quarta-feira, 28 de junho de 2017

Notícias de Educação - 28/jun/2017


Na Sala de Aula

Os 4 pilares do aprendizado com sala de aula invertida
A sala de aula invertida é muitas vezes descrita com a ideia simplista de que é “trabalho de escola em casa, e trabalho de casa na escola”. Mas esse método de ensino é mais do que isso, e busca dar a liberdade para professores implantarem novas metodologias. (Universia)

9 dicas para professores escolherem recursos educacionais digitais
Pode ser divertido, gratuito, mas sempre existe o risco daquele aplicativo que ganha até um tempo de aula privilegiado não surtir o resultado prometido para melhora do aprendizado. Para evitar que educadores caiam em “armadilhas pedagógicas”, o CIEB (Centro para a Inovação da Educação Brasileira) lançou a publicação “Orientações para Seleção e Avaliação de Conteúdos e Recursos Digitais” (clique para baixar), um novo volume de sua série de notas técnicas, para falar sobre o tema diretamente com quem está na ponta do processo. Trata-se de um documento preparado pela instituição para contribuir com o debate público sobre inovação na educação. (Porvir)

Bullying: o que faço quando meu filho é o agressor?
Recentemente o tema do bullying voltou à tona com a produção da série Os 13 Porquês (no original, 13th Reason Why), da plataforma Netflix, baseada no livro homônimo escrito por Jay Asher. Apesar das polêmicas que o seriado provocou, é válido ressaltar que a produção retrata, com bastante verossimilhança, diferentes impactos do bullying dentro da escola: depressão, isolamento social, problemas de desempenho, entre outros. Os personagens que agem de forma violenta e sistemática, agredindo os colegas de diferentes maneiras, ganharam bastante destaque na produção, levando a uma mudança de perspectiva em relação ao bullying: e se o seu filho for o agressor? (O Globo)

Educação ambiental: muito além das paredes da escola
Estar presente, participar, mudar valores e transformar relações: a educação ambiental vai muito além da reciclagem e das hortas nas escolas. Por meio de atividades simples, como a observação do território é possível entender e visualizar onde a natureza se faz presente no cotidiano movimentado das grandes cidades. (Aprendiz)

Em prova de escola gaúcha, governo é vilão e sindicatos são heróis
Uma prova aplicada a alunos do 5º ano da escola Santa Mônica, instituição particular de Pelotas (RS), reacendeu o debate sobre a doutrinação ideológica em sala de aula. O teste aplicado na aula de História tinha 12 questões, todas elas sobre relações trabalhistas no mundo atual. Em uma delas, uma charge compara a situação dos cortadores de cana à dos escravos. A pergunta em seguida é: “A situação dos cortadores de cana melhorou após a abolição da escravidão?”. A resposta “Não” é marcada como correta. (Gazeta do Povo)

Turquia tira o evolucionismo do currículo escolar e diz que teoria é “controversa”
A Turquia removeu a teoria da evolução do seu currículo do ensino médio, em uma ação que os críticos temem ser uma nova tentativa do governo de Recep Tayyip Erdogan de corromper o caráter secular do país. A partir de setembro, um capítulo sobre a teoria da evolução não aparecerá mais no livro escolar do nono ano porque é considerada uma ideia muito “controversa”, de acordo com um anúncio oficial na última semana. (Gazeta do Povo)


Avaliações







Alfabetização de alunos será avaliada na capital paulista
A Prefeitura de São Paulo vai avaliar, anualmente, o nível de alfabetização dos estudantes da rede pública municipal. A prova será aplicada para os estudantes do 2.º ano do ensino fundamental, a partir do segundo semestre deste ano, e terá como objetivo medir o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa (leitura e escrita) e Matemática. (O Estado de São Paulo)


Gestão de Escola


Lei autoriza propaganda em uniformes de alunos da rede municipal em São José
  • Alunos da rede municipal de ensino de São José dos Campos, interior de São Paulo, passarão a estampar logomarcas de empresas e outras formas de propaganda em seus uniformes e material escolar.
  • (O Estado de São Paulo)
Sociedade civil cria Fórum Popular de Educação
Após anunciarem saída do Fórum Nacional de Educação (FNE), que teve sua composição alterada por portaria publicada pelo Ministério da Educação, entidades lançam o Fórum Nacional Popular de Educação e constroem a Conferência Nacional Popular de Educação (Conape), que deve substituir a Conferência Nacional de Educação (Conae). (Carta Educação)

CE: Seduc destina R$ 350 mil às escolas
  • Este ano, são dedicados R$ 350 mil para o incentivo à participação de alunos e professores da rede estadual do Ceará em eventos científicos. “Temos uma política de educação científica, algo bem mais amplo do que as viagens, especificamente”, afirma o assessor técnico da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem da Secretaria da Educação (Seduc), Daniel Rocha.
  • (O Povo)

Mais de 25 mil estudantes já garantiram a vaga em escolas públicas de BH
  • O cadastramento escolar 2018 totalizou 25.263 inscrições de interessados em ingressar em uma escola pública de Belo Horizonte no próximo ano. O número de cadastrados superou as expectativas da Secretaria Municipal de Educação (Smed) e foi 7% maior do que o número de pessoas cadastradas no ano passado.
  • (Hoje em Dia)

Leis, políticas e politicagens

Reforma aproxima ensino médio brasileiro do exterior, dizem especialistas
O ensino médio brasileiro deve ficar mais parecido com modelos adotados na Europa e na América do Norte, ao menos em relação ao formato do currículo. Sancionada em fevereiro, a reforma escolar reserva 40% das aulas a itinerários que serão escolhidos pelo próprio aluno. Especialistas que acompanham tendências internacionais em educação dizem que a mudança já é considerada o padrão em países desenvolvidos. (O Estado de São Paulo)


Para pensar - artigos e opiniões


O Brasil do futuro precisa investir agora na educação de seus jovens
  • Como nossos jovens podem escolher aquilo que não conhecem? Como almejar uma perspectiva de futuro melhor se suas famílias, seus professores e o próprio poder público não acreditam em seu potencial? Como seguir com os estudos após uma gravidez indesejada ou frente à necessidade de ingressar precocemente no mercado de trabalho para compor a renda familiar? Como concorrer a uma vaga na universidade sabendo da ampla concorrência e da baixa qualidade da educação pública, que atende 82% dos estudantes brasileiros? Estas são algumas das questões que nos obrigam a refletir sobre o tipo de escola que estamos oferecendo aos nossos jovens.
  • (Uol)

EAD

MEC alivia regras para oferta de ensino a distância: isso é bom ou ruim?
O objetivo da ampliação na oferta de cursos a distância, segundo o MEC, é ajudar o Brasil a atingir a meta 12 do PNE (Plano Nacional de Educação). Ela determina uma elevação da taxa bruta de matrícula na educação superior --que mede o acesso de todas as faixas etárias à graduação-- para 50% e a taxa líquida --que mede o acesso da população de 18 a 24 anos, faixa etária prevista para estar no ensino superior-- para 33%. (Uol)


Outras do dia


Operação da polícia deixa 7.500 alunos sem aulas no Rio
  • Uma operação das polícias civil e militar deixou mais de 7.500 alunos sem aulas hoje (27) no Rio de Janeiro. Os policiais buscam cumprir mandados de prisão nos Complexos do Chapadão e Pedreira, na zona norte, além do Guandu, na Baixada Fluminense.
  • (Terra)