sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Notícias de Educação - 04/ago/2017

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Pais helicóptero. E a Escola?

É o novo programa do Focando Educação. 'Pais-helicóptero' são os pais que estão sempre girando em torno dos filhos. E a Escola, como pode ajudar?
Focando Educação

Sala de aula

5 bons exemplos para a Educação Infantil brasileira

A primeira fase da educação tem papel decisivo na formação dos estudantes: um ensino infantil de qualidade pode ser o diferencial para uma melhor formação intelectual, social e profissional. E, nesse quesito, o Brasil vai mal. Confira cinco exemplos que podem servir de inspiração para a a educação infantil brasileira.
Gazeta do Povo

Cresce o uso do celular como ferramenta em escolas pelo Brasil

Embora estejam presentes em 81% das escolas públicas, os laboratórios de informática encontravam-se em uso em pouco mais da metade delas em 2016, segundo a pesquisa TIC Educação. Pela primeira vez em 2016, a pesquisa investigou a utilização de celulares por alunos em atividades pedagógicas, realizadas tanto dentro quanto fora da escola. O uso desse tipo de dispositivo em atividades escolares foi citado por 52% dos alunos de escolas com turmas de 5º ano e 9º ano do Ensino Fundamental e do 2º ano do Ensino Médio, localizadas em áreas urbanas. Esse percentual atingiu 74% entre os estudantes do Ensino Médio.
IDG Now

52% das instituições de educação básica usam celular em atividades escolares, aponta estudo da Cetic

G1

Celular avança nas escolas, mas conectividade ainda limita novas práticas

Porvir

Mais de 70% dos alunos usam celular nas atividades escolares

Correio Braziliense

(vídeo) Marina Castagnetti: “Em Reggio, colocamos a criança no centro do aprendizado”

Em entrevista ao blog, a italiana Marina Castagnetti, educadora de Reggio Children, conta o que faz a diferença na abordagem pedagógica para a primeira infância de Reggio Emilia, na Itália
O Estado de São Paulo

Como criar e usar mapas mentais para melhorar seus estudos?

Não importa o que as pessoas estejam estudando: novas fórmulas para que os conteúdos sejam entendidos e sejam gravados são necessários. Por causa disso, são muitos os que criam métodos novos para que os nomes, os conceitos e as datas não sejam esquecidos e, principalmente, para que sejam entendidos. Os mapas mentais constituem uma dessas técnicas.
Canal do Ensino

Gestão

Escola sem Partido intimida e persegue professores

É crescente o número de professores que vêm sofrendo algum tipo de perseguição por conta de suas práticas pedagógicas, o que evidencia a existência de um movimento que atua na contramão da autonomia docente. Professores relatam casos de perseguição em sala de aula, sob acusação de doutrinarem seus estudantes.
Carta Educação

Escolas estaduais de SP terão mural com nota do Idesp e plano de melhoria

Todas as escolas da rede estadual de São Paulo localizadas na capital paulista terão, ainda neste semestre, um painel com metas em indicadores educacionais e estratégias para alcançá-las. O quadro faz parte de um novo projeto do governo Geraldo Alckmin (PSDB) com foco em gestão escolar voltada a resultados.
Folha de São Paulo

Inclusão

Mulheres são mais inteligentes em países com igualdade de gênero

Uma pesquisa da Universidade de Paris-Dauphine, na França, sugere que a inteligência das mulheres está diretamente relacionada com a garantia de direitos iguais entre os gêneros em cada país. Publicado na Psychological Science, o estudo mostrou que quanto mais igualdade, maior as chances de as mulheres de meia idade terem mais conhecimento que os homens.
Galileu

'Sou sobrevivente pela educação', diz professora negra que comoveu a Flip ao falar de racismo

"Eu sou uma sobrevivente pela educação. Com todo o preconceito e com todas as coisas, eu venci", afirmou a paranaense Diva Guimarães, que emocionou milhares de brasileiros ao discursar sobre preconceito durante a 15ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), no dia 29 de julho. "Um negro pra estudar e pobre passa por muitas humilhações", disse a professora, que é formada em Educação Física.
G1

Pela primeira vez em 380 anos, Harvard tem maioria 'não branca' de calouros

Mais da metade dos estudantes que entrarão em Harvard neste ano não será branca. Entre os calouros que iniciam o ano letivo neste mês na universidade, que formou mais presidentes americanos do que qualquer outra, 50,8% vêm de minorias. Nos 380 anos de história da prestigiada instituição, é a primeira vez que isso acontece, segundo os números oficiais.
BBC

