quinta-feira, 30 de novembro de 2017

Notícias de Educação - 30/nov/2017

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Educação física pode fazer a diferença para frear casos de bullying nas escolas

Grande parte dos casos de bullying escolar acontecem com a vítima tendo algum componente estético destacado e, em muitas ocasiões, durante as aulas de educação física. Seja no momento em que a criança acima do peso, por exemplo, é colocada a correr durante a aula, com as mais magras levando clara vantagem ou quando mais tímidos têm que demonstrar habilidade para interagir com algo que nunca haviam feito.
Esses e muitos outros exemplos acontecem, infelizmente, na postura ausente do professor, principalmente daqueles que se preocupam com a obediência às regras do jogo em detrimento à criação de um ambiente de desenvolvimento social, emocional e de respeito às individualidades.
Globo Esporte

Professora usa reciclagem para incluir alunos com deficiência

É na cidadezinha de Firmino Alves, com cerca de cinco mil habitantes, no sul da Bahia, que a psicopedagoga Rejane Silva Passos realiza diversas atividades voltadas para a inclusão de alunos com deficiência. A docente atua na sala de recursos multifuncionais da Escola Municipal Cosme de Farias há dois anos. Os estímulos são realizados de acordo com a necessidade de cada aluno, uma vez que a metodologia é adaptada conforme a idade de cada um.
O Estado de São Paulo

Alunos compartilham suas produções e ganham leitores reais com projeto de revista escolar

Professor do Instituto Federal de Sergipe relata como a criação de uma publicação impressa e online estimulou a autoria dos estudantes.
Porvir

Como lidar com o déficit de atenção na sala de aula?

Na sistemática rotina dos professores e das diversas personalidades dos alunos, podem contribuir para que o déficit de atenção passe despercebido ou seja mal interpretado.
É importante ressaