segunda-feira, 9 de outubro de 2017

Notícias de Educação - 09/out/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Inovação é o caminho para acelerar melhorias na educação

Estudo da The Brookings Institution defende que sistemas educacionais precisam, urgentemente, promover o desenvolvimento de habilidades que preparem todos os estudantes para vencer desigualdades e desafios de um mundo instável
Porvir

Game on-line transforma alunos em prefeitos por um dia em sala de aula

O raciocínio sobre gestão pública, geralmente distante da sala de aula, foi um desafio até para os professores interessados em aproximar a discussão dos alunos do ensino médio. Em grupos, docentes tentavam discutir entre si políticas públicas para o município que contemplassem ao mesmo tempo três parâmetros de avaliação: finanças em dia, aprovação da população e investimento em infraestrutura. As regras fazem parte do game on-line Cidade em Jogo, lançado em agosto
Folha de São Paulo

Educar aluno não é apenas ensinar conteúdo, diz professor de Harvard

"As escolas existem para educar os alunos, não para servir aos interesses de adultos que trabalham com eles, políticos ou outros grupos". No entanto, segundo Fernando Reimers, 58, autor da frase e diretor do Programa de Políticas de Educação Internacional da Universidade Harvard, essa lógica muitas vezes é invertida.
Folha de São Paulo

Escolas se reinventam para cativar leitores

Da colaboração no processo da apropriação da escrita ao desenvolvimento emocional da criança, o livro passou, ao longos das últimas décadas, a ser presença necessária no mobiliário das escolas. Na conquista dos leitores, o repertório é central. “Ao montar o acervo, tentamos garantir uma diversidade grande de gêneros: contos de fadas, lendas, poemas, livros sem imagem, livros sem texto, fábulas. E buscamos recontos de qualidade de autores clássicos, como os dos Irmãos Grimm, Charles Perrault e Hans Christian Andersen”.
O Estado de São Paulo

Vídeo: Escola do Rio elimina distinção entre brinquedos de menina ou de menino

Em uma escola no Rio, as escolhas das crianças são ouvidas e discutidas com elas e com os pais. Nada é imposto. Na sala de brinquedos, não há diferença entre o que é de menino e o que é de menina. Todo mundo pode brincar com o que quiser, inclusive as fantasias. E, como a criança é livre para criar, até personagens que a gente acha que conhece bem ganham novas características.
Fantástico

Pesquisa alerta sobre acesso de crianças a temas impróprios na web

No Brasil, 22 milhões de crianças e adolescentes usam o celular para pesquisar, jogar e navegar na internet. O problema é que sem supervisão, eles estão tendo acesso a assuntos impróprios para a idade.
Uma pesquisa do Comitê Gestor da Internet no Brasil, que estuda e organiza a rede virtual no país, mostra que 91% dos jovens de 9 a 17 anos que usam a internet acessam pelo celular. Há cinco anos eram apenas 21%.
Bom Dia Brasil

Veja aqui orientações do Comitê Gestor sobre o uso seguro da internet.

CGI.Br

‘Precisamos investir na educação digital’

IstoÉ

Avaliação

Não adianta estudar tudo de última hora! Veja 5 dicas para mandar bem no Enem

O ano passa em um piscar de olhos, e quando você acorda para a realidade, já falta menos de um mês para o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). E agora, o que fazer? Revisar os pontos que você não estudou direito, descansar, dormir bem e fazer exercícios físicos são algumas dicas de atitudes a tomar para mandar bem nos dias 5 e 12 de novembro.
Uol

Gestão

A educação no Brasil tem jeito: seis exemplos inspiradores

Num primeiro olhar, não há muito o que se orgulhar da educação brasileira: maus índices educacionais, violência nas escolas, professores sobrecarregados e despreparados. Mas existem episódios que merecem ser conhecidos e compartilhados: além do mundo da falta de recursos, de um sistema ineficiente e dos maus profissionais, existe o que celebrar.
Gazeta do Povo

