quinta-feira, 6 de julho de 2017

Notícias de Educação - 06/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Crianças devem ter aulas de programação na escola?

O método da Code.org é similar ao de diversas companhias do Vale do Silício que inovam um mercado criando uma nova mediação entre o produto e o consumidor. A importância da iniciativa já é reconhecida pelos maiores nomes do setor. Um dos objetivos principais da organização é a mudança de legislação e de políticas educacionais para incluir ciências da computação no ensino público. Com o capital de empresas financiando mudanças em políticas educacionais, críticos expressam uma preocupação de a educação passar a ser guiada para os objetivos da indústria, e não para as necessidades dos alunos.
Gazeta do Povo

O ensino da teoria da evolução no Brasil ainda está na Idade da Pedra

Diferentemente do governo turco, que se prepara para banir a evolução das espécies da escola secundária, no Brasil as autoridades educacionais seguem a máxima do geneticista russo-americano Theodosius Dobzhansky, “em biologia nada faz sentido, senão à luz da evolução”. A despeito dessa centralidade, no entanto, o assunto ainda é mal aprendido e mal compreendido por parcela significativa dos alunos – e mesmo por parte dos professores – brasileiros.
Gazeta do Povo

Novos modelos de educação incentivam a autonomia do jovem

O salto que o mundo deu nos últimos anos em tecnologia e acesso à informação colocou sob uma lupa os modelos de ensino adotados nas escolas, principalmente no Brasil. Como fica a relação professor-aluno quando o jovem pode buscar inesgotáveis fontes de conhecimento? O debate em torno da autonomia desse novo perfil de estudante movimentou o painel “Escolas Inovadoras e Educação Não Formal”, dentro do Conhecer: Seminário Internacional de Educação Empreendedora, promovido pelo Sebrae, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (4).
Administradores

Ensino híbrido e stop motion tornam a aula de matemática divertida

Sou professora do ensino fundamental e noto que a matemática enfrenta uma resistência natural entre os alunos. Eles acham a disciplina muito difícil e não conseguem entender os seus conceitos. Tinha essa percepção na minha turma, mas isso começou a mudar quando apliquei a metodologia do ensino híbrido dentro da sala de aula.
Porvir

Ferramenta do Google auxilia professores e alunos

Pensando em uma maneira de facilitar a comunicação das turmas e dos professores, o Google criou uma ferramenta chamada de Google Sala de Aula. De acordo com o texto de apresentação deste mecanismo, com esta central de controle fica mais fácil “acompanhar o progresso dos alunos e permitir que professores e alunos atinjam resultados melhores juntos.” ‘Menos papel, mais aprendizagem’, este é um dos conceitos do Google Sala de Aula.
Estudo Prático

Gestão

Liberados R$ 287 milhões para mais de 85 mil escolas em todo o país

O Ministério da Educação liberou, na última semana, R$ 286,97 milhões para escolas públicas de educação básica de todo o país. O montante, repassado por meio do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) às unidades executoras de escolas estaduais e municipais, refere-se à primeira parcela do Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE Básico) de 2017. Os recursos irão beneficiar mais de 21,7 milhões de alunos em 85,7 mil escolas das cinco regiões brasileiras.
MEC

Inclusão

Comunidades rurais se mobilizam para criar Centros de Excelência em Educação no Campo

Ser um Centro de Excelência significa buscar de forma permanente a autotransformação e a transformação da comunidade. Não implica ser a melhor escola da região, mas ser a melhor escola dentro de um determinado contexto, a partir dos seus professores, com seus alunos. Prova disso pode ser vista logo no primeiro ano de ações, quando os moradores perceberam que – se era possível construir um banheiro na escola – também era factível construí-lo em suas casas. O fim das barreiras que separam escola e comunidade, conhecimento acadêmico e saber popular, encontram eco nas quatro casas de referência criadas pelo projeto na região, nas bibliotecas itinerantes, bancos de sementes e plantações agrícolas compartilhadas. O objetivo destas iniciativas é compartilhar e aplicar na comunidade as estratégias usadas com sucesso na escola.
Aprendiz

TRF garante rematrícula de universitária que conseguiu vaga por meio de cota

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) concedeu liminar garantindo a rematrícula a uma universitária que foi desligada do curso de medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) após ter a condição de cotista indeferida pela instituição. Ela havia conquistado o ingresso na universidade após ter se autodeclarado parda.
EBC

Leis e políticas

Flexibilização do Ensino Médio: ainda há mais perguntas do que respostas

Quatro meses após a aprovação da reforma do Ensino Médio, professores, escolas e até mesmo parte do poder público ainda têm muitas dúvidas sobre o novo modelo. Reunidas em São Paulo para o debate “Desafios Curriculares do Ensino Médio: implementação e flexibilização”, realizado pelo Instituto Unibanco, as secretarias estaduais de Educação mostraram o que têm feito sobre a reforma e os problemas que devem ser enfrentados para que ela aconteça de fato. No entanto, alguns pontos ainda são uma incógnita até mesmo para esses atores.
Nova Escola

Petição online propõe regulamentação do homeschooling

Já com mais de 2,5 mil assinaturas, o pedido precisa colher 20 mil apoiadores para ser discutido pelos parlamentares. A prática, ainda recente no país, cresce a cada ano e já conta com curso online para os pais, criado por Abadie e oferecido pelo Instituto Virtual Isidoro de Sevilha.
Gazeta do Povo

