quinta-feira, 20 de julho de 2017

Notícias de Educação - 20/jul/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Por que ensinar habilidades socioemocionais

Um mundo em mutação exige que indivíduos e sociedades se adaptem continuamente e colaborem entre si para resolver problemas nunca antes vistos. Nas próximas décadas, surgirão empregos que ainda não existem e as tecnologias continuarão evoluindo. É nesse contexto que vários países analisam seus sistemas de ensino atuais e valorizam as habilidades não cognitivas no cotidiano escolar.
Gestão EScolar

Repetência não muda rota de fracasso escolar

Pouquíssimos estudantes de 15 anos demonstram proficiência nas disciplinas testadas (matemática, ciências e leitura). O recorte é ainda mais chocante se for analisado o desempenho específico de adolescentes que já foram reprovados no início da vida escolar. Apenas 1 aluno que havia repetido uma vez nos primeiros anos do ensino fundamental estava entre as 105 exceções de escolas públicas que obtiveram um bom resultado em 2015.
Folha de São Paulo

MEC vai aumentar controle sobre avaliação de livros didáticos

O governo editou nesta quarta-feira um decreto para ter mais controle sobre a avaliação pedagógica dos materiais distribuídos a alunos e professores da educação básica pública. Com as novas regras, o Ministério da Educação (MEC), que executa o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), deixará de delegar às universidades a tarefa de examinar as obras a serem compradas pelo governo. No lugar das instituições, serão acionados profissionais inscritos no banco de avaliadores do MEC.
O Globo

Novo PNLD abre espaço para estados, municípios e professores da educação básica

MEC

MEC volta atrás e confirma ciclo do livro didático de quatro anos

G1

Site que conecta voluntários e alunos da rede pública passa a receber pedidos de professores

Desde de terça-feira (18), a plataforma Quero na Escola, que conecta alunos de escolas públicas a voluntários dispostos a atenderem seus pedidos, decidiu estender essa ligação ao professor. Pelo segundo ano consecutivo, docentes de todo o Brasil podem fazer seus próprios pedidos por aulas ou atividades culturais dadas por profissionais de fora, nas suas respectivas unidades da rede pública. Pode tanto ser para ensinar algo aos próprios professores ou para promover uma atividade aos estudantes.
G1

Atividade inverte a sala de aula na formação de professores de educação física

O projeto teve duração de um semestre, de fevereiro até julho deste ano. Escolhi trabalhar com a plataforma virtual de aprendizagem Edmodo porque ela ajuda muito o professor a inverter a lógica da sala de aula. Como tem um aplicativo, os estudantes também podem fazer todas as atividades pelo smartphone.
Porvir

Gestão

DF tem 170 instituições particulares com o Selo Escola Legal

Criado pelo Sindicato dos Estabelecimentos Particulares de Ensino do Distrito Federal (Sinepe/DF) em 2012, o Selo Escola Legal é dado às instituições que obedecem a quatro critérios aprovados pela Secretaria de Educação do DF (SEDF): estrutura adequada; quadro profissional qualificado; proposta pedagógica clara e todas as licenças de funcionamento em dia e princípios éticos reconhecidos pelo Sinepe/DF.
Correio Braziliense

Inclusão

Cotas em concursos: como definir quem é negro?

Um edital de concurso da Prefeitura de São Paulo para professores, lançado em fevereiro de 2016, reservava 20% das vagas para negros, negras e afrodescendentes. Para assegurar a concorrência a essas vagas, era necessária apenas a autodeclaração. Mas, em dezembro do mesmo ano, a Prefeitura instituiu a Comissão de Análise de Compatibilidade com a Política Pública de Cotas com a intenção de confirmar a autodeclaração dos candidatos. A criação da comissão reacendeu o debate sobre como lidar com a definição de quem se enquadra dentro de cotas raciais.
Nova Escola

Cotas raciais: exigência de entrevista elimina quase 70% dos candidatos em federal

Gazeta do Povo

Cotistas ainda enfrentam preconceito em instituições de ensino superior

O Dia

Garantir acesso de jovens de 15 a 17 anos depende de políticas focalizadas

É dever do poder público atender a demanda, oferecendo vagas para todas as faixas etárias previstas na legislação. Deve ser feito um levantamento minucioso das necessidades desses jovens para que eles sejam atendidos pelas unidades de ensino – especialmente se forem jovens com deficiência, indígenas, quilombolas, moradoras de regiões de difícil acesso ou de alta vulnerabilidade social. Porém, não basta apenas os governos oferecerem as vagas. É fundamental que existam políticas focalizadas para garantir a permanência desses jovens na escola, sua aprendizagem e a conclusão do Ensino Médio. Os indicadores mostram que a taxa de jovens de 15 a 17 anos matriculados no Ensino Médio é de apenas 56,4%, enquanto 18% deles ainda está no Ensino Fundamental e 14,6% fora da escola.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Janine articula bancada da Educação no Congresso para 2018

O ex-ministro da Educação Renato Janine Ribeiro articula "uma frente de candidatos a deputado federal pela Educação"; segundo o colunista Lauro Jardim, a ideia é eleger, em 2018, pelo menos 10 parlamentares especializados na área "para qualificar a condução de temas educacionais no Congresso"; no Facebook, Janine disse que não sabe se será candidato em 2018, e que, no momento, dedica-se à vida acadêmica, com previsão de lançar um livro dia 18 de agosto
Brasil 247

Estatística, pesquisas e estudos

Unicamp ultrapassa USP e fica em 1º lugar em ranking de universidades da América Latina

A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a nova primeira colocada no ranking das melhores universidades da América Latina realizado pela revista Times Higher Education (THE). Pela primeira vez, a instituição ultrapassou a Universidade de São Paulo (USP), que ficou na segunda posição na edição deste ano
G1

Por que a Unicamp tomou da USP o 1º lugar em ranking de melhores universidades da América Latina

BBC

Eventos

Inscrições para Educação 360 Tecnologia já estão abertas

A interferência das novas tecnologias no cotidiano é notória e, muitas vezes, se impõe sobre as relações interpessoais e até de trabalho. Mas há um terreno em especial no qual a influência do mundo digital é constantemente alvo de questionamentos: a educação. Para debater o papel da tecnologia na aprendizagem estão abertas as inscrições para o Educação 360 Tecnologia.
O Globo

Outras do dia

Um terço das escolas francesas optam por um retorno à semana de quatro dias (em francês)

Três semanas após a publicação do decreto para mudar o ritmo escolar e para permitir o retorno à semana de quatro dias, quase um terço das escolas primárias fizeram esta escolha para o próximo ano letivo. Estas instituições (exatamente 31,8% das escolas primárias na França) escolarizam 28,7% de jovens estudantes, acrescentou o ministério. São "principalmente" as cidades rurais que assumiram essa "nova liberdade".
Le Monde (em francês)