segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Notícias de Educação - 13/nov/2017

Clipping Focando Educação

Destaque: ENEM

Gabarito oficial do Enem 2017 será divulgado na quinta-feira

O gabarito oficial do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado na próxima quinta-feira (16) pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A correção das provas é feita usando a metodologia da Teoria de Resposta ao Item (TRI), em que o valor de cada questão varia conforme o percentual de acertos e erros dos estudantes naquele item.
Terra

Segundo dia do Enem tem jogo 'Campo Minado', boto, 'depilação' a laser e motoristas que usam o celular ao volante

O segundo e último dia da edição 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) teve menos questões que pediam conhecimentos contextualizados no cotidiano. Porém, alguns enunciados foram inspirados no dia a dia e nos problemas da sociedade.
G1

Segundo dia do Enem tem 32% de abstenção e 580 eliminados

Terra

Prova de exatas foi mais conteudista, avaliam professores

Terra

Enem 2017 teve física e química mais difíceis do que no ano passado; veja comentários de professores de nove cursinhos

G1

Enem com redação e exatas separadas ajudou candidatos; professores analisam pontos positivos e negativos

G1

Menos ideológico do que em anos anteriores, Enem evita polêmicas

Gazeta do Povo

Exame Nacional do Ensino Médio de 2017 foi o mais seguro dos últimos anos, afirma ministro

MEC

Enem 2017 valorizou bom aluno e diminuiu chance de paraquedistas

Veja

'Maratona' não acaba após Enem, e alunos acumulam até 37 h de provas

Folha de São Paulo

Operação da Polícia Federal para combater fraudes no Enem é deflagrada em PE

Uma operação para combater fraudes nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi deflagrada pela Polícia Federal (PF) neste domingo (12), segundo dia de provas do certame. Com o apoio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a Operação Passe Fácil cumpre 31 ordens judiciais de condução coercitiva e busca e apreensão em Pernambuco e outros 12 estados brasileiros (BA, CE, ES, GO, MA, MG, MT, PA, PI, PR, RN e SP), além do Distrito Federal.
G1

PF cumpre 62 mandados judiciais para investigar suspeita de fraude no Enem, diz delegado

G1

Sala de aula

Projeto sustentável criado por alunos será implantado em escola estadual no interior de SP

O projeto sustentável, que foi criado por estudantes do Ensino Médio da Escola Estadual Dimas Mozart e Silva de Taquarituba (SP) e acabou sendo finalista em janeiro deste ano no prêmio internacional "Zayed", será implantado na unidade escolar pela Secretaria de Energia e Mineração e a CPFL Santa Cruz a partir de dezembro. Projeto prevê ações sustentáveis, como placas solares e telhas transparentes para aproveitar a energia do sol.
G1

Escolas usam tecnologia e eletivas para manter jovens interessados

Mais da metade da evasão escolar no Brasil acontece no ensino médio (57%); Mais de 1,5 milhão de alunos deixam os estudos. “A gente precisa ainda fazer um esforço importante pra garantir que esses estudantes estejam na escola e estejam na escola aprendendo”, destaca Ítalo Dutra, chefe de educação - Unicef Brasil. Mas, na escola de Santo André, raramente alguém vai embora.
JN

O ensino a distância vai ajudar o ensino tradicional?

O modelo de educação tradicional, aquele com vários alunos sentados numa sala de aula, cada um com suas características pessoais, sua história de vida e suas dificuldades de aprendizagem, assistindo, passivamente, a um professor explicando um conteúdo extenso, em frente a uma lousa com informações a serem anotadas num caderno, está com os dias contados.
Isso porque o ensino a distância vem se modernizando rapidamente e ganhando adeptos em todos os lugares, inclusive dentro das salas de aula tradicionais.
Canal do Ensino

Avaliação

ANA: as ações federais para a alfabetização em 2018

Quais conhecimentos as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental têm em relação à leitura, escrita e matemática? E quais ações o Ministério da Educação (MEC) está planejando para a alfabetização em 2018?
Para responder a essas duas questões, a plataforma Conviva Educação realizou uma videoconferência com representantes do MEC – Rossieli Soares da Silva, o secretário de Educação Básica, Raph Gomes Alves, e o diretor de Currículos e Educação Integral – , e representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luana Bergmann Soares, diretora de Avaliação de Educação Básica.
O Estado de São Paulo

Inep altera data do Encceja para pessoas privadas de liberdade

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) informou nesta sexta-feira (10) que a data da aplicação da edição de 2017 do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) para Pessoas Privadas de Liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade foi modificada e ocorrerá, agora, nos dias 19 e 20 de dezembro. Anteriormente, o exame seria realizado nos dias 21 e 22 de novembro.
R7

Gestão

Por que mensalidades escolares sobem acima da inflação?

