quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Notícias de Educação - 27/set/2017

Clipping Focando Educação

Gestão

Investir na criança é mais eficaz que distribuir renda, diz Nobel

Investir no desenvolvimento de crianças na primeira infância pode ser mais eficiente no combate à desigualdade do que políticas de distribuição de renda. A tese é do Nobel de Economia James Heckman, que falou no evento “Os desafios da primeira infância – Por que investir em crianças de zero a 6 anos vai mudar o Brasil”.
Exame

Anísio Teixeira, o homem que pensou a educação do Brasil

A primeira atividade do ciclo de debates sobre o Fundeb, no Senado Federal, realizada no dia 12 de setembro, chama-nos a atenção! Continuam extraordinariamente atuais as ideias de Anísio Teixeira, a exemplo dos fundos de financiamento para a educação, e que mobilizam a comunidade educacional e parlamentares no Congresso Nacional, em meio à maior crise da história política brasileira.
Bahia Notícias

Inclusão

UFRGS adota “tribunal racial” para julgar pele, nariz e cabelo de cotistas

A UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) decidiu criar uma comissão para avaliar se os candidatos ao sistema de cotas são de fato negros – o que vem sendo chamado de “tribunal racial”. A deliberação veio do Conselho Universitário da UFRGS, que se reuniu na última sexta-feira e bateu o martelo sobre a comissão.
Gazeta do Povo

Aluno branco que usava cota para negros na UFMG vai desistir de curso

Folha de São Paulo

Escola para alunos com deficiências severas sobrevive com poucos recursos

Centro de Ensino Especial 01 de Brasília para alunos com deficiências severas celebra a vida com arte e competência profissional
O formato de ensino é diferente do convencional. Com um currículo funcional que varia a depender do aluno, o objetivo dos CEE não é ensinar matemática, português e ciências para encaminhar as crianças à universidade. Entre as finalidades, está garantir uma vida mais decente. Seja os ensinando a como usar corretamente o banheiro ou dançando uma peça teatral
Correio Braziliense

Aprovação no Enem ajuda a reduzir pena de 19 presos no Mato Grosso

Por terem sido aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), dezenove presos que cumpriam pena em regime fechado nas penitenciárias de Mato Grosso conseguiram remição de pena, conforme informou a Defensoria Pública do Estado, que ingressou com os pedidos na Justiça.
iG

Leis e políticas

Se ciência estiver certa sobre crianças, Brasil está cometendo erro grave

A importância da infância para o desenvolvimento humano, social e econômico parece estar ganhando espaço na cobertura da imprensa brasileira. Se confrontarmos as conclusões cientificas sobre essa fase da vida —bem resumidas em vários textos jornalísticos recentes— com nossos investimentos em educação infantil, será inevitável a impressão de que nosso país está insistindo em um grave erro.
Folha de São Paulo

Projeto obriga sistema educacional a desenvolver ações para jovens com deficiência

A Câmara dos Deputados analisa proposta do senador Romário (Pode-RJ) que obriga os sistemas de ensino a desenvolver programas de atendimento educacional de jovens e adultos com deficiência. O Projeto de Lei 7607/17 determina que as famílias deverão atuar como parceiras das iniciativas, que devem ser articuladas entre órgãos e políticas públicas de saúde, assistência social e direitos humanos. O texto foi aprovado no Senado em abril.
Câmara

Opinião

Metodologias ativas chegam à educação a distância

Profissionais que trabalham na área educacional em todo o país reuniram-se na semana passada em Foz do Iguaçu, no 23º Congresso Internacional da Associação Brasileira de Educação a Distância. O tema “metodologias ativas” esquentou as discussões entre representantes dos mais diversos setores: escolas, faculdades, universidades corporativas, editoras e fornecedores de tecnologias.
G1

Técnico e Profissionalizante

MEC anuncia 1 milhão de vagas em EaD no Pronatec Voluntário no Plano Progredir

O governo federal lançou nesta terça-feira, 26, o Plano Progredir, que busca ofertar qualificação profissional, facilitar o acesso ao mercado de trabalho e incentivar a população de baixa renda a abrir o próprio negócio. Esse pacote de medidas visa estimular o aumento da renda dos beneficiários do Bolsa Família e demais trabalhadores inscritos no Cadastro Único para programas sociais do governo. Na solenidade, ocorrida no Palácio do Planalto, foi anunciado 1 milhão de novas vagas no Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Oferta Voluntária, na modalidade de educação a distância (EaD) .
MEC

