quarta-feira, 12 de julho de 2017

Notícias de Educação - 12/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Pais questionam ensino de conteúdo sobre gênero e sexualidade

Mais de 125 pais de alunos do Colégio Santo Agostinho, que possui unidades em Belo Horizonte e região metropolitana, produziram uma notificação extrajudicial exigindo que conteúdos relacionados a gênero e sexualidade sejam proibidos em sala de aula. O principal argumento dos tutores é de que a discussão de temas como homossexualidade, bissexualidade, transexualidade, contracepção, prostituição, masturbação e aborto – chamados coletivamente de ideologia de gênero no documento – podem trazer experiências “comprovadamente trágicas” aos 8.500 estudantes do colégio. O texto afirma ainda que questões de sexualidade têm sido recorrentes, principalmente em aulas de ciências e de ensino religioso.
O Tempo

16 vídeos inspiradores mostram como é possível transformar a educação

Como práticas pedagógicas e escolas inovadoras ao redor do mundo estão alcançando resultados positivos? Todos os vídeos do Transformar 2017 já estão disponíveis para você assistir aos melhores momentos do maior evento de inovação em educação do país.
Porvir

Gestão

Repasses do governo federal para a ampliação de vagas em creches caem 65% em um ano

Entre 2015 e 2016, os repasses do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) para a ampliação do número de matrículas em creches em todos os municípios do Brasil caíram 65%. Os dados foram obtidos pela GloboNews por meio da Lei de Acesso à Informação
G1

Estudantes de Chicago não poderão sair do ensino médio sem um plano para o futuro

Para se formar em escolas públicas de Chicago, estudantes deverão cumprir um novo requerimento incomum: eles terão de mostrar que têm um emprego garantido ou receberam uma carta de aceite em uma faculdade, programa de aprendiz, programa de intercâmbio ou nas forças armadas.
Gazeta do Povo

Educação Estadual começa a ser terceirizada na Paraíba

O Governo do Estado realiza nesta terça-feira (11), na sala de reuniões da Central de Compras do Centro Administrativo Estadual, em João Pessoa, o processo seletivo para escolha de Organização Social (OS) qualificada na área de Educação para celebrar contrato de gestão pactuada das ações e serviços de apoio em escolas da rede estadual de ensino. Trata-se, de acordo com entidades representativas de professores, de um processo de terceirização das escolas de ensino público estadual.
Correio da Paraíba

Inclusão

UFV investiga fraude no sistema de cotas

Pelo menos 26 estudantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na Zona da Mata, podem ter suas matrículas nos cursos de graduação canceladas, caso não justifiquem a solicitação de reserva de vaga por cota étnico-racial.
O Tempo

Leis e políticas

MG: Assembleia promulga emenda que permite adicional para servidores da educação

A Mesa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais promulgou nesta terça-feira (11) a Emenda à Constituição 95, que assegura o recebimento do Adicional de Valorização da Educação Básica (Adveb) aos servidores da categoria.
Hoje em Dia

Opinião

Educação, corrupção e desenvolvimento

O Fórum Econômico Mundial acaba de publicar o Índice Global de Produtividade, que inclui vários fatores relativos ao desenvolvimento, dentre eles um que trata de ética e corrupção. O economista Guilherme Hirata, do IDados, analisou, em um post, a relação desse índice com quatro indicadores: PIB per Capita, Desigualdade de Renda, Competitividade e Notas no Pisa. Suas conclusões são dramáticas para o Brasil: as correlações entre esses indicadores são muito fortes, e em todas elas, o Brasil fica muito mal na foto.
Veja

CE: "Educação ambiental na escola"

Foi aprovado, na Assembleia Legislativa, o projeto de lei 038/2017, que cria o Selo Escola Sustentável, de iniciativa das secretarias estaduais da Educação (Seduc) e do Meio Ambiente (Sema). O objetivo é fomentar a consciência e o engajamento da comunidade escolar em relação ao uso racional dos recursos públicos e naturais. Melhor dizendo, se quer que as escolas da rede estadual de ensino pautem suas ações a partir do corte da sustentabilidade, do apego ao meio ambiente e com uma forte planificação quando da utilização de seus recursos.
O Povo

EAD

Instituições de EaD preveem ‘novo mercado’ com reforma no ensino médio

Criada na reforma do ensino médio, a permissão para convênios entre redes estaduais e instituições de Educação a Distância (EaD) tem gerado expectativa para a abertura de um novo mercado. Em maio, pouco depois da aprovação da reforma, o governo federal revogou um decreto que restringia o EaD apenas a conteúdos complementares e situações excepcionais no nível médio. Agora, os convênios poderão servir para cumprir "exigências curriculares" a distância, segundo o texto da reforma.
O Estado de São Paulo

Ensino Superior

Vestibular da Uerj acontece no domingo e muitos estudantes vão fazer a prova preocupados

O vestibular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) está chegando: o primeiro exame é neste domingo (16). Com a crise na universidade, tem muita gente preocupada, vivendo na incerteza. O número de estudantes que se inscreveram na prova caiu para menos da metade, comparando com o ano passado. A expectativa para o vestibular é tão grande quanto a incerteza.
G1

RJ: secretário se demite e acusa governo de discriminar professores da Uerj

Uol

Profissionais da Educação

Justiça decide que professores não podem ser punidos por faltas durante greve

A juíza Maria Gabriella Pavlópoulos Spaolonzi, da 13ª Vara da Fazenda Pública da Capital, concedeu liminar na sexta-feira (7) pleiteada pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) para que a Fazenda do Estado deixe de consignar faltas e aplicar penalidades administrativas — demissões, dispensas e rescisões de contratos temporários — aos professores que participaram do movimento grevista ocorrido entre 28 e 31 de março deste ano.
R7

Eventos

Prêmio valoriza experiências inovadoras na formação de professores

Com o objetivo de valorizar e divulgar experiências inovadoras na formação inicial de professores, a Fundação Carlos Chagas recebe inscrições para a sétima edição do Prêmio Professor Rubens Murillo Marques. Até o dia 28 de agosto, docentes universitários de todo o país podem submeter suas práticas para concorrer ao valor de R$ 20 mil e ter o seu trabalho publicado na coleção Textos FCC.
Porvir

Outras do dia

Violência fecha escolas e interrompe aulas em 93 de 100 dias no Rio

"As balas perdidas também estão invadindo as escolas do Rio." "Ameaçadas, escolas fecham." "Estudantes ficam feridos em decorrência de um tiroteio." Os títulos são de reportagens da Folha de 1996, 2003 e 2006, mas se enquadram no cenário de 2017, diante do recrudescimento da violência na cidade.
Folha de São Paulo