De acordo com André Braz, economista da Fundação Getúlio Vargas, os reajustes na educação são sempre mais altos que a inflação; as instituições precisam absorver o aumento de gastos com infraestrutura, aluguel e salário dos professores, por exemplo.
Braz afirma ainda que, em períodos de recessão e com altos índices de desemprego, escolas têm que lidar com a inadimplência e a evasão escolar, o que colabora com os reajustes superiores à inflação.
Gazeta do Povo

Claudia Costin, da FGV: “Criança não precisa de creche luxuosa”

A questão da desigualdade no acesso à educação infantil ficou bem evidente na pesquisa, e para a especialista Claudia Costin, diretora do Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais no Rio de Janeiro, da Fundação Getúlio Vargas, é preciso priorizar quem mais precisa, enquanto o acesso não for universalizado.
Exame

Cenário aponta para crianças cada vez mais infelizes na escola

Na Inglaterra, cerca de 58 mil crianças em idade escolar recebem algum tipo de assistência para problemas de saúde mental, de acordo com dados dos Comissários de Trabalho Infantil na Inglaterra publicados pelo Telegraph.
O cenário geral mostra estudantes cada vez mais infelizes: o índice de felicidade é o mais baixo da década, segundo o relatório “The Good Childhood Report”, da organização britânica The Children’s Society. De acordo com o documento, cerca de 200 mil jovens no país têm a sua infelicidade ligada a falta de suporte emocional.
Gazeta do Povo

Pressionada, Kroton mira a educação básica

Com a temporada de balanços chegando à reta final, nesta sexta-feira é dia de conferir os resultados do terceiro trimestre do maior grupo de educação do país, a Kroton. Acostumada a apresentar bons resultados, a Kroton deve surpreender negativamente.
A crise econômica e a redução do financiamento público, o FIES, continuam afetando os resultados das principais empresas de ensino superior. Como a vida ficou mais difícil, a estratégia das maiores redes agora é entrar no promissor mercado de educação básica (que compreende desde a educação infantil até o ensino médio), ainda pouco consolidado no país.
Exame

Prejuízo líquido da Somos Educação diminui 76% no 3º trimestre

A Somos Educação registrou prejuízo líquido de R$ 20,5 milhões no terceiro trimestre de 2017, o que representa uma queda de 76% em relação ao saldo negativo de R$ 85,7 milhões contabilizado no mesmo intervalo do ano passado.
Valor

Qual a crítica ao projeto que ensina empreendedorismo a crianças

A start-up americana WeWork, uma das maiores empresas de co-working (escritórios compartilhados) do mundo, anunciou que irá lançar uma escola para ensinar empreendedorismo a crianças a partir dos três anos. O nome da escola será WeGrow. A ideia é que suas filiais funcionem no mesmo local dos escritórios compartilhados, para que as crianças aprendam com os próprios empreendedores que usam estes espaços. O projeto surgiu de um problema pessoal enfrentado pelos donos da empresa.
Nexo

Inclusão

Empreendedores se reúnem em busca de soluções para educação inclusiva

Separados por quase 1.200 quilômetros, o professor Douglas Neves, da rede municipal do Rio de Janeiro, e a empresária Nadine Heisler Wassmer, que atualmente mora em Florianópolis (SC), estão trabalhando juntos para construir uma plataforma que pode facilitar o acompanhamento individual da trajetória escolar de crianças e adolescentes.
Porvir

Brasil cai 11 posições e é 90º em ranking de igualdade de gênero

Em qual dos seguintes países as mulheres estão mais próximas de obter os mesmos direitos e oportunidades dos homens: Ruanda, Estados Unidos ou Brasil? Segundo a pesquisa Global Gender Gap Report 2017, a nação africana é a quarta melhor avaliada quando se discute igualdade entre os gêneros. Já Estados Unidos e Brasil estão na 49.ª e 90.ª posição, respectivamente, dentre 144 nações. Em relação a 2016, o Brasil caiu 11 posições no levantamento.
O Estado de São Paulo

