Quando se fala no mau estado da educação pública do Brasil, muitas das lideranças políticas e cidadãos bem-intencionados sugerem que o caminho para o futuro e" o resgate do passado, quando as escolas públicas eram referenciais de excelência. Infelizmente essa não é uma opção. Não pela razão comumente apontada, a tecnologia. Ouvindo-se alguns dos teóricos da educação atual, é de pensar que o cérebro humano, moldado em milhões de anos de evolução, sofreu uma metamorfose causada pelo uso. de alguns anos, de intemet. videogames e assemelhados, capaz de tornar toda a metodologia pedagógica exitosa dos últimos séculos em algo ultrapassado e condenado ao esquecimento. Curiosamente, as pesquisas empíricas não só não indicam essa relação de indispensabilidade da tecnologia para a escola atual, como mostram que a presença de computadores nas escolas não tem nenhum impacto sobre o aprendizado.
Os fatores mais importantes para a qualidade da educação são - e serão pelo futuro previsível - seus atores principais: professores e alunos. E o perfil do alunado e do magistério de 2010 e das próximas décadas é bastante diferente daquele que povoava nossas escolas em meados do século XX.
CNTE