segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

O que foi notícia - 19/dez/2016


Na Sala de Aula

Porvir lança simulador para montar laboratório maker
Pensando em quem quer dar os primeiros passos ou mesmo montar um ambiente avançado, com máquinas de precisão, o Porvir lança nesta quinta-feira (15) o simulador Laboratório Maker, que traz itens e valores previstos para atender uma turma de 30 alunos durante seis meses, tempo médio necessário para desenvolver um projeto e envolver diferentes professores. (Porvir)

Como o desastre de Mariana fez com que um professor brasileiro fosse indicado a 'Nobel da Educação'
Para Wemerson, que ensina Química e Ciências na cidade de Boa Esperança, o segredo do sucesso está em motivar os alunos, descobrindo como eles gostariam que o conteúdo fosse abordado na sala de aula - ou fora dela. (BBC)

Respeito vem de casa: pais e especialistas dão dicas de como preparar os filhos para a diversidade
  • Meninos que brincam de boneca sem se preocupar com a reação alheia, crianças que se comportam com naturalidade diante de uma pessoa com deficiência ou cuja cor de pele é “estranha” a elas. Estar lado a lado com a diferença, seja ela qual for, é cada vez mais comum. Mas ensinar os pequenos a encará-la com respeito e tolerância ainda é um desafio para muitos pais.
  • (Hoje em Dia)


Língua portuguesa aproxima estudantes do Brasil, EUA e Angola
  • A princípio o que uniu os alunos do 3.º ano do ensino fundamental do colégio Internacional Ítalo Brasileiro, em Moema, em São Paulo, aos estudantes da mesma série da Sherman Elementary School, em Nova York, foi a língua inglesa. Os professores decidiram montar um blog colaborativo onde as crianças americanas fariam perguntas e as brasileiras responderiam em inglês, para treinar o idioma em uma conversa real. Mas, quando colocado em prática, o projeto mostrou que os estudantes americanos queriam saber muito mais sobre o Brasil, os costumes e a língua portuguesa. Já no colégio Humboldt, em Interlagos, os alunos do 1.º ano do ensino médio trocaram cartas com adolescentes de uma escola em Luanda, em Angola, para obter informações sobre suas culturas e perceber as diferenças entre a língua portuguesa em cada país.
  • (O Estado de São Paulo)

Avaliações

Inep divulga balanço do Enem para pessoas privadas de liberdade
Cerca de 78% dos inscritos visavam a obtenção do Certificado do Ensino Médio, um dos principais motivos da procura pelo Enem PPL. Além disso, segundo Maria Inês Fini, presidente do Inep, a escolaridade básica é privilegiada na progressão de pena. Em 2016, as inscrições aumentaram 42,7% em relação ao ano anterior. (Estudo Prático)


Gestão de Escola


301 escolas estaduais são premiadas como as melhores do Ceará
Manter os alunos nas escolas e fazer delas um ambiente confortável e produtivo. Mesmo garantindo não haver uma “fórmula mágica”, as propostas são repetidas por muitos professores e coordenadores que atuam em algumas das 301 melhores escolas públicas cearenses. As instituições foram reconhecidas ontem pelo governador do Ceará Camilo Santana (PT) no Centro de Eventos, com o prêmio Escola Nota Dez, devido aos bons resultados. (O Povo)

Conheça a escola brasileira de programação que nasceu no Vale
É a SuperGeeks, uma escola de ciência da computação e programação para crianças de cinco a 16 anos de idade. A SuperGeeks já faturou oito milhões de reais no acumulado deste ano e virou uma rede de 30 unidades. (Exame)


Inclusão



As crianças com deficiência sofrem mais bullying (matéria em francês)
  • Chad A. Rose e Nicholas A. Gage, dois especialistas de educação especial vinculados a universidades de Missouri e Flórida, passaram três anos estudando 6.531 crianças e adolescentes com idade entre 8 a 18 anos. Entre esses estudantes, 16% estavam em uma situação de qualquer deficiência, e eram eles que mais frequentemente sofriam bullying por seus colegas de todas as idades. Os pesquisadores também apontam que "dada a reciprocidade entre bullying e vitimização, é concebível que os alunos com deficiência também são mais propensos a se envolver em perseguições escolares de seus pares válidos."
  • (Slate FR (matéria em francês))

