sexta-feira, 17 de março de 2017

Notícias de Educação - 17/mar/2017


Na Sala de Aula

Escola ideológica? Ela existe, mas há exagero dos pais além da parcialidade em sala
  • É verdade: há ideologia em sala de aula. Não deveria, mas há. Mas é verdade também que há pais que veem ideologia onde não existe, por exemplo só no fato de o professor propor a discussão de um tema. Um bom exemplo são as reações diante das propostas de redações de vestibulares e do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem): a mera inclusão de certos assuntos é entendida como propaganda de esquerda.
  • (Gazeta do Povo)
10 mulheres brasileiras que deveriam ser mais estudadas nas escolas
(...) Entre as diversas sugestões, que incluíram personalidades como a mexicana Frida Kahlo, selecionamos dez brasileiras para destacar e relembrar a contribuição delas para a nossa história. (BBC)


Avaliações


Quais as mudanças no Enem e nos rankings das escolas
  • O MEC (Ministério da Educação) anunciou uma série de mudanças no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no dia 9 de março. Uma alteração em particular, porém, tem causado discussão: o fato de que, a partir de agora, o governo não divulgará mais os resultados das notas médias dos alunos de cada escola no exame.
  • (Nexo)

Gestão de Escola

Cartilha lançada pelo FNDE vai apoiar gestores educacionais
  • O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) lançou, neste mês de março, a cartilha FNDE em Ação, que traz um resumo das principais ações da autarquia voltadas às administrações municipais, estaduais e comunidades escolares. O objetivo da publicação é facilitar o acesso dos 26 estados, do Distrito Federal, dos 5.570 municípios e de cerca de 156 mil escolas públicas de todo o país aos programas, sistemas e ferramentas da autarquia.
  • (MEC)

Inclusão

Com projeto de valorização do negro, escola do Acre é destaque nacional
  • O projeto de valorização dos alunos negros desenvolvido pela Escola Estadual de Ensino Médio Belo Porvir, em Epitaciolândia, foi selecionado pelo II Edital Gestão Escolar para Equidade - Juventude Negra, que visa custear ações de enfrentamento às desigualdades raciais na Educação. Com isso, o colégio deve receber R$ 35 mil para apoio e ampliação do trabalho.
  • (G1)
Estudantes denunciam casos de discriminação e assédio na FGV-SP
  • Depois da Universidade de São Paulo (USP), que produziu um vídeo-denúncia sobre agressões contra mulheres dentro da universidade, a Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) é outra conceituada instituição de ensino a enfrentar acusações de agressões machistas e racistas por parte de professores e alunos.
  • (Veja)

Leis, políticas e politicagens

Secretários de Educação temem que lei vire letra morta
  • Considerada uma vitória política do presidente Michel Temer, a reforma do ensino médio precisa agora envolver e conquistar os professores para não se tornar mais uma lei descumprida da educação brasileira, na opinião do novo presidente do Conselho Nacional dos Secretários de Educação, Idilvan Alencar. "A fase mais importante e mais difícil é a implementação. A lei por si só é relevante? Muito. Mas, por exemplo, o Plano Nacional de Educação está aí e...", compara. Editada por meio de Medida Provisória (MP), escolha que foi alvo de muitas críticas de especialistas em educação, os Estados terão agora que buscar envolver professores e aluno no debate sobre o que mudará nas muitas situações não previstas na lei.
  • (Valor)
Mudança no ensino médio busca um ensino mais atraente para os estudantes
  • Depois de muita chiadeira e escolas ocupadas, a reforma do ensino médio foi aprovada e sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB) no mês passado. A proposta, que pretende corrigir falhas na última etapa da educação básica, foi elaborada pelo MEC (Ministério da Educação) por meio de medida provisória e deve ser implementada a partir de 2018. Mas, para algumas escolas, da rede pública e particular, mudanças semelhantes já são uma realidade.
  • (Metro News)

Para pensar - artigos e opiniões

Samba de uma nota só
  • Sei que para elevar a qualidade da Educação no Brasil não existe uma única solução mágica – e não é apenas mexendo na alavanca de uma melhor formação e reconhecimento destes profissionais que vamos avançar. Mas de todas as correções de rota que temos de fazer – e são várias – esta é, sem dúvida nenhuma, a mais importante. Nada impacta tanto a vida profissional de uma criança do que um bom professor.
  • (O Estado de São Paulo)
‘Educação: o poder do Superman real’
Geoffrey Canada sempre achou que a salvação era o Superman. Um dia, aos 8 anos, sua mãe disse: “Não, não, não tem Superman nenhum”. Seguindo os conselhos da mãe, resolveu ser ele mesmo seu Superman, e depois das crianças pobres. Hoje, comanda um dos mais ambiciosos experimentos sociais e pedagógicos dos Estados Unidos, o Harlem’s Children Zone. (O Estado de São Paulo)

Professores da rede estadual paulista opinam sobre a reforma do ensino médio
  • Em meio aos debates sobre o ensino médio, cuja proposta do governo federal, apresentada como Medida Provisória em 2016, virou lei publicada no Diário Oficial da União em 17 de fevereiro deste ano, Educação traz a opinião de dois professores que atuam nesta etapa educacional em escolas estaduais na cidade de São Paulo.
  • (Educação)

Nas escolas em áreas violentas, é possível educar os alunos?
  • Há uma visão prevalente que supõe que, para jovens pobres, em bairros conflagrados, o ideal é mantê-los protegidos na escola, com a oferta de uma educação de segunda classe. Ledo engano: se não sentirem que a educação é de qualidade e relevante para suas vidas, os alunos tendem a abandonar a escola.
  • (Folha de São Paulo)

Ensino Superior

Novas instituições de Portugal aceitam resultados do Enem
  • Cresce a lista de instituições de ensino superior de Portugal que usam as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para a seleção de alunos brasileiros. A partir desta quinta-feira, 16, o Instituto Universitário de Ciências da Saúde, a Escola Superior de Saúde do Vale do Ave e a Escola Superior de Saúde do Vale do Sousa somaram-se à lista, elevando o número para 21 instituições.
  • (MEC)
Estácio tem lucro de R$ 124 milhões no 4º tri
  • A Estácio Participações teve lucro líquido de 124 milhões de reais no quarto trimestre ante resultado positivo um ano antes de 53 milhões, em resultado apoiado em alta de receitas e queda nas despesas.
  • (Exame)