sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Noticias de Educação - 11/ago/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Medo de passar vergonha impede inovação em sala de aula

Você consegue imaginar por que a estrutura escolar, os métodos e a rotina em sala de aula parecem se repetir há anos? Uma pesquisa realizada pela antropóloga Lauren Herckis, na Universidade Carnegie Mellon, nos Estados Unidos, pode ter encontrado a resposta: ela concluiu que os profissionais da educação têm receio de inovar ou implantar novas práticas por medo de parecerem estúpidos e passar vergonha diante dos alunos.
Gazeta do Povo

Estudantes da USP desenvolvem aplicativo para auxiliar em estudos pré-vestibular

Alunos do Instituto de Matemática e Estatística da USP (Universidade de São Paulo) desenvolveram um aplicativo para celular cuja finalidade é tornar mais dinâmico o aprendizado dos alunos em colégios e cursinhos pré-vestibulares. O programa visa resolver problemas como dificuldade para retenção de conteúdo, desmotivação e falta de tempo.
iG

Gestão

Crise e abertura a mulheres fazem busca por Escola de Cadetes aumentar 247% em cinco anos

A procura pela carreira militar na EsPCEx (Escola Preparatória de Cadetes do Exército), a única escola de cadetes do país, em Campinas, cresceu 247,11%, nos últimos 5 anos. A concorrência ficou tão grande que a relação candidato vaga para as mulheres supera a disputa por uma cadeira na Faculdade de Medicina da Unicamp. A escola tem 400 vagas para homens e 40 para mulheres.
G1

Leis e políticas

Professor conservador diz que projeto da Escola sem Partido o fez repensar conduta em sala de aula

Em mais uma audiência pública da comissão especial da Câmara dos Deputados com o objetivo de discutir o projeto de lei da Escola sem Partido (PL 7180/14 e apensados), o professor do Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais Vitor Geraldi Haase relatou que a proposta o fez repensar sua conduta em sala de aula.
Câmara

Opinião

Vamos apostar na boa gestão: ela é fundamental para que a escola cumpra o seu papel de ensinar

O primeiro ingrediente para uma escola funcionar bem é entender seu propósito e estabelecer uma meta quantitativa e qualitativa para garantir que todas as crianças aprendam. O segundo é escolher uma equipe capaz de entregar o resultado desejado da forma certa, isto é, respeitando a cultura e os valores da casa. Para isso, é fundamental estar consciente desses valores e também da cultura desejada. A intencionalidade e a cultura são a alma da escola! Por fim, o terceiro ingrediente é fazer uma distinção clara entre o papel de gestão, regras, processos, avaliações de resultado e o papel de liderança da equipe gestora da escola. A questão da gestão em si se faz com instrumentos, sistemas e disciplina. A segunda parte, a da liderança, é mais sutil.
O Estado de São Paulo

Técnico e Profissionalizante

Se lei fosse cumprida, 500 mil jovens a mais seriam contratados, diz deputada

Pelo menos 500 mil jovens aprendizes poderiam ser contratados por empresas se a chamada Lei de Aprendizagem (10.097/00) fosse cumprida. O alerta foi dado pela presidente da Comissão de Legislação Participativa, deputada Flávia Morais (PDT-GO), em seminário promovido na Câmara.
Câmara

Ensino Superior

Governo mantém R$ 5 mil como teto de mensalidade para Fies do 2º semestre

O governo federal vai manter o teto de R$ 5 mil mensais para contratos do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do segundo semestre de 2017. A decisão foi anunciada em fevereiro e reforçada em portaria publicada no Diário Oficial da União nesta quinta-feira (10).
G1

Crise leva Uerj a retirar prova de português de exame discursivo

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) anunciou uma mudança emergencial na estrutura de seu exame discursivo, que acontecerá no dia 3 de dezembro. A instituição cancelou a realização da prova de Língua Portuguesa Instrumental, a que todos os candidatos eram submetidos. No vestibular deste ano, os estudantes deverão fazer apenas uma prova de Redação e duas avaliações específicas de sua área. A mudança foi necessária para viabilizar o exame em meio à crise da Uerj.
O Globo

Profissionais da Educação

Série homenageia professores que fazem a diferença nas escolas

Imagine que a vida seja uma grande peça de teatro. No palco, além da nossa família, a escola é protagonista e dentro dela, os professores e funcionários são mais do que personagens, são os roteiristas, que ajudam a gente escrever a nossa própria história.
Hoje

Outras do dia

Alunos de medicina da USP usam aulas de dança como antídoto para a pressão do curso

Depois de quatro horas seguidas, a aula acaba. Os alunos de medicina da Universidade de São Paulo (USP) saem correndo dos laboratórios – mais um pouco e já precisarão estar de volta aos cadernos e livros, para mais quatro horas de estudo. Vão para o restaurante? Não. Querem dançar. Objetivo do MedDança é que alunos tenham uma válvula de escape durante a semana – entre tantas provas, atividades e aulas integrais.
G1

Ministério da Educação não vai distribuir vibradores em escolas

O texto intitulado “Edital Mec – Distribuição gratuita de 500 mil vibradores de Borracha nas Escolas”, obra do blog de humor Joselito Müller em 2015, foi republicado na última terça-feira pelo site Sociedade Oculta e, desde então, já teve cerca de 205.000 compartilhamentos em redes sociais e no WhatsApp.
Veja

Diretora responderá por cancelar matrícula de aluna com paralisia cerebral

O Ministério Público do Maranhão denunciou criminalmente a responsável pela escola Dom Bosco, no município de Imperatriz, por cancelar, 'de forma arbitrária', a matrícula de uma aluna de 7 anos de idade com paralisia cerebral. Segundo a acusação, Maria Carmem Colombi também 'constrangeu' a mãe da criança.
Uol