Leis, políticas e politicagens

Com PEC 55, Brasil não conseguirá universalizar matrículas na educação básica
  • O teto de gastos público do governo federal por 20 anos – aprovado no Senado na terça-feira (13) como PEC 55 e promulgada ontem(15) como Emenda à Constituição 95 – trará prejuízos graves para a educação pública, que incluem de falta de materiais na escola, desde os mais básicos, e a impossibilidade de universalizar matrículas na educação infantil e no ensino médio, dois principais gargalos da educação pública brasileira, segundo especialistas e instituições que militam na área. Para eles e emenda significa a inviabilidade do Plano Nacional de Educação e o desmonte dos serviços públicos.
  • (RBA)
Continuidade da crise econômica deve acentuar impactos na educação
  • Os resultados do último Pisa, a principal avaliação internacional da educação básica, consolidaram a estagnação do desempenho dos alunos brasileiros –em níveis muito baixos, diga-se–, interrompendo uma tendência de melhoria vista entre 2000 e 2009. E a continuidade da crise deve acentuar no próximo ano os impactos na área, que já sofre com escassez de recursos desde 2015.
  • (Folha de São Paulo)
  • “Pior do que está não fica”, diz ministro sobre educação no país. O ministro da Educação descartou a possibilidade de o país derrapar ainda mais nos rankings de competitividade do setor.
  • (Exame)
Ocupações e greves
  • Professores da UFJF e do IF Sudeste decidem pelo fim da greve
  • (G1)
Vereadores aprovam obrigatoriedade de ensino religioso em Belo Horizonte
  • Vereadores de Belo Horizonte aprovaram em segundo turno, nesta quinta-feira (15), lei que obriga a prefeitura a implantar a disciplina de ensino religioso nas escolas municipais da capital mineira. O texto agora segue para a sanção ou veto do prefeito Marcio Lacerda (PSB).
  • (Uol)

Para pensar - artigos e opiniões

Educação não é uma prioridade
  • Mais uma vez, resultados preocupantes como esses (PISA 2015) nos levam a reiterar que a Educação não é uma prioridade para o Estado brasileiro. A sociedade tem que se dar conta de que isso é inaceitável. É necessário que assuma uma posição enérgica e ativa para reivindicar não apenas uma vaga na escola, mas também uma escola de qualidade — e para todas e todos.
  • (O Globo)
Não falta excelência, o que falta é equidade.
  • Na maioria dos países em desenvolvimento não faltam referências de excelência tanto em processos educativos inovadores como no uso de tecnologias para o apoio à educação. O grande desafio, até mesmo nos Estados Unidos, que vive uma realidade tão diferente da brasileira, é replicar estas práticas de qualidade pelo país e pelos diferentes âmbitos educativos.
  • (O Estdo de São Paulo)

Ensino Superior

Calendário da UFU segue suspenso após nova determinação da Justiça
  • O calendário de aulas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) segue suspenso. A decisão é do Superior Tribunal Federal (STF) que cassou nesta quinta-feira (15) a liminar que anulava a decisão do Conselho Universitário (Consun) que suspendia o calendário acadêmico durante a greve. Com a decisão, o encaminhamento dado pelo Consul em novembro, de suspender os calendários acadêmicos da graduação e da pós-graduação da UFU, volta a valer.
  • (G1)

Profissionais da Educação

(vídeo) Quase metade dos professores do país não têm formação específica
  • Pesquisa mostra que educadores não têm formação específica para ministrar aulas.
  • (Globo Play)

Outras do dia

Universidades fazem parceria que permite intercâmbio de empresas
  • A parceria, inédita no País entre parques tecnológicos, foi assinada pelo Parque Tecnológico da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), o Parque Científico e Tecnológico da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e o Porto Digital, de Recife.
  • (O Povo)
R7 denuncia esquema de fraude para formação de universitários em SP
  • Reportagem conseguiu comprar certificado de trabalhos complementares por R$ 150. Um cartaz nas imediações do campus Memorial da Uninove, na zona oeste de São Paulo, bem próximo ao metrô Barra Funda, chama atenção. Ele anuncia venda de TCC (trabalho de conclusão de curso) e certificado de horas complementares. Assim, como em um anúncio imobiliário, o texto oferece o serviço e registra um endereço de e-mail embaixo.
  • (R7)
UFRPE oferece curso inédito de ciências do consumo em 2017
  • Um curso de graduação que permita aos alunos uma formação inovadora e reflexiva sobre as relações de consumo no mundo contemporâneo. A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) será a primeira do país a oferecer bacharelado em ciência do consumo.
  • (MEC)
Armas na sala de aula: Distrito do Colorado planeja treinar e armar seus professores
Um distrito escolar do estado do Colorado votou a favor de que professores tenham licença de porte de arma oculto para entrarem armados em sala de aula, após um número cada vez maior de escolas terem feito dos educadores uma parte integral das políticas de segurança escolar. (Gazeta do Povo)