Leis e políticas

MEC admite alterar base curricular, mas afirma que prazo está mantido

Após receber mais de 234 documentos com críticas e novas propostas à Base Nacional Comum Curricular, espécie de guia de referência sobre o que deve ser ensinado nas escolas públicas e particulares do país, representantes do Ministério da Educação admitiram nesta quinta-feira (9) que o documento deverá passar por mudanças. Mas eles negam que haja alteração nos prazos.
Gazeta do Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Uso excessivo de aparelhos eletrônicos influencia rotina escolar

Um estudo realizado no Reino Unido pela Universidade de Stanford descobriu que o uso excessivo de aparelhos eletrônicos atrapalha o desenvolvimento de habilidades sociais e emocionais de crianças e adolescentes, comprometendo seu convívio com colegas de classe e até mesmo com familiares.
Gazeta do Povo

Educação e rendimentos altos aumentam expectativa de vida, diz relatório da OCDE

Um aumento nos rendimentos, assim como o maior nível de escolarização de uma pessoa, significam maior expectativa de vida.. A conclusão está no relatório apresentado hoje (10) pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – o relatório Health at a Glance 2017 (Uma visão sobre a Saúde, em tradução livre).
IstoÉ

Em quais escolas estão os melhores alunos no Enem? Confira

Um levantamento inédito publicado na revista VEJA mapeou quem são e em quais escolas estão os alunos que costumam figurar no topo do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) – uma turma de crânios que figura entre o 1% das notas mais altas da prova. Às vésperas da segunda etapa da avaliação, que acontece neste domingo (12), os dados também trazem uma informação preciosa: para entrar neste seleto grupo, é preciso ter média acima de 701,25 nas quatro provas objetivas do exame.
Veja

Ensino Superior

Alunos da Medicina da USP entram em greve a partir de segunda

Alunos da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) aprovaram greve a partir de segunda-feira, 13, em protesto contra a redução do número de médicos e atendimento de pacientes no Hospital Universitário (HU). Eles afirmam que diminuição também prejudica o ensino de 2.430 estudantes que anualmente atuam na unidade no atendimento à população.
O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

Treinar professor para diminuir bagunça na sala melhora aprendizado

Uma pesquisa que acaba de ser concluída pelo Banco Mundial mostra que treinar os professores para interagir mais com os alunos e reduzir a indisciplina em sala de aula pode ter forte impacto na aprendizagem no Brasil.
Folha de São Paulo

Mais da metade dos professores brasileiros já foi agredida

Dados do 11º Anuário Brasileiro da Segurança Pública, publicado em 31 de outubro, mediram pela primeira vez o índice de violência das escolas públicas brasileiras e revelaram um elevado número de casos de agressões físicas e verbais de alunos contra professores e funcionários. Ao todo, 50,2% dos entrevistados responderam ter sofrido algum ato desse tipo durante o exercício do trabalho.
Gazeta do Povo

Sapato voador, gravidez e bullying: a rotina de uma mediadora nas escolas

Uol

Eventos

ANA: as ações federais para a alfabetização em 2018

Quais conhecimentos as crianças do 3º ano do Ensino Fundamental têm em relação à leitura, escrita e matemática? E quais ações o Ministério da Educação (MEC) está planejando para a alfabetização em 2018?
Para responder a essas duas questões, a plataforma Conviva Educação realizou uma videoconferência com representantes do MEC – Rossieli Soares da Silva, o secretário de Educação Básica, Raph Gomes Alves, e o diretor de Currículos e Educação Integral – , e representante do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Luana Bergmann Soares, diretora de Avaliação de Educação Básica.
O Estado de São Paulo

Outras do dia

Hipnose no Enem: youtuber garante que técnica psíquica pode dobrar desempenho na prova

Além da dificuldade da prova, muitos estudantes enfrentam a tensão e a dificuldade de controlar seus nervos durante o teste. Mas, para alguns, a solução para o mal-estar e a chance de turbinar o desempenho podem estar, literalmente, num estalar de dedos.
É isso o que promete Pyong Lee, youtuber brasileiro que faz sucesso nas redes sociais com técnicas de hipnose.
BBC