terça-feira, 22 de agosto de 2017

Notícias de Educação - 22/ago/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

G Suite for Education: Google libera ferramentas gratuitas para escolas

Você já ouviu falar do G Suite For Education? Esta promete ser uma das ferramentas mais inovadoras no setor de educação. Cada vez mais a tecnologia vem crescendo a favor de uma educação de qualidade. Agora os alunos podem ter acesso a uma série de ferramentas gratuitas para auxiliar nos estudos e trabalhos escolares. Além disso, os educadores poderão até criar uma sala de aula virtual, pode acreditar.
Canal do Ensino

Educação financeira vira matéria de jardim de infância

A professora portuguesa faz parte de um novo movimento de especialistas que tentam introduzir o universo das finanças para crianças logo em seus primeiros anos de vida. Segundo estudiosos, o esforço vale a pena, já que é na primeira infância que elas estão mais propensas a absorver essas informações. No primeiro ano de vida do projeto de Lina, o dinheiro que a turma arrecadou com a venda de bolos em mercados da cidade virou uma viagem a Lisboa, onde as crianças conheceram o Oceanário e participaram da atividade de dormir com tubarões. Esse foi o ponto de partida para mirar mais alto nos anos seguintes: andar pela primeira vez de avião e brincar de reis e rainhas no Palácio de Queluz foram desejos que também se tornaram realidade.
IstoÉ Dinheiro

Ordem em meio ao caos: escolas militares ganham espaço com bons resultados

Qual é o segredo desses colégios? Para os gestores, um dos trunfos é conseguir, por meio da disciplina, a motivação para o estudo contínuo e não apenas o “estudar para a prova”. O outro caminho que influencia nos resultados é a seleção dos alunos. Sistema atrai por disciplina e desempenho acima da média, mas não é unanimidade.
Gazeta do Povo

Avaliação

Enem ainda não tem detectores de metal garantidos para aplicação de prova

A menos de três meses da aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação responsável pela avaliação, ainda não tem os detectores de metal para serem usados nos locais de prova. A medida de segurança foi adotada nas últimas edições do exame para evitar fraudes.
O Globo

Gestão

SP: Prefeitura corta 1/3 de recurso complementar para escolas municipais

A Prefeitura de São Paulo cortou um terço do recurso complementar recebido pelas escolas municipais, por meio das Associações de Pais e Mestres (APM), para manutenção das unidades e aquisição de material de consumo e permanente. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de São Paulo. A verba, vinda do Programa de Transferência de Recursos Financeiros (PTRF), foi criada por meio de uma lei em 2005, pela Secretaria Municipal de Educação (SME). A ideia era dar maior autonomia às unidades, por meio da transferência de recursos consignados no orçamento municipal, às APMs.
O Estado de São Paulo

Inclusão

Robô facilita aprendizado de crianças com necessidades especiais

Wilson Bueno é neuropsicopedagogo e pai de dois filhos com necessidades especiais: um menino com transtorno do espectro autista e uma menina com dislexia. Para ajudá-los na rotina escolar, ele desenvolveu o robozinho chamado Robi. O projeto surgiu há dois anos com investimento inicial de R$ 70 mil, do próprio bolso. Hoje, os robôs são usados em escolas, clínicas, universidades e unidades da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) no interior de São Paulo.
Folha de São Paulo

Estudantes criam mapa acessível para auxiliar colegas com deficiência visual

Para contribuir com o aprendizado de colegas cegos, os estudantes Eduardo Souza e Laíse dos Sales, respectivamente, do 1º e 2º ano do ensino médio do Colégio Estadual Luiz Viana Filho, de Irecê (BA), decidiram criar um mapa do Brasil acessível. Com diferentes texturas que facilitam no entendimento sobre as regiões geográficas, a iniciativa já foi apresentada para os membros da Associação de Deficientes Visuais de Irecê e Região (Adevir) e fez sucesso entre seus membros. “Foi muito legal ter a aprovação das pessoas com deficiência visual, recebemos muitos elogios pelo projeto”, lembra Eduardo.
Porvir

Leis e políticas

Mesmo com dificuldades temos avançado nos investimentos na área educação, diz ministro em MS

O ministro da Educação, Mendonça Filho, destacou na manhã desta segunda-feira (21), em solenidade na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, que mesmo com as dificuldades, que o governo federal tem avançado nos investimentos na área de educação no país.
G1

Mendonça Filho anuncia R$ 162,6 milhões para a educação e abertura de novo plano de ações

MEC

Câmara rejeita exigência de universidade ouvir conselho para definição de currículo

A Comissão de Educação rejeitou proposta que obriga universidades de todo o País a solicitar o auxílio dos Conselhos Federais de Fiscalização Profissional durante o processo de definição dos currículos dos cursos oferecidos.
Câmara

