem e exercitar sentimentos. Sejam adultos ou crianças, o desenvolvimento das chamadas “soft skills”, também conhecidas como habilidades subjetivas, relacionadas ao comportamento das pessoas, é muito importante para convivência em ambientes com cada vez mais informações. Cultivar esse crescimento torna-se fundamental na infância, fase que as crianças aprendem a lidar com outros pequenos, a construir repertório e quando são apresentadas a sentimentos como competição, frustração e solidariedade.

MSN

Onde estão os museus nos currículos das escolas?

Prestes a reabrir as portas, o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, em São Paulo, tem previstas diversas atividades para celebrar o momento. O espaço, fechado desde 2013, traz de volta à visitação pública um dos mais belos projetos arquitetônicos da cidade. Entre o dia 7 e o dia 11 de setembro, haverá diversas apresentações de música, dança, teatro e circo.
(...) E para quem é professor ou professora de história, esse tipo de visita é um prato cheio. Em se tratando de entender o país, um museu que traz detalhes e informações sobre como a nação foi construída possui grande valor.

Porvir

Veja como o trabalho em grupo ajuda na evolução escolar das crianças

Seja no trabalho ou na faculdade, quando a frase “trabalho em equipe” vem em mente, automaticamente muitas pessoas ficam assustadas ou com receio. Isso porque a prática exige contato com indivíduos onde cada um possui a sua própria particularidade e isso pode gerar possíveis conflitos. Mas, por mais difícil que seja, os seres humanos precisam aprender a fazer ativdades em conjunto. E a melhor forma de alcançar esse objetivo é incentivando o trabalho em grupo ainda na infância.

Folha Vitória

Gestão

Mensalidade escolar: especialista recomenda reajuste entre 10,5% e 12%

Definir o índice de reajuste da mensalidade escolar nunca foi uma tarefa fácil. Em um ano de eleições presidenciais e de Copa do Mundo, o desafio parece ficar ainda maior. Diante um cenário econômico de tantas incertezas, sobram dúvidas para os diretores de escola. Afinal, qual o valor ideal que deve ser cobrado para 2023?

Escolas Exponenciais

Prefeitura oferecerá bolsas para incentivar permanência de alunos nas escolas em Porto Alegre

A Prefeitura de Porto Alegre vai oferecer bolsas para incentivar a permanência dos estudantes nas escolas em Porto Alegre. O projeto de lei foi sancionado nesta terça-feira e instituiu o programa Bolsa Fica na Escola. Por meio da iniciativa, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) vai conceder bolsas de incentivo de R$ 1.750,00 anuais aos alunos selecionados.

Correio do Povo

Saúde & Educação

As estratégias pedagógicas adotadas pelas escolas para recuperar a aprendizagem

Após retorno às aulas presenciais, trabalho de percepção sobre os alunos precisou ser ampliado pelos educadores
Parece simples e já assimilada a necessidade de o professor conhecer cada um dos seus estudantes. No entanto, com o retorno das aulas presenciais, após melhora no cenário epidemiológico da Covid-19, os educadores perceberam que o trabalho de percepção sobre cada um dos alunos precisou ser ampliado – e isso influenciou diretamente na forma como os componentes curriculares são repassados em sala de aula.

Educação em Pauta

Inclusão

Pessoa com deficiência: alto índice de evasão escolar preocupa

As matrículas de pessoas com deficiência em escolas públicas no Brasil têm crescido nos últimos anos, mas grande parte desses estudantes acaba deixando o ensino regular, um indicativo de que a inclusão ainda é um desafio. Essa é uma das informações reveladas pelo estudo elaborado pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em parceria com a Unesco, intitulado "Inclusão, equidade e desigualdades entre estudantes do ensino fundamental de escolas públicas no Brasil".

Estado de Minas

Escola infantil na Bahia inclui educação antirracista no currículo e é considerada referência internacional

(...) Desde que abriu suas portas, a escola segue a base curricular regular de Educação Infantil, mas fez questão de acrescentar uma competência: a educação antirracista, com o objetivo de empoderar e trabalhar representatividade com as crianças, já quando começam a aprender as primeiras palavras.
A ideia surgiu de uma necessidade que as próprias fundadoras sentiam em sua época de escola, já que questões raciais não eram abordadas em sala de aula, o que as fez aprender e valorizar a cultura negra de forma tardia e por conta própria.

