segunda-feira, 10 de julho de 2017

Noticias de Educação - 10/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

O desafio de educar para um futuro digital e mutável

Mais da metade dos alunos de hoje seguirão carreiras ainda inexistentes e difíceis de prever. Mas que carreiras “do futuro” são essas? Segundo os especialistas ouvidos pelo Centro de Referência em Educação Integral, devem persistir as profissões que requerem subjetividade e produção de sentido e deixam de existir aquelas que exigem somente a reprodução de padrões ou observação rápida e precisa de uma massa de dados. Estas últimas devem ser substituídas por tecnologias que desempenham tais funções de forma mais rápida, eficiente e barata.
CR Educação Integral

Ensino de matemática engatinha até nas escolas privadas de elite do país

A enorme dificuldade do Brasil no ensino da matemática vai muito além do universo da rede pública. O desempenho das escolas privadas de elite do país na disciplina só supera o obtido por alunos de nível socioeconômico inferior à média das nações desenvolvidas.
Folha de São Paulo

Escola do Piauí coleciona medalhas e vive empolgação com a matemática

Folha de São Paulo

Plataforma combina atividades digitais com livros para engajar alunos

Na busca pela inovação, muitas escolas substituem cadernos por tablets, brincadeiras em sala por games digitais e rodas de conversas por chats online. Mas para Rafael Parente, criador do Conecturma, que combina uma plataforma digital com animações, games e música e livros didáticos, fantoches e jogos em sala, o caminho para a inovação com resultados é a educação híbrida.
Porvir

Crianças que vivem em igualdade de gênero atribuem menos estereótipos

É na infância que se pode trabalhar para quebrar com os paradigmas e mostrar para as crianças, e futuros adultos, que gênero não define o que a pessoa é. Essa é uma das conclusões do de um estudo publicado recentemente no Journal of Experimental Child Psychology, da Universidade de Upsalla, na Suécia, que avaliou crianças de 3 a 6 anos de idade de uma escola cujas práticas incluem usar pronomes neutros e evitar a diferenciação de brinquedos para meninos e meninas.
O Estado de São Paulo

As crianças diante da violência em jogos e filmes

A pergunta que não consegue calar: a violência em filmes e games torna as crianças mais violentas? A resposta correta a qualquer pergunta muito geral como esta é: depende. Mas depende de quê?
Veja

Avaliação

Escolas particulares poderão aderir a sistema de avaliação

Em recente reunião com representantes da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos Particulares de Ensino (Sinepe) de vários estados, Maria Inês Fini e Luana Bergmann – presidente e diretora de Avaliação da Educação Básica do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) – falaram sobre a adesão das escolas particulares ao Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saaeb) 2017.
MEC

Gestão

Educação é vulnerável a ataques de segurança

Dentre todos os setores da economia, a área de educação é uma das mais vulneráveis a ataques de ransonware. Diferentemente de outras organizações, como bancos que têm foco em segurança, a cultura organizacional das instituições de ensino foi projetada para incentivar e facilitar o acesso às informações e a troca de conhecimentos entre diversas pessoas. Professores, alunos e pesquisadores costumam acessar informações da rede escolar a partir de diferentes locais, dentro e fora do campus, e de vários dispositivos. E quanto maior o número de pessoas e aparelhos conectados, maior é a probabilidade de um ataque.
Carta Educação

Inclusão

Menos de 13% da população carcerária tem acesso à educação

Dos mais de 700 mil presos em todo o país, 8% são analfabetos, 70% não chegaram a concluir o ensino fundamental e 92% não concluíram o ensino médio. Não chega a 1% os que ingressam ou tenham um diploma do ensino superior. Apesar do perfil marcado pela baixa escolaridade, diretamente associada à exclusão social, nem 13% deles têm acesso a atividades educativas nas prisões. O quadro reflete a omissão do poder público em conflito com a legislação nacional e internacional.
RBA

Unesp terá comissão para verificar declaração de cor dos alunos cotistas

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) vai averiguar se alunos cotistas da instituição são realmente pretos ou pardos, como indicado na inscrição do processo seletivo. Segundo a instituição, o sistema foi criado após denúncias de falsas declarações entre candidatos cotistas.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Reforma do ensino médio deve levar mais de 3 anos para iniciar implantação