Inclusão

Sancionada há cinco anos, Lei Federal de Cotas muda a cara do ensino superior: 'Era muito limitado'

Cinco anos após a sanção da Lei Federal de Cotas (Nº 12.711), que foi instituída no país no dia 29 de agosto de 2012, o ensino superior revela um novo perfil de estudantes.
Desde 2013, quando a lei passou a valer, o número de alunos ingressos nas universidades federais por meio da reserva de vagas saltou de 50.146 para 127.282, um avanço aproximado de 154%. Em menor volume, as vagas para ampla ocorrência também foram ampliadas, passando de 96.965 para 121.011, um crescimento de 24,8%.
G1

O que aconteceu quando a Inglaterra passou a oferecer universidade ‘gratuita’

Defensores de “universidade gratuita” podem fazer parecer que se livrar de taxas de mensalidade é tudo o que precisamos para criar um sistema de ensino superior de qualidade, igualitário e acessível. Mas um estudo recente indica que na Inglaterra a eliminação de taxas de mensalidade para os estudantes levou a um resultado contrário: a universidade “gratuita”, na verdade, criou um sistema em que os ricos são beneficiados e os pobres são deixados para trás.
Gazeta do Povo

Leis e políticas

Recursos do FGTS provocam disputa entre Educação e construção

O uso dos recursos do FGTS provocou queda de braço no Congresso entre a bancada da Educação e o setor de construção e mercado imobiliário. O presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, disse que vê “com muita preocupação” o movimento de parlamentares para incluir em medida provisória a opção de uso do FGTS para estudantes abaterem suas dívidas do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Martins avalia que isso vai comprometer a aplicação de recursos em habitação.
O Estado de São Paulo

Comissão pode votar relatório sobre MP do Fies

A Comissão Mista sobre a MP 785/17, que modifica as regras do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), tem reunião marcada para esta terça-feira (10). Na pauta, a votação do relatório do deputado Alex Canziani (PTB-PR). Na última quarta-feira (4), parlamentares criticaram a inclusão, no texto, do ensino a distância entre as modalidades do Fies e a cobrança imediata do financiamento após a conclusão do curso — hoje, o prazo de carência é de 18 meses.
Câmara

Opinião

Negligência com Educação explica desníveis sociais

Nestes 32 anos depois do fim da ditadura, desenvolveram-se vários mecanismos para mitigar a pobreza. Antes de mais nada, a inflação foi debelada, a partir de 1994, pelo Plano real, lançado ainda no governo de Itamar Franco e conduzido pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, presidente nos dois mandatos seguintes. O Bolsa Família de Lula se originou em programas de FH, e que foram aprofundados. Avançou-se muito, mas está claro que a principal alavanca propulsora da melhoria da qualidade de vida da população, no sentido mais amplo, a Educação, ainda não recebeu o impulso de que necessita.
O Globo

Participação de Estudantes: Uma Experiência Pessoal

A efetiva participação dos estudantes melhora a escola, dá mais sentido à aprendizagem e prepara para a vida. Faço essas afirmações com a convicção de quem vive essa verdade desde o início da adolescência.
Porvir

Estatística, pesquisas e estudos

Educação emocional reduz em 30% comportamentos problemáticos na PB, diz organização

A inserção da educação emocional no currículo das escolas da rede estadual da Paraíba reduziu os comportamentos problemáticos dos alunos em 30%, em um período de três anos, segundo levantamento da organização Inteligência Relacional.
G1

Em 5 anos, número de brasileiros com graduação nos EUA aumenta 65,8%

O total de brasileiros cursando graduação nos Estados Unidos cresceu 65,8% entre 2011 e 2016. Coordenadores de escolas particulares de São Paulo dizem que o aumento na procura pelo ensino superior fora do País se deve ao currículo mais flexível e voltado ao mercado de trabalho e à crise nas instituições públicas brasileiras, que têm sofrido com cortes de verba.
Gazeta do Povo

