sexta-feira, 24 de março de 2017

Notícias de Educação - 24/mar/2017


Na Sala de Aula

O que é a projeção Gall-Peters, mapa que promete acabar com '4 séculos de visão colonialista' do mundo
Por mais de 400 anos, escolas de todo o mundo usaram mapas com distorções ​​nos tamanhos dos continentes. Mas agora algumas salas de aula de escolas públicas de Boston, no nordeste dos Estados Unidos, começaram a usar o mapa de Gall-Peters. Esse mapa mostra o tamanho e a proporção de países, continentes e oceanos com mais precisão. (BBC)

Google e Lemann se unem para entregar planos de aula direto no celular do professor
O Google e a Fundação Lemann anunciaram nesta quarta-feira (22) uma parceria para uma iniciativa que pretende entregar, direto no celular do professor de ensino fundamental, planos de aula com conteúdos previstos na Base Nacional Comum Curricular, documento que determinará os conhecimentos essenciais que cada aluno deve conquistar ao longo de sua trajetória escolar. (Porvir)


Avaliações



Avaliação Externa: como compreender e utilizar os resultados
Prova Brasil, ANA, Ideb... Saber analisar os resultados das avaliações externas para refletir sobre as práticas pedagógicas da escola e aprimorar o ensino e a aprendizagem é um desafio para todo gestor. Enfrentá-lo exige que diretores, coordenadores pedagógicos e técnicos da secretaria adotem uma série de ações (Nova Escola)


Gestão de Escola


Apenas 1% dos gestores brasileiros nunca deu aula
  • Manter a escola funcionando bem, com contas pagas, ambientes limpos, professores bem formados com materiais para trabalhar, comunidade participando e, sobretudo, alunos aprendendo são responsabilidades do diretor. É bastante coisa para dar conta, mas boa parte dos gestores brasileiros já tem experiência no assunto. 51% deles trabalham na área da Educação há mais de 20 anos e apenas 1% nunca trabalhou como docente antes de assumir a gestão.
  • (Gestão Escolar)
Escolas estaduais ficam sem verba para material e manutenção em SP
Escolas estaduais da capital e do interior de São Paulo estão sem verba para fazer manutenção dos prédios e para comprar materiais de escritório, de limpeza e de higiene. Segundo professores e diretores, o dinheiro não está sendo repassado pela Secretaria de Estado da Educação, do governo Geraldo Alckmin (PSDB), desde o fim do ano passado. (Folha de São Paulo)


Leis, políticas e politicagens


MEC vai analisar contribuições ao novo currículo do ensino médio
  • O Comitê Gestor da Base Nacional Curricular Comum e Reforma do Ensino Médio deve começar na próxima segunda (27) a analisar uma nova rodada de contribuições à Base Nacional Curricular Comum do Ensino Médio. Segundo o coordenador-geral de ensino médio do Ministério da Educação (MEC), Wisley João Pereira, o governo trabalha com a expectativa de enviar a base ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até o fim do ano.
  • (Exame)

Pesquisas e Estatísticas

94% dos professores acreditam que falta interesse dos pais no desempenho escolar dos filhos
  • Para os professores, os fatores que mais impactam o desempenho dos estudantes são a falta de assistência e acompanhamento do pais (item mencionado por 94% dos educadores entrevistados), a falta de esforço do aluno (93%), o meio social dos alunos (83%), o nível cultural dos pais (82%) e indisciplina (68%). De acordo com a pesquisa, somente 12% dos professores acreditam que seus alunos chegarão à universidade.
  • (Nova Escola)
74,6% dos brasileiros não se interessam por cursos de qualificação profissional, aponta IBGE
  • O desinteresse por cursos de qualificação profissional contrasta com a importância que tal tipo de formação é percebida por pessoas que já fizeram algum curso semelhante. De acordo com Marina Aguas, a pesquisa mostrou que 90,5% das pessoas que fizeram algum curso de qualificação profissional afirmaram que ele foi útil em sua vida profissional ou pessoal, mesmo que nunca tenham trabalhado na área.
  • (G1)

Ensino Superior

6 lições de quem estudou em uma “universidade” dentro da Nasa
  • Uma universidade ‘não-universidade’ coloca o dedo na ferida de quem ainda insiste em ensinar e aprender da mesma forma. Desde 2008, os fundadores da Singularity University , que funciona no parque de pesquisas da Nasa, no Vale do Silício, desafiam pessoas do mundo inteiro a pensar diferente e a criar soluções para problemas globais que beneficiem bilhões de pessoas em poucos anos. Com cursos rápidos e desafios – Curitiba sediará um deles em maio –, a organização, que conta com a parceria de empresas como Google e Microsoft, lança sementes de inquietação, provocando seus alunos e transformarem o mundo para melhor.
  • (Gazeta do Povo)

Outras do dia

Multidão sai às ruas na Argentina para apoiar greve de professores
A política argentina se faz na rua há muitas décadas. Quase tudo acaba sendo resolvido com uma maré humana na Plaza de Mayo. Mauricio Macri rompeu essa tendência e ganhou as eleições em 2015 de forma quase dissimulada, sem grandes mobilizações. Mas agora, após 15 meses no poder, volta a sofrer a pressão da rua. Dezenas de milhares de pessoas — 400.000 segundo os organizadores — marcharam nesta quarta-feira em frente a seu gabinete em Buenos Aires para apoiar os professores da educação pública, que estão em greve há quase três semanas devido a seus baixos salários. Trata-se de manifestação que põe à prova a resistência de Macri. (El País)