Anunciada em setembro e sancionada na forma de medida provisória (MP) em fevereiro, a reforma do ensino médio deve levar alguns anos para entrar totalmente em vigor. A implementação total da lei ainda depende da aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e da análise de conselhos estaduais de educação, que devem adaptar a lei às realidades locais. Esta é considerada a maior mudança na educação brasileira dos últimos 20 anos.
O Estado de São Paulo

PNE: Rumos para a alfabetização

Uma das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) mais estratégicas para a promoção da qualificação da aprendizagem na Educação Básica é a meta 5, que trata da alfabetização. Sem as variadas habilidades desenvolvidas nesse processo, dificilmente a trajetória escolar será embalada pelo sucesso do aluno. A alfabetização eficiente é determinante para que as aprendizagens em todas as áreas do conhecimento ocorram ao longo de toda a vida, e o exercício da cidadania aconteça de fato nos planos pessoal e profissional.
O Estado de São Paulo

Opinião

Escola sem noção

Quando se investiga mais a fundo as brigas que o Escola Sem Partido comprou, fica claro que, no fundo, o movimento não é contra a “doutrinação”. É contra o pensamento livre. Um dos seus princípios mais básicos, por exemplo, é defender “o direito dos pais a que seus filhos recebam a educação moral que esteja de acordo com suas próprias convicções”. No fundo, o que o movimento quer é controlar os professores, para garantir que os alunos não aprendam “ideias perigosas” na escola, como o feminismo. Ou a justiça.
Nexo

Ensino Superior

Novo Fies: veja respostas para 15 dúvidas sobre as mudanças no financiamento

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) vai sofrer mudanças a partir de 2018 com a divisão em três tipos de contrato, que terão juros e público alvo diferente. O funcionamento do novo Fies vai ainda depender da aprovação de Medida Provisória (MP) que será encaminhada ao Congresso. Depois de aprovada a MP, o governo regulamentará em portaria o funcionamento do programa e dará detalhes ainda não conhecidos do seu funcionamento.
G1

Conheça os prós e contras das mudanças no Fies anunciadas pelo governo Temer

iG

Faculdades só poderão aderir ao Novo Fies se investirem no fundo garantidor, diz medida provisória

G1

Diagnóstico mostra ausência de sustentabilidade fiscal e rombo histórico no custo do Fies

MEC

Com salários atrasados, professores da Uerj decidem por greve após as férias

Com salários atrasados, docentes da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) decidiram, em assembleia realizada na última quinta-feira (6), que entrarão em greve no dia 1º de agosto, quando começariam as aulas do segundo semestre.
Folha de São Paulo

Por crise, faculdades da Unesp pedem redução de vagas no vestibular

Com recursos escassos, faculdades da Universidade Estadual Paulista (Unesp) têm apelado à reitoria para reduzir o número de vagas oferecidas no próximo vestibular. A administração reconhece os pedidos, mas recusou as solicitações. A instituição enfrenta grave crise financeira desde 2014.
O Estado de São Paulo

Outras do dia

Quer ser aluno de Dilma Roussef e Jean Wyllys? Basta pagar R$ 7.200

O socialismo do século 21 pode não ter dado muito certo até agora, mas os interessados em aprender mais sobre o tema têm uma oportunidade singular: um curso que tem entre seus professores a ex-presidente Dilma Rousseff, além de um extenso grupo de militantes e políticos de esquerda. As aulas da pós-graduação “A esquerda no século XXI” acontecerão em Chapecó (SC).
Gazeta do Povo

Polícia prende grupo que vendia gabaritos de vestibulares de Medicina

A Polícia Civil de Goiás prendeu nesta quinta-feira, 6, cinco suspeitos de fraudes em vestibulares de Medicina em 12 Estados e no Distrito Federal. Os envolvidos foram flagrados por investigadores disfarçados negociando vagas e infiltrados durante a realização das provas, como fiscais.
O Estado de São Paulo