sexta-feira, 23 de setembro de 2022

Notícias da Educação - 23/set/2022

Clipping Focando Educação

Tecnologia

Sem dancinha: Profissionais bombam nas redes com conteúdo especializado

Qual é a imagem que vem à sua cabeça quando pensa em um influenciador digital? Provavelmente, você imagina algum blogueiro famoso com milhares de seguidores que recebe muito dinheiro para divulgar produtos e serviços nas redes. Esse estereótipo realmente existe, mas profissionais como médicos, psicólogos e advogados também têm encontrado na internet um caminho para aumentar a credibilidade, conquistar novos clientes e diversificar as fontes de renda.

Terra

'Professor esnobe' ensina gramática de forma divertida na web e viraliza

De um jeito bem-humorado e divertido, a trend 'professor esnobe' caiu no gosto dos internautas. Os vídeos de Taconelli, em que ele ensina gramática a partir dos erros cometidos no dia a dia, já têm mais de 7 milhões de visualizações no TikTok.

R7

Gestão

Escolas públicas usam plataforma digital para recuperar aprendizado

Redes estaduais e municipais de ensino do Brasil estão fechando parcerias com uma plataforma internacional de educação gratuita a fim de tentar preencher as lacunas de aprendizado dos alunos.
Os acordos não envolvem repasse financeiro dos governos, mas uma cooperação entre profissionais das redes e a Khan Academy, organização sem fins lucrativos fundada nos Estados Unidos e que tem atualmente 144 milhões de usuários no mundo —no Brasil, são 5,5 milhões de estudantes e 400 mil professores.

Folha de São Paulo

Saúde & Educação

Precisamos encarar um tabu: cada vez mais crianças tentam o suicídio

(...) Segundo Angelita Wisnieski da Silva, que coordena o serviço de psicologia da Casa de Apoio e o Programa Família Participante do hospital, o distanciamento social imposto pela covid-19 parece ter agravado as coisas, levando esses episódios a dar um salto. "Mas ele não pode ser apontado como a única causa para esse aumento", afirma.
Por trás da fragilidade psíquica podem existir diversos fatores, que vão desde uma tendência genética à depressão a doenças físicas, problemas familiares, dificuldades na convivência social, exposição à violência e o uso de substâncias, como álcool e drogas. Desse modo, talvez a pandemia tenha servido de gatilho para quem já tinha alguns desses fatores.

Uol

Inclusão

Professoras de espaço maker adaptam golfe para deficientes visuais

Entre as formações continuadas que a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba oferece aos professores, uma delas é chamada de “Práticas de Movimento”, que oferece os estudos sobre o Golf-7. Criado em 2005 pela pedagoga paranaense Fátima Alves da Cruz, o Golf-7 é um esporte baseado no jogo do golfe e adaptado ao perfil dos estudantes da educação especial: foi pensado para, inicialmente, atender estudantes com TGD (Transtornos Globais de Desenvolvimento) e DI (Deficiência Intelectual).

Porvir

Universidade expulsa aluna depois de postagens racistas

A estudante do curso de Direito que é acusada de atos racistas ao comentar o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Na terça-feira (20/09) o pró-reitor acadêmico do Centro Universitário Nobre (Unifan), Gustavo Checcucci, anunciou a expulsão de Beatriz Lobo da instituição. O anúncio foi seguido de aplausos da comunidade acadêmica presente.

Correio Braziliense

Leis e políticas

Alerj aprova projeto com programa de educação financeira nas escolas estaduais

De acordo com o projeto, o programa será destinado ao Ensino Fundamental II e ao Ensino Médio. As atividades desenvolvidas deverão estar de acordo com as bases curriculares nacional e estadual, além do regulamento estabelecido no Decreto Federal nº 7.397, de 22 de dezembro de 2010, que disciplina a Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF). O objetivo é ensinar conceitos básicos de educação financeira para adolescentes e jovens, por meio de conteúdo prático, brincadeiras, jogos lúdicos e interativos e mídias eletrônicas e digitais.

