terça-feira, 23 de maio de 2017

Notícias de Educação - 23/mai/2017


Na Sala de Aula

O que mudou na educação da Finlândia com a chegada do novo currículo
Desde o início do ano letivo, no último mês de agosto, a Finlândia convive com um novo currículo centrado no aluno e na multidisciplinaridade. A mudança de metodologia, para aprendizagem baseada em fenômenos (ou projetos), é também cultural e mexeu com a rotina de gestores, diretores e estudantes. Em nome de um aprendizado mais significativo, as linhas que delimitavam zonas de conforto ficaram borradas e todos tiveram que rever suas práticas, dentro e fora de sala de aula. (Porvir)

O site que reúne e padroniza o vasto léxico da língua portuguesa
O trabalho é de vulto: reúne e unifica o léxico de cinco países lusófonos, num acervo de 310 mil palavras. O VOC é feito a partir da colaboração dos países membros da CPLP e está alojado em um site. Representa um grande esforço de normalizar o vocabulário dos falantes de português no mundo todo - são cerca de 250 milhões de pessoas.
Consulte o site clicando AQUI! (Nexo)

Escola de Piracicaba promove troca de cartas entre alunos e crianças angolanas
Há um oceano separando as crianças de Piracicaba, no interior de São Paulo, e os jovens estudantes de Luanda, na Angola. A distância entre os dois grupos, no entanto, pôde ser encurtada por meio de um projeto inovador que aproveita um aspecto comum entre as crianças brasileiras e angolanas: o estudo da língua portuguesa. (iG)


Avaliações




Plataformas online abrem inscrições gratuitas para simulado do Enem
  • Feita a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), estudantes podem desde já aprofundar ainda mais os estudos. Duas plataformas online disponibilizam simulados gratuitamente este mês. As inscrições do Enem terminaram na sexta-feira (19) e até a última atualização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mais de 6,5 milhões haviam se inscrito.
  • (EBC)
Preparação para Enem inclui lazer e relaxamento
  • Será lançada hoje a edição 2017 do programa Enem Chego Junto Chego Bem, que irá promover aulões-show de preparação e motivação dos estudantes, realizar provas simuladas, disponibilizar material preparatório e conteúdos digitais. As ações alternarão estudos com relaxamento e diversão.
  • (O Povo)
  • "Por que estimular alunos da rede pública a fazerem o Enem?"
  • (O Povo)

Gestão de Escola

Novo protagonismo estudantil
  • Ao longo dos últimos quatro anos, estudantes brasileiros ocuparam escolas e universidades Brasil afora. Por mais verbas, contra reformas, por mais direitos, para serem ouvidos. Mais do que escolas, pareciam querer ocupar seu espaço. Afinal, o protagonismo estudantil está de volta à cena política do país?
  • (Uol)

Inclusão

EUA: Escolas de modelo público-privado aumentam índice de segregação
  • As primeiras escolas “charter”, também chamadas escolas cooperativas ou autônomas – sustentadas pelo Estado mas administradas de maneira privada – foram fundadas há 25 anos como um experimento para dar aos professores mais liberdade para inovar. Hoje, seus defensores dizem que essas instituições fornecem uma educação de alta qualidade para alunos desfavorecidos, enquanto críticos dizem que elas desviam dinheiro das escolas públicas tradicionais, privatizando parcialmente uma parte essencial do papel do governo. Indicadores apontam que elas têm mais divisão racial.
  • (Gazeta do Povo)

Pesquisas e Estatísticas

Desigualdade educacional é foco do Anuário Brasileiro da Educação Básica 2017
Enquanto 52,3% das crianças de 0 a 3 anos pertencentes aos 25% de famílias mais ricas da população estão matriculadas na creche no Brasil, apenas 21,9% das que pertencem ao quartil mais pobre já frequentam a Educação Infantil nessa idade. Ao passo que somente 65,9% dos jovens de 16 anos concluíram o Ensino Fundamental na região Nordeste, esse indicador é de 83,5% para o Sudeste. Já no Ensino Médio, a taxa de atendimento entre os jovens Brancos é 71%, mas entre os pretos e pardos é bem menor: 56,8% e 57,8%, respectivamente. Esses são alguns dos dados que retratam as enormes e diversas desigualdades educacionais que ainda persistem em nosso País (Todos pela Educação)


Profissonais da Educação


GDF atrasa 13º salário de servidores da educação, pago no mês do aniversário
  • Os servidores da rede pública de ensino do Distrito Federal que deveriam receber o pagamento do 13º salário em maio reclamam que o dinheiro ainda não foi depositado. A gratificação, disponível para os aniversariantes do mês de abril, teria que ser depositada no quinto dia útil do mês. Até esta segunda (22), a transferência não havia sido feita.
  • (G1)

Eventos

Curso de metodologia internacional de desenvolvimento de habilidades socioemocionais EuNoMundo.
Termina amanhã a seleção de educadores para participar do 1º curso de metodologia internacional de desenvolvimento de habilidades socioemocionais “EuNoMundo” da Mind Lab. Esta metodologia desenvolve competências para o mundo e é voltada para crianças de 7 a 12 anos. (Ponto da Inovação)

Audiência discute educação de adultos no Brasil
  • A educação de jovens e adultos é tema da audiência que a Comissão de Educação realiza nesta terça-feira (23), a pedido da deputada Creuza Pereira (PSB-PE). “Dada a sua importância, a educação de jovens e adultos deveria ser uma política pública prioritária em todas as esferas governamentais. Entretanto, não é isso que acontece”, lamenta a deputada.
  • (Câmara)


Outras do dia

França fará teste e mudará estrutura das aulas para crianças
  • O novo governo de Emmanuel Macron fará uma mudança em mais de 2 mil escolas francesas para o próximo ano letivo: as classes deverão ter apenas 12 alunos cada para um melhor aproveitamento do ensino.
  • (R7)
Suicídios na UFMG preocupam alunos e coordenação
  • Nas duas últimas semanas, dois alunos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) cometeram suicídio e uma terceira estudante tentou se matar. Os casos, considerados alarmantes pelo psicólogo Carlos Costa, especialista em psicologia comportamental, estão movimentando as redes sociais ligadas à instituição e preocupam a direção.
  • (O Tempo)
Consulta a bibliotecas está em queda livre
  • Em dez anos, a consulta aos livros nas bibliotecas paulistanas caiu 70% – de 2,3 milhões em 2007 para 733 mil em 2016, conforme dados tabulados pelo jornal O Estado de S. Paulo e obtidos em relatórios do Sistema Municipal de Bibliotecas.
  • (Gazeta do Povo)