PR: Câmara aprova urgência para terceirização de serviços de educação e saúde

A base de apoio do prefeito Rafael Greca (PMN) apresentou – e aprovou – um requerimento de pedido de urgência para o projeto de lei que permite que os serviços de educação e saúde de Curitiba sejam prestados por organizações sociais (OSs). Aprovado com 20 votos favoráveis e sete contrários, o regime de urgência acelera o trâmite do projeto nas comissões e impede o adiamento da discussão em plenário.
Gazeta do Povo

Opinião

Reformas educacionais no país esquecem o principal, o professor

Cingapura e Finlândia eram pobres até meados do século passado. A melhoria da educação básica foi vista em ambos lugares como base para tornar suas sociedades mais produtivas e criativas. Hoje são nações desenvolvidas. O caminho para impulsionar o ensino teve variações. Apesar das diferenças, há políticas em comum. A busca por melhores professores é a fundamental, mostra Linda Darling-Hammond, professora emérita da Universidade Stanford, no livro recém-publicado "Empowered Educators" (Educadores Empoderados).
Folha de São Paulo

Educação para a igualdade

O desafio da igualdade é reconhecido como a questão central para a América Latina e o Caribe mesmo após a chamada década dourada, a primeira do século 21. Documentos recentes da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (CEPAL) (2010, 2012 e 2014) e do Banco Mundial (2014 e 2016) destacam que a redução da desigualdade constatada no período recente não foi suficiente para romper as condições estruturais que perpetuam desníveis no acesso a direitos, bens e serviços por parte de distintos segmentos da população latino-americana e caribenha. Uma questão relevante para os que atuam em favor de sociedades democráticas, justas e sustentáveis é perguntar: o que pode a Educação face às desigualdades?
O Estado de São Paulo

EAD

PBH passa a reconhecer cursos à distância de servidores para progressão de carreiras

Um decreto da Prefeitura de Belo Horizonte regulamentou as progressões por escolaridade de servidores municipais baseadas em cursos na modalidade de ensino a distância (EAD). A publicação foi feita no Diário Oficial do Município (DOM) do dia 1º de agosto, e republicado no dia 5.
Hoje em Dia

Profissionais da Educação

Cerca de 120 professores devem perder o emprego em Ribeirão das Neves

Cerca de 120 professores da rede municipal de Ribeirão das Neves, na região Metropolitana de Belo Horizonte, podem perder o emprego em breve. O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-Ute) afirma que o Decreto 129/2017, assinado pelo prefeito Junynho Martins (PSC) na quinta-feira (17), permite que os professores eventuais (contratados para substituir professores que faltarem ou estiverem de licença) possam ser dispensados.
Hoje em Dia

Eventos

Somente falar mal da educação não ajuda a desenvolvê-la

Série de seminários promovida por grupo de estudos do Instituto de Estudos Avançados (IEA) da USP busca estudar os desafios da educação básica brasileira. Nilson José Machado, professor titular da Faculdade de Educação, coordena o projeto. Machado conta que o evento surgiu de uma inquietação sobre por que, apesar de aparentemente haver uma concordância geral quanto a importância e os problemas da educação no Brasil, não existirem projetos para desenvolver o sistema de ensino do país.
Jornal da Usp

Ceará fica em 1º no ranking de medalhas na Olimpíada de História 2017

Estados da regiãos Nordeste conquistaram o maior total de medalhas na final da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB), realizada no sábado (19) e domingo (20), na Unicamp, em Campinas, no interior de São Paulo. Ao todo, o evento teve mais de 1,2 mil finalistas dividios em 307 equipes. O Nordeste, que contava com maior número de finalistas, levou um total de 52 medalhas.
G1

Comissão debate proposta que torna o Fundeb permanente

A comissão especial que analisa proposta de tornar permanente o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb - PEC 15/15) debate a proposta nesta terça-feira (22) em busca de sugestões para aprimorar a proposta.
Câmara

Outras do dia

Professora é agredida com socos após repreender aluno

Uma professora catarinense ficou ferida após ter sido agredida dentro da escola por um aluno de 15 anos. Marcia Friggi, de Indaial (SC), relata ter recebido uma sequência de socos depois de ter expulsado o estudante de sala por mau comportamento. O caso aconteceu no CEJA (Centro de Edução de Jovens e Adultos) da cidade.
Gazeta do Povo

Rio registra 22 mil alunos sem aula no município; é o maior número desde o início do ano

A Secretaria Municipal de Educação informou que mais de 22 mil alunos ficaram sem aulas na manhã desta segunda-feira (21) devido ao clima de insegurança em comunidades na Zona Norte do Rio de Janeiro. Somente na região do Jacarezinho, onde ocorre uma megaoperação das forças de segurança nesta manhã, foram 21.244 alunos afetados.
G1

Diploma dado a Lula tem erros de português; universidade nega ter produzido documento

Uma homenagem recebida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) virou motivo de piada nas redes sociais por um motivo irônico: os erros de português. De uma forma ou de outra, a UFRB nega que esta tenha sido uma homenagem oficial
Gazeta do Povo