O Dia

Policiais e jurídicas

STF decide que é dever do Estado garantir vaga em creche e pré-escola

Ministros julgaram ação do município de Criciúma que questionava a extensão do direito previsto na Constituição. Maioria votou contra estabelecer condicionantes para o cumprimento da regra.
O plenário fixou a tese de que a educação básica é direito fundamental assegurado por normas constitucionais de “eficácia plena e aplicabilidade imediata” e declarou que vagas em creches e pré-escolas podem ser exigidas individualmente por meio de ações na Justiça.

g1

MEC comprovou escândalo das "Escolas Fake", afirma líder da Frente da Educação

(...) Uma situação estranha que chamou a atenção, no último mês de agosto, dos deputados Aliel Machado (PV-PR), Tabata Amaral (PSB-SP) e Felipe Rigoni (União-ES). Os três encaminharam, então, ao Ministério da Educação (MEC) um requerimento solicitando esclarecimentos acerca desses repasses de valores irrisórios empenhados pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento em Educação (FNDE) para centenas de municípios destinados à construção de escolas e creches. Na Frente Parlamentar de Educação, desconfiou-se que, depois das fake news, o atual governo estaria inaugurando o escândalo das escolas fake. De acordo com o presidente da frente, deputado Israel Batista (PSB-DF), a resposta do Ministério da Educação, confirma a suspeita: as escolas que receberam os repasses eram falsas mesmo.

Congresso em Foco

Empresário denuncia pedido de propina em pneu na gestão Ribeiro

O empresário da construção civil Ailson Souto da Trindade (Progressistas), candidato a deputado estadual no Pará, denunciou que o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro teria permitido a assinatura de contratos para obras federais em escolas em troca de reformas em igrejas dos pastores Gilmar Santos e Arilton Moura. Segundo a reportagem do jornal O Estado de S.Paulo, a propina da negociação deveria ser em dinheiro vivo e escondida na roda de uma caminhonete que transportaria o valor de Belém (PA) até Goiânia (GO), sede da igreja dos religiosos.

Uol

Estatística, pesquisas e estudos

Insegurança alimentar e queda nas matrículas impactam primeira infância

Estudo identifica impactos da pandemia na saúde, aspectos socioeconômicos e educacionais das crianças brasileiras de 0 a 6 anos
Os impactos que a pandemia de covid-19 acarretaram na vida de meninos e meninas que estão na primeira infância foram estarrecedores . Mais de um terço da existência dessas crianças se passou no período pandêmico, com consequências diretas e indiretas no desenvolvimento infantil, revela a pesquisa “Desigualdades e impactos da covid-19 na atenção à primeira infância”, lançada pela Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal, em parceria com o Itaú Social e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Correio Braziliense

EAD

Pesquisa global aponta preferência por cursos online no ensino superior

Os alunos de ensino superior preferem cursos online. A constatação é de uma pesquisa global, realizada pela edtech Anthology, com 2.572 líderes universitários e 2.725 alunos, entre março e abril de 2022, em dez países, incluindo o Brasil.
Entre os estudantes entrevistados, 41% indicaram preferência por cursos totalmente online. Destes, 16% preferem aulas síncronas, com encontros em horários específicos, e 25% preferem aulas assíncronas, com permissão para estudar em qualquer dia e horário. Apenas 18% têm predileção por cursos totalmente presenciais.

Desafios da Educação

Opinião

Educação virando brincadeira

Todo mundo sabe como a coisa funciona, mas nunca é demais repetir. Reparem a turma suando nas academias. Malha para perder peso, ganhar massa muscular, melhorar a forma física – benefícios da saúde, enfim. E qual é o caminho? Só existe um: o do esforço, da repetição, da perseverança, do cansaço. O exercício constante, disciplinado – às vezes até doloroso – gera rupturas microscópicas nas fibras que permitem o desenvolvimento muscular. Com os tecidos nobres – nossos delicados neurônios – o processo é análogo. Se não forem estimulados e exigidos, nada feito. Sempre recorro a essa semelhança quando o assunto é a educação.

O Tempo

Eventos

Escola gaúcha se classifica para a final do "Oscar" da educação

A Escola Municipal de Ensino Básico (EMEB) Professora Adolfina Diefenthäler, de Novo Hamburgo, no Vale dos Sinos, está entre as três finalistas de uma das cinco categorias do World’s Best School Prizes. A informação foi confirmada na manhã desta quinta-feira (22).
A premiação é uma das mais importantes no mundo da educação e busca identificar, reconhecer e celebrar práticas inovadoras e que tenham impacto na vida de estudantes e da comunidade. Em junho deste ano, a escola havia sido incluída entre as 10 melhores na categoria Colaboração da Comunidade.

Zero Hora

MEC apresenta ações voltadas para o uso da tecnologia na educação no Seminário 5G.BR Manaus

Educação, tecnologia e o impacto do 5G foram os temas debatidos durante o ‘Seminário 5G.BR’, realizado em Manaus (AM), nesta quinta-feira (22). Representantes do Ministério da Educação (MEC) marcaram presença no evento, que reuniu autoridades, empresários e especialistas para discutir os benefícios da chegada da internet móvel de quinta geração ao Brasil - primeiro país da América Latina a implementar a tecnologia.

MEC