quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Notícias de Educação - 23/nov/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

4 maneiras de trabalhar a diversidade cultural na sala de aula

Apesar de os negros representarem 54% da população brasileira, a desigualdade entre eles e os brancos em diversas esferas da vida social ainda é grande, a começar pela trajetória escolar. Sabendo da importância da Educação para equiparar essa discrepância e promover a diversidade cultural nas salas de aula, o Blog entrevistou a especialista em Educação e relações étnico-raciais Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, professora da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Na semana da Consciência Negra, ela deu algumas recomendações de como os professores podem trabalhar a diversidade cultural na sala de aula, valorizando a identidade negra – ação presente na Estratégia 7.25 do Plano Nacional de Educação (PNE).
O Estado de São Paulo

7 maneiras de usar o celular em sala de aula

Praticamente todos os alunos de hoje carregam na mochila, além de lápis e caderno, um celular. Diante da recente aprovação da lei que permite o uso desses dispositivos com finalidade pedagógica nas escolas estaduais de São Paulo, educadores se perguntam como, de fato, incorporá-los nas aulas.
CR Educação Integral

Por que devemos ensinar a cultura afro-brasileira na escola?

Que tipo de trajetória escolar devemos construir para que o preconceito racial, e de outras ordens, seja mitigado? Certamente não por meio de uma escola que esconde as diferenças ou aceita como naturais estereótipos que diminuem as oportunidades dos estudantes negros. É preciso rever as narrativas que esses espaços têm perpetuado e criar representatividade negra. Nesse sentido, trazer para dentro da escola modelos diversos de identidade e cultura ajuda as crianças e os jovens a se enxergarem de modo diferente daquela determinada de maneira perversa pelas condições socioeconômicas. Dito de outro jeito: ajuda as crianças e jovens a construir consciência, palavra que, no latim, significa ter conhecimento de si.
O Globo

Gestão

Professores brasileiros têm salário adequado e benefícios acima da média, diz Banco Mundial

As queixas sobre a falta da qualidade da educação no Brasil costumam incluir uma premissa inquestionável: a de que os professores de escolas públicas são mal pagos e que essa é uma das principais razões para os maus resultados do ensino.
Mas um novo estudo do Banco Mundial sustenta que essa premissa está errada. O relatório, divulgado nesta terça-feira, aponta outras causas para a péssima relação entre o gasto público e os resultados das escolas: o desperdício, a ineficiência e a falta de incentivos para os docentes.
Gazeta do Povo

Escolas de São Paulo terão espaço tecnológico

Furadeiras, computadores, impressora 3D, cortadora a laser e máquina de costura estão entre os elementos a serem utilizados em sala de aula no Laboratório de Educação Digital (LED) que foi inaugurado nesta quarta-feira, 22, pela gestão João Doria (PSDB) no Centro Educacional Unificado (CEU) Pera Marmelo, no Jardim Santa Lucrécia, zona norte da capital. O modelo faz parte do projeto CEU 21, que, segundo a Prefeitura, deve ser levado para os 46 CEUs e toda a rede municipal até 2020.
O Estado de São Paulo

Inclusão

A batalha de uma estudante transexual rejeitada pela escola em Fortaleza

Lara, de 13 anos, nasceu menino, em Fortaleza, capital do Ceará, mas ao longo dos anos começou a se identificar com o gênero feminino. Durante sua transição, teve o apoio dos pais, dos amigos e inicialmente da escola. Esse primeiro acolhimento, no entanto, se tornou uma batalha diária na instituição em que estuda depois que ela assumiu publicamente ser trans.
Apesar de a coordenação do colégio ter sido receptiva para auxiliá-la no que fosse preciso a partir da sua decisão, Lara percebeu que alguns direitos básicos passaram a não ser respeitados.
El País

Escola diz que vai investigar caso de discriminação contra aluna trans

O Povo

Estatística, pesquisas e estudos

Avaliações de larga escala e vestibulares prejudicam capacidade de trabalhar em equipe, dizem educadores

Ouvir a opinião do outro, trabalhar em equipe e compartilhar conhecimento são habilidades desejáveis não só no mercado de trabalho, mas no exercício da cidadania e nas relações interpessoais. No entanto, valores como este não são bem desenvolvidos nas escolas do Brasil, indica um relatório divulgado ontem com dados do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa, na sigla em inglês). Os estudantes brasileiros estão entre os piores, em meio a 52 países ou economias com dados disponíveis, em resolver problemas de maneira colaborativa. De acordo com especialistas, há razões claras para essa posição.
O Globo

Nove em cada dez municípios descumpriram meta fixada em lei de atender metade das crianças nas creches

Só 10,1% dos municípios brasileiros fecharam o ano de 2016 cumprindo a meta de atender 50% das crianças de 0 a 3 anos nas creches. Na média nacional, 27,07% das crianças brasileiras dessa idade eram atendidas, quase a metade do que o previsto em lei.
G1

Metade dos alunos entre 8 e 9 anos tem desempenho insuficiente na escola pública

Metade das crianças de 8 e 9 anos que estudam em escolas públicas do País – cerca de um milhão – não está alfabetizada. Os dados são da Avaliação Nacional da Alfabetização apresentados nesta quarta-feira (22) na Câmara dos Deputados pelo movimento Todos pela Educação.
iG

Pesquisa revela desempenho insuficiente de crianças de 8 e 9 anos nas escolas públicas do País

Câmara

Ensino Superior

Após MEC anunciar suspensão de novos cursos de Medicina, CRF-SP quer barrar graduações de Farmácia

Cinco dias após o Ministério da Educação (MEC) anunciar que vai suspender por cinco anos a abertura de cursos de Medicina no País, o Conselho Regional de Farmácia de São Paulo (CRF-SP) disse que pedirá ao governo federal a interrupção na criação de novas graduações em Farmácia no Estado. Entidade argumenta que no Brasil são abertas anualmente mais de 130 mil vagas de graduação em Farmácia, 'quantidade já considerada exagerada'.
O Estado de São Paulo

Profissionais da Educação

A conseqüência do estresse nos professores

Em pesquisas realizadas pelo Ibope, no ano de 2007, ficou constatado que a grande maioria dos professores sofre de estresse, em especial os da rede pública.
Profissionais que participaram da pesquisa se queixaram de diversos sintomas, sendo que as dores musculares ocuparam o primeiro lugar e em seguida existiram declarações não muito bem definidas de algum mal-estar. De acordo com informações científicas, o estresse apresenta sintomas específicos que podem fazer parte do quadro. No intuito de facilitar a identificação do estresse, construímos uma lista com os principais sintomas
Mundo Educação

Eventos

Escolas ativas defendem a importância do corpo para a aprendizagem

Qual o lugar do corpo na educação que praticamos atualmente? Como os alunos, enfileirados em suas carteiras, podem adquirir consciência corporal e aventurar-se pela descoberta dos movimentos para um desenvolvimento integral?
Essa necessidade de um reconhecimento pedagógico do corpo e da disseminação da importância da atividade física e esportiva no cotidiano escolar foram tema do Seminário Escolas Ativas, realizado pelo Programa das Nações Unidas pelo Desenvolvimento (PNUD),
CR Educação Integral

Comissão de educação debate violência nas escolas públicas

A Comissão de Educação promoveu nesta quarta-feira (22) audiência pública para debater a violência nas escolas pública do país. Participaram da reunião representantes de secretarias estaduais e municipais, além do Ministério da Educação.
Senado