sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Na Sala de Aula


Tecnologias

  • Professor deve atuar mais como orientador da descoberta, diz educador. Professores devem ter uma formação mais específica para a área em que ensinam e precisam aprender a atuar como orientadores dos alunos no uso de tecnologias. A conclusão é de especialistas (...) ( Folha SP)
  • Olimpíada de ciências da natureza ajuda alunos a perderem o medo de disciplinas. Divididos em grupos, estudantes resolveram questões sobre física, química e biologia em atividade que incentiva trabalho colaborativo. (Porvir)

Educação Infantil

  • Cuidado integral na primeira infância é fundamental para a sociedade, dizem especialistas. Foi na audiência pública conjunta das Comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Assuntos Sociais (CAS) do Senado nesta quarta-feira (23). (Senado)

Educação contra a violência virtual

  • A autora de Educação para a Cidadania Digit@l (Ed. FTD Educação e OPEE), Alessandra Borelli, falou sobre como orientar crianças e jovens para o uso consciente da internet e prevenir que eles se tornem agentes ou vítimas desse comportamento. (Carta Educação)

Química

  • Afinal, qual é a relação entre aquelas colunas de símbolos e números e o mundo que nos cerca? E indo além dos elementos mais conhecidos, como carbono e cálcio, para que servem outros, como o rutênio ou o rubídio? As respostas para todas essas perguntas estão numa versão interativa da tabela periódica. (Folha de São Paulo)

Situações extremas

  • Ação imediata evita trauma infantil, diz 'pai' da pedagogia da emergência. O método utiliza princípios da pedagogia Waldorf, com ênfase na utilização de recursos artísticos e corporais. (Folha de São Paulo)