Ensino Superior

Debatedores defendem aprimoramento do Fundeb para reduzir desigualdades na educação

Especialistas defenderam o aprimoramento do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb), em audiência pública sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna o fundo permanente. O debate ocorreu nesta terça-feira (26) na comissão especial que analisa a matéria.
Câmara

Estudantes e universidades criticam novo modelo de Fies previsto em MP

Câmara

Alunos e servidores protestam na Unicamp contra cortes e alta de 100% no valor das refeições

Estudantes e servidores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) protestam contra medidas anunciadas pela reitoria para contenção de despesas e que estão em votação no Conselho Universitário (Consu) na manhã desta terça-feira (26). A reunião começou às 10h e a primeira pauta foi a discussão do déficit previsto para 2018, que será de R$ 290 milhões, de acordo com a instituição. Os alunos e trabalhadores levaram faixas e cartazes para protestar do lado de fora do prédio onde acontece a reunião do Conselho Universitário.
G1

Conselho na Unicamp alega falta de segurança e suspende votação sobre alta de preço em refeições

G1

Profissionais da Educação

Quanto ganha um professor no Brasil?

Esquadrinhar a profissão docente não é tão simples. Entre fatores mais objetivos e outros nem tanto, um complexo mosaico compõe a valorização desse profissional na sociedade, desde dimensões como o prestígio social até as condições ideais no ambiente de trabalho, passando pela remuneração.
O Observatório do Plano Nacional da Educação (OPNE) calcula o rendimento médio de professores com formação superior, de modo que seja possível compará-lo ao de outras áreas. Segundo tal recorte, os dados de 2015 revelam que o docente brasileiro ganha apenas metade dos salários de outros profissionais com o mesmo nível de escolaridade (R$ 3.846,00). Infelizmente, a média vem crescendo muito lentamente nos últimos dez anos, o que indica que a valorização salarial ainda deixa a desejar.
O Globo

Servidores da educação e saúde do Piauí paralisam em protesto por melhorias de trabalho

Servidores da educação e saúde paralisaram as atividades nesta terça-feira (26) em protesto por melhorias de trabalho e reajuste salarial. Por conta do movimento, algumas escolas da rede estadual não tiveram as aulas e o atendimento do plano de saúde do Instituto de Assistência e Previdência do Piauí (Iapep) ficou suspenso.
G1

CE: Violência transpõe os muros da escola e atinge professores

Estado não possui estatísticas oficiais sobre agressões a docentes, mas relatos se multiplicam
A dimensão real do problema é desconhecida. A Secretaria Estadual da Educação (Seduc) não dispõe de relatório sobre casos de violência contra professores nas 715 escolas da rede pública estadual. Tampouco o Sindicato dos Professores e Servidores da Educação e Cultura do Estado e Municípios do Ceará (Apeoc) possui dados sobre a matéria. Mas, segundo o presidente do Conselho Estadual de Educação (CEE), padre Zé Linhares, embora não haja estatísticas definidas, uma média de 10 a 15 denúncias de violência contra professores é informada ao órgão semestralmente.
Diário do Nordeste

Outras do dia

Vídeo: atividade de escola estadual tem beijo lésbico entre alunas

Uma cidade de 15 mil habitantes no sertão da Paraíba vive dias agitados: um beijo lésbico entre duas estudantes em uma atividade escolar foi registrado em vídeo e se espalhou rapidamente. O caso aconteceu na Escola Estadual José Duarte Filho, no município de Uiraúna. O objetivo da atividade era discutir a “diversidade de gênero” e marcar posição contra a liberação daquilo que vem sendo chamado de “cura gay”.
Gazeta do Povo

Primeiro professor indígena da Unicamp viaja 1,2 mil km para ensinar dialeto a alunos: 'Experiência única'

Selvino Kókáj Amaral decidiu usar apenas ônibus para viajar quase 1,2 mil km da comunidade Guarita (RS) até Campinas (SP) para fazer história. Sem que isso fosse uma pretensão, destaca em tom de prosa, ele ressalta ter apenas a vontade de retribuir com experiências e dedicação a oportunidade de ser o primeiro professor indígena em 50 anos de história da Unicamp.
G1