The Greenest Post

Policiais e jurídicas

Violência nas escolas: vamos ficar iguais aos Estados Unidos?

Vivemos um cenário de violência em várias escolas de São Paulo, especialmente em unidades que estão localizadas em regiões dominadas pelo tráfico de drogas ou pelas milícias. Infelizmente, profissionais da educação e alunos convivem com agressões quase que diariamente. Em 2022, por exemplo, foram registrados 4 021 casos de ataques físicos nas escolas estaduais paulistas apenas entre fevereiro e março. Isso representa quase um aumento de quase 50 % em relação ao mesmo período de 2019. Mas, recentemente, a rede particular também começou a conviver com casos escabrosos, de motivação diferente.

Exame

Estatística, pesquisas e estudos

Mais de 90% dos países tiveram queda do IDH

O mais recente relatório do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) afirma que mais de 90% dos países registraram queda do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) em 2020 ou 2021. O índice mede a saúde, a educação e o padrão de vida de uma nação. O documento foi divulgado nesta quinta-feira (8).

Nexo

Ensino integral é a melhor alternativa para educação do país, avalia pesquisador

Pesquisa aponta que 84% dos entrevistados consideram o Ensino Médio Integral como positivo; em entrevista à CNN Rádio, Alexandre Schneider analisou resultados
Uma pesquisa de opinião intitulada “Percepções sobre a Educação Pública e o Ensino Médio no Brasil” apontou que 84% dos entrevistados avaliam o Ensino Médio Integral de forma positiva e associam esse modelo aos bons resultados educacionais. O levantamento foi encomendado pelo Instituto Natura e o Instituto Sonho Grande, produzida pela Quaest Consultoria, e entrevistou 6.545 pessoas nos 26 estados e no Distrito Federal.

CNN

Eventos

Para Cortella, novos tempos exigem novas atitudes dos educadores

“Os alunos não são mais os mesmos. Estranho é constatar isso e continuar fazendo o mesmo”. Essa foi uma das provocações feitas pelo filósofo, escritor e educador Mario Sergio Cortella, durante o 17º Crescer – Congresso e Feira Educacional. Em sua palestra “Da oportunidade ao êxito”, o especialista frisou a necessidade de os novos tempos exigirem novas atitudes dos educadores.

Escolas Exponenciais

Negócios

Alemães ampliam atuação no ensino privado brasileiro

(...) A aquisição da Escola Nova pelo Grupo Klett, que iniciou suas operações no Brasil há onze anos, mostra que existe um crescente interesse de estrangeiros na educação básica brasileira, que movimentou R$ 80 bilhões em 2021 e está passando por um processo mudanças. O ensino privado ainda é dominado por escolas de bairro que atendem a classe média e de forma fortemente pulverizada. Com a pandemia, o movimento de fusões e aquisições se intensificou com a entrada de grandes redes com estrutura tecnológica e capacidade de investimento.

Extra Classe

Política partidária

Campanhas presidenciais repetem mantra de priorizar educação, mas falta substância

No único debate presidencial realizado até agora, em 29 de agosto por iniciativa da Folha, UOL e TVs Bandeirantes e Cultura, a palavra educação foi mais repetida (56) do que termos como corrupção (41), economia (32) e saúde (14). Mas isso não significa que o tema seja uma genuína preocupação política.

Folha de São Paulo

Veja o que os candidatos à Presidência pensam sobre seis temas da educação

Folha de São Paulo

RJ: Na briga pelo governo do estado, candidatos disputam bandeira da Educação

Os candidatos ao governo do estado do Rio buscam fazer o dever de casa para a prova de outubro, nas urnas. Na ponta da língua, sabem que a pandemia aumentou o abismo entre o ensino público e o privado, além de provocar o aumento da evasão escolar. Que muitos alunos sofreram com a falta de internet para acompanhar as aulas remotas, além de todos os problemas que se arrastam, como falta de professores, de equipamentos e até de prédios em mínimas condições de uso. Os três mais bem cotados nas pesquisas de intenção de voto, Cláudio Castro (PL), Marcelo Freixo (PSB) e Rodrigo Neves (PDT) concorrem para carregar a bandeira da educação.

Veja Rio