Organizações se negam a participar de Fórum de Educação 'desfigurado' por Temer

A Campanha Nacional pelo Direito à Educação, organização formada por várias instituições ligadas ao tema, comunicou ontem (4) ao Ministro da Educação, Mendonça Filho, que não vai indicar representantes para compor o novo Fórum Nacional de Educação. De acordo com o documento assinado pelo coordenador geral da Campanha, Daniel Cara, a intervenção "unilateral e arbitrária" do ministro no Fórum o "deixou desfigurado, carente de legitimidade e submisso às decisões" do próprio Mendonça Filho, "o que fere os princípios da auto-representação e da autonomia da sociedade civil em espaços democráticos e participativos".
RBA

CCJ aprova dedução no imposto de renda de doações para escolas

O objetivo da proposta é autorizar cidadãos e empresas a deduzirem no imposto de renda doações feitas para escolas da educação infantil e dos ensinos fundamental e médio. A proposta segue para análise da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e depois, em caráter terminativo, para a Comissão de Educação (CE).
Senado

Opinião

Estudantes merecem uma educação plena para a vida

O tema dessa coluna pode parecer novidade para muitos, mas não é bem assim. Quatro séculos antes de Cristo, Aristóteles já falava da necessidade de se prover uma educação que preparasse as pessoas plenamente para a vida, ao dizer que “educar a mente sem educar o coração não é educação”. Estamos nos referindo à educação integral, o que implica na inclusão do desenvolvimento de habilidades socioemocionais (tais como colaboração, autoconhecimento e persistência, entre diversas outras) no processo educacional para a formação plena das pessoas, como também apregoa o Artigo 205 da Constituição Federal. A novidade, talvez, esteja no fato de que a escola, na sua larga maioria, não deu a atenção devida à inclusão dessas competências tão fundamentais no currículo escolar – ou pelo menos não fez isso de forma intencional.
IstoÉ

Estatística, pesquisas e estudos

Por que os professores dizem que os dados do Inep sobre seus salários são irreais

Os dados sobre os salários dos professores divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) não refletem a realidade. A afirmação é da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) a partir de um estudo do órgão federal que divulgou que um docente da rede pública ganha, em média, R$ 3.335 por mês em uma jornada de 40 horas semanais. A entidade discorda, principalmente, da metodologia usada pelo instituto para mapear quanto ganham os profissionais de Educação no país.
Nova Escola

Inep atualiza Sinopses Estatísticas de 2010 com versão por município

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pelo Censo Escolar, apresentou nesta terça-feira, 4, uma versão da Sinopse Estatística da Educação Básica 2010 organizada por município. Com o novo documento, passa a ser possível acessar os dados desagregados para os 5.570 municípios brasileiros referentes ao período de 2010 a 2016. Até o primeiro semestre de 2018, deve ser concluída a desagregação dos dados de 2007 a 2009.
MEC

Ensino Superior

Governo avalia reduzir a 10% desconto automático de salário no Fies

O novo Fies, que será divulgado pelo governo nesta quinta-feira (6), prevê que a devolução do financiamento ocorrerá por meio do desconto automático do salário do recém-formado. A medida provisória fará menção à legislação que estabelece o limite de 30% para o crédito consignado, conforme mostrou a Folha . O grupo do governo que estuda as mudanças no Fies avalia, contudo, fixar um percentual de cerca de 10%
Folha de São Paulo

Profissionais da Educação

Carreira docente: desafios e perspectivas para o seu cumprimento

Apesar de a valorização dos profissionais da Educação receber destaque especial no Plano Nacional de Educação (PNE) e de aparentar especial relevância para a sociedade, o Brasil está longe de alcançar esta meta e vencer este desafio.
O Estado de São Paulo

Para sair do papel, política de formação docente precisa ter visão sistêmica e articulação com as políticas de carreira

O Estado de São Paulo

SP: ‘Maioria das licenciaturas não vai mudar para o ensino médio’, diz conselheira estadual

O Estado de São Paulo

Eventos

Quanto custa nossa educação (e o que está por trás dos números)

Bem humorado, José Marcelino tratou de questões acerca do financiamento da educação, desigualdades do sistema tributário e transparência na prestação de contas, apontando fatores que enfraquecem o ensino público num país com grande desigualdade social. O professor alertou ainda para os cuidados que o jornalista deve ter ao analisar os investimentos do Brasil em educação. Para ele, a falta de transparência com os investimentos em educação é majoritariamente uma questão política, que vai desde indicadores e estatísticas tendenciosos até desvio de verbas pela corrupção.
Jeduca

Outras do dia

Ranking não é critério absoluto de qualidade, diz criadora do RUF

Para a criadora do RUF (Ranking Universitário da Folha), Sabine Righetti, a imprensa erra ao utilizar rankings estudantis como critérios absolutos para determinar a qualidade dos cursos universitários. Segundo a jornalista, os indicadores têm sido utilizados pela imprensa e por instituições de ensino superior como os únicos parâmetros para decidir se os cursos de graduação são melhores que os da concorrente.
Jeduca

Brasil tem mais faculdades de direito que China, EUA e Europa juntos

Em 2010, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) declarou que o país tinha 1.240 cursos para formação de advogado, enquanto as outras nações, incluindo China, Estados Unidos e todas da Europa, somavam 1.100. É natural, portanto, que exista a preocupação com a saturação do mercado.
G1