Leis e políticas

Comissão aprova inclusão de tema da violência contra a mulher no currículo escolar

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher aprovou proposta que prevê a inclusão de conteúdos relativos à prevenção de todas as formas de violência contra a mulher como temas transversais nos currículos escolares.
Câmara

Estatística, pesquisas e estudos

O custo do analfabetismo para a vida do indivíduo

A alfabetização é a principal porta de acesso à educação formal. Não há discussão sobre isso. O que não se sabia até pouquíssimo tempo era o impacto da alfabetização no desenvolvimento geral da criança no decorrer da vida. Estudos internacionais começaram a trilhar esse caminho nesta década. Agora, um levantamento liderado por Ricardo Paes de Barros, economista-chefe do Instituto Ayrton Senna e professor do Insper, usou os dados do Censo Educacional, do Censo Brasileiro e outras informações do Brasil para mostrar o impacto da não alfabetização na saúde, nos ganhos financeiros e no planejamento familiar de cada indivíduo e de sua família.
Época

Técnico e Profissionalizante

Pronatec tem 575 mil vagas para cursos gratuitos em todo o País

O MEC (Ministério da Educação) informa que estão abertas até o dia 18 de agosto as inscrições para 575 mil vagas gratuitas em cursos de Formação Inicial e Continuada e qualificação profissional, nas modalidades presencial e a distância, no âmbito do Pronatec (Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego).
iG

Ensino Superior

Faculdades particulares se articulam no Congresso contra regras do novo Fies

Faculdades privadas se mobilizam no Congresso para fazer alterações na Medida Provisória que cria para 2018 o novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O texto desagradou às empresas de educação, que querem que o governo se comprometa com uma parte maior do financiamento, entre outros pontos. A MP já recebeu 278 propostas de emendas, 42 delas sugeridas e apoiadas pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup), uma das principais entidades do setor.
O Estado de São Paulo

Afetadas pela crise, universidades poderão vir a contar com fundos patrimoniais

Em meio às notícias sobre o sucateamento das universidades públicas federais e estaduais, que estão sem recursos até mesmo para atividades básicas de manutenção e pagamento de contas de água, energia e internet, o Senado analisa proposta que pode ajudar a alterar esse quadro. O Projeto de Lei do Senado (PLS) 16/2015, que já pode ser votado pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), permite a criação de fundos patrimoniais para financiar as atividades de instituições de ensino superior, fortalecendo o ensino e desenvolvendo a pesquisa de excelência.
Senado

Crise do Rio deixou Uerj sem R$ 80 milhões em pesquisas, diz reitor

Uol

Profissionais da Educação

Em greve, professores da Uerj fazem manifestação contra atraso nos salários

Professores da Uerj (Universidade do Estado do Rio de Janeiro) que estão em greve desde a última terça-feira (1º) realizaram nesta quinta-feira (3) um protesto em frente à entrada principal do Campus Maracanã contra o atraso dos salários e das bolsas acadêmicas, além de reivindicar melhorias nas condições de trabalho.
iG

Quer dar aulas? Universidades recrutam professores não-acadêmicos

“Penso em dar aula em universidades como uma segunda carreira”. Para quem tem esse objetivo a boa notícia é que universidades estão abrindo mais espaço para professores com o pé fincado no mundo empresarial e já recrutam em maior escala profissionais de mercado interessados em dividir conhecimento adquirido ao longo da carreira.
Exame

Outras do dia

Grupos se juntam para formar “UNE de direita”

Um novo grupo de lideranças estudantis decidiu criar uma organização para se contrapor à UNE (União Nacional dos Estudantes). O projeto UniLivres (Universidades Livres) reúne grupos liberais e conservadores que vinham atuando de forma autônoma em universidades de todas as regiões do país.
Gazeta do Povo

Satanistas criam curso infantil para contrapor ensino cristão em escolas dos EUA

Desde 2001, a Suprema Corte americana permite que grupos religiosos ofereçam cursos extracurriculares a alunos da rede pública. Graças à regra, igrejas católicas e evangélicas espalharam os chamados "Clubes de Boas Notícias" por colégios de todo o país, com a missão de "evangelizar meninos e meninas com o Evangelho do Senhor, para estabelecê-los como discípulos da Palavra de Deus". Com a imagem de um lápis escolar de três pontas, simulando um tridente, membros do Templo Satanista dos EUA decidiram aproveitar a legislação para "oferecer uma alternativa a crianças e pais" e questionar a legitimidade dos cursos cristãos na rede de ensino infantil.
BBC