A Evasão No Ensino Superior Brasileiro – Novos Dados

O que se observa ao analisar as tabelas é que, no geral, não houve muitas alterações nos últimos dez anos, isto é, não vencemos a luta contra a evasão. Continuamos na faixa dos vinte e poucos por cento ao ano, o que é muito!
O Estado de São Paulo

EAD

10 universidades francesas que oferecem cursos a distância de graça

É possível fazer um curso reconhecido internacionalmente e elaborado por universidades internacionais renomadas. Tudo gratuito e em modalidade EAD, o que você diria? Acredite, existe essa possibilidade
Canal do Ensino

Técnico e Profissionalizante

MEC libera R$ 6,1 milhões para garantir continuidade de cursos

Com o objetivo de cumprir o compromisso de expandir a rede de educação técnica, o Ministério da Educação liberou, nesta semana, R$ 6,1 milhões para cursos de formação profissional de trabalhadores no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec). Os recursos devem assegurar que as 4.480 pessoas matriculadas em cursos já em andamento, de cinco estados brasileiros – Amazonas, Tocantins, Paraíba, Rio de Janeiro e Goiás – concluam os estudos. Serão contempladas 52 cidades, totalizando 72 formações.
MEC

Ensino Superior

Está em dúvida? Conheça cinco critérios fundamentais para escolher uma faculdade

Uma das decisões mais importantes quando se é jovem diz respeito à carreira. A maioria se pergunta: qual área seguir? Como saber se vou querer fazer isso para o resto da minha vida? São várias as questões, mas uma delas pode trazer muita dor de cabeça ao estudante se não for analisada da melhor forma: a escolha da universidade.
Gazeta do Povo

Eventos

Situação dos institutos federais de educação será debatida em audiência pública

A situação atual e as dificuldades de funcionamento dos institutos federais de educação serão debatidas em audiência pública interativa da Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) na terça-feira (10), a partir das 10h30. Os institutos federais de educação, ciência e tecnologia fazem parte da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e estão presentes nas 27 unidades da federação.
Senado

Evento internacional faz recomendações para melhorar alimentação escolar

Priorizar a alimentação orgânica, respeitar a cultura alimentar regional, evitar alimentos processados, aumentar o consumo de água e a prática de atividades físicas, além de envolver as famílias na alimentação saudável e estimular o ato de cozinhar, com oficinas culinárias. Estas são algumas das recomendações feitas pelos participantes do Congresso Internacional de Alimentação Escolar, encerrado hoje (5) em Brasília.
EBC

Educação promove debate sobre ensino superior a distância

A Comissão de Educação promove audiência pública nesta terça-feira (10) sobre a Universidade Aberta do Brasil (UAB), seus resultados e desafios. A UAB é um programa do Ministério da Educação com o objetivo de ampliar e interiorizar a oferta de cursos superiores, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores da educação básica pública que ainda não tenham graduação e formação continuada àqueles já graduados. A UAB também oferece cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da rede pública de ensino.
Câmara

Comissão especial discute proposta sobre o Fundeb permanente

A comissão especial que analisa sobre a proposta de emenda à Constituição (PEC 15/15) que torna permanente o Fundeb faz nova reunião sobre o tema. Serão ouvidos nesta terça-feira (10) economistas e educadores.
Câmara

Outras do dia

A professora que deu a vida para salvar suas crianças em Janaúba

Heley Abreu lutou contra incendiário e retirou alunos pela janela na cidade do norte mineiro
Ensinar era o propósito e o símbolo da reconstrução da vida da professora Heley de Abreu Silva Batista. Aos 43 anos, cuidava dos alunos como se fossem seus filhos antes de ter o corpo queimado durante a luta travada com o vigia Damião Soares dos Santos, que ateou fogo na creche em que trabalhava, em Janaúba, no norte de Minas Gerais.
El País