quinta-feira, 9 de março de 2017

Notícias de Educação - 09/mar/2017


Destaque: ENADE 2015

Maioria das instituições de educação superior do país recebe nota acima do satisfatório
  • O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, divulgou nesta quarta-feira, 8, os resultados dos indicadores de qualidade da educação superior de 2015. De um total de 2.109 instituições, a maior parte (67%) obteve a pontuação 3, numa escala de 1 a 5, no Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).
  • (MEC)
1 em cada 4 cursos de universidades públicas tem desempenho insatisfatório
Um em cada quatro cursos oferecidos em instituições públicas de ensino superior obteve uma classificação insatisfatória no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015. Entre as privadas, índice é de 31,2%. Os cursos receberam pontuações nos níveis 1 e 2, de uma escala que vai até 5. Tiveram indicador 5, o maior, o equivalente a 8,9% dos cursos públicos avaliados. Os dados compõem os Indicadores de Qualidade de Educação Superior que nesta edição analisou 8.121 cursos. (O Estado de São Paulo)

  • 11% dos cursos de graduação têm conceito abaixo da média, diz MEC
  • (G1)

  • Má avaliação atinge 15% das instituições de ensino superior
  • (Terra)
  • O Brasil patina no Enade. De novo
  • (Veja)
  • Artigo: 'Diplomas de areia': 30% dos cursos superiores têm nota fraca no Enade
  • (G1)
Kroton tem piora no Enade
  • Entre as instituições de ensino superior com capital aberto em bolsa, a Kroton foi a única que registrou uma piora na avaliação feita pelo MEC na comparação com o ano anterior.
  • (Veja)
MEC deve punir mais de 900 cursos de ensino superior com mau desempenho
Ao menos 917 cursos de ensino superior deverão sofrer medidas cautelares do Ministério da Educação (MEC) para melhorar a qualidade de ensino, em virtude do baixa colocação no Conceito Preliminar de Curso (CPC), uma avaliação conduzida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (O Estado de São Paulo)

  • Mais de 900 cursos com desempenho baixo passarão por supervisão do MEC
  • (O Globo)

Inep quer mudanças em avaliação do ensino superior em 2018
  • A ideia é criar uma metodologia próxima à usada no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), em que o resultado geral permite apontar determinado nível de conhecimento a partir da nota dos alunos.
  • (Folha de São Paulo)
Mais de 40% dos estudantes de ensino superior dependem de bolsa
  • O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) de 2015, divulgado nesta quarta-feira (8) pelo Ministério da Educação (MEC), indicou que 42,1% dos estudantes universitários dependeram de bolsa ou financiamento para cobrirem o custo das mensalidades. Outros 44,8% não precisaram de auxílio mesmo frequentando instituições pagas, enquanto 13,1% restantes não tiveram essa preocupação por terem feito cursos gratuitos.
  • (Valor)

Na Sala de Aula

6 formas de usar a descoberta de novos planetas na sua aula
A comunidade astronômica está bastante animada nas últimas semanas. E tem bons motivos para isso. Em 22 de fevereiro, a Nasa (agência espacial norte-americana) anunciou a descoberta de sete planetas dentro da zona habitável (região que permitiria a existência de água em estado líquido em sua superfície, condição considerada obrigatória para o surgimento de vida) da estrela Trappist-1. Uma descoberta localizada a 40 anos-luz da Terra, mas que pode ter uma aplicação imediata na sala de aula de qualquer escola de Ensino Fundamental ou Médio no Brasil. (Nova Escola)


Inclusão


Jovem de 16 anos se une a colegas para valorizar estética negra na escola
Com o projeto “Solta esse Black”, alunas se uniram para combater o machismo e o racismo dentro da Escola Municipal Levy Miranda, localizada no bairro da Pavuna. Há quase dois anos, as estudantes organizam palestras sobre preconceito, debatem o que é ser mulher na sociedade atual e fazem oficinas de confecção de turbantes, penteados afro ou até mesmo cuidados com o cabelo crespo. “A gente não trata só de cabelo, mas também da estética da menina negra. O projeto trabalha aceitação, autoestima e motivação”, explica Lydianne. As atividades giram em torno da troca de conhecimentos e de experiências vividas pelas meninas. A ideia é mostrar que elas não estão sozinhas para enfrentar questões do seu cotidiano. (Porvir)


Leis, políticas e politicagens


Ausência de história e geografia no novo ensino médio gera apreensão
  • O fato de a lei da reforma do ensino médio, sancionada no último dia 16, pelo presidente Michel Temer, não explicitar a obrigatoriedade das disciplinas história e geografia tem gerado fortes críticas entre profissionais da área. A ausência chegou a ser classificada pelo historiador Ronaldo Vainfas, em artigo publicado no GLOBO do último sábado, como uma “aberração”. Ao protesto de Vainfas, soma-se uma carta aberta publicada pela Associação Nacional de História (Anpuh), em que a entidade cobra a “clara definição da história como componente curricular obrigatório no ensino médio”.
  • (O Globo)

Para pensar - artigos e opiniões

O acesso à Educação é o ponto de partida
  • A Educação tem resultados profundos e abrangentes no desenvolvimento de uma sociedade: contribui para o crescimento econômico do país, para a promoção da igualdade e bem-estar social, e também tem impactos decisivos na vida de cada um. Um deles, por exemplo, é na própria renda do trabalhador. Uma análise feita há alguns anos pelo economista Marcelo Neri mostrou que, a cada ano a mais de estudo, o brasileiro ganha 15% a mais de salário. Além disso, o estudo também mostrou que quem completou o Ensino Fundamental tem 35% a mais de chances de ocupação que um analfabeto. Esse número sobe para 122% na comparação com alguém que tenha o Ensino Médio e 387% com Ensino Superior. Diante disso, o direito do acesso à Educação é o ponto de partida na formação de uma pessoa e, consequentemente, no desenvolvimento e prosperidade de uma nação.
  • (IstoÉ)
Educação, você é péssima e ultrapassada. Mude
  • Preparar as crianças e jovens para o futuro. Esse o discurso predominante da educação. Nada tão falso. Não preparam para o presente. Apenas uma burocracia a ser superada pelos jovens que vivem sem vontade, sem paixão pelo conhecimento ministrado. Criam militares em marcha para um porvir onde só há interrogações. Criam operários para um futuro sem trabalho. A educação deveria estar no banco dos réus.
  • (Campo Grande News)

EAD

Um tour em 3D por Roma Antiga
Imagine como seria caminhar pelas ruas da Roma Antiga, com seus templos, monumentos, teatros e aquedutos, na confusão que era a capital do império há 1.702 anos. Um tour virtual em 3D, feito pela Universidade de Reading, na Grã-Bretanha, faz com que seja possível explorar a arquitetura e ruas de Roma por meio de imagens panorâmicas em 360° que trazem detalhes das construções da cidade. A visita é a parte principal do curso online gratuito ‘Roma: Um Tour Virtual da Cidade Antiga’, que está com matrículas abertas. (Veja)


Profissonais da Educação


MG: Professores da rede estadual decretam greve a partir do dia 15 de março
  • Segundo a assessoria de imprensa do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUTE-MG), assim como em outras partes do país, os profissionais do Estado reivindicam o cumprimento do piso salárial nacional dos professores e protestam contra a proposta de reforma da Previdência enviada ao Congresso pelo governo federal.
  • (Hoje em Dia)
Professores se unem a mulheres em ato em SP e anunciam greve para o dia 15
  • Antes do início do ato das mulheres, os trabalhadores municipais da educação realizaram uma assembleia na praça Oswaldo Cruz, no Paraíso, e decidiram aderir à greve nacional convocada pela CNTE (eConfederação Nacional de Trabalhadores da Educação) para o próximo dia 15 de março contra a reforma da previdência proposta pelo governo Temer. No Masp, outra assembleia realizada pelos profissionais da educação do Estado de São Paulo foi realizada com o mesmo objetivo.
  • (Uol)

Eventos

Simpósio orienta as escolas sobre a reforma do Ensino Médio
Em meio ao intenso debate sobre a Reforma do Ensino Médio, um grande questionamento emerge: como as escolas da rede privada podem implementar e se adaptar a essas novas propostas? Com o objetivo de apoiar as escolas na preparação que antecede essas mudanças, a Hackademia irá realizar o Simpósio Educacional Caminhos para o novo Ensino Médio, no dia 17 de março, em São Paulo/SP. (Guia Escolas)

Inep e MEC anunciam novidades do Enem 2017 e resultado da Consulta Pública
  • As novidades do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2017 e o resultado da Consulta Pública que guiou parte das mudanças serão apresentados nesta quinta-feira, 9, às 11h, em Coletiva de Imprensa na Sala de Atos do Ministério da Educação, em Brasília (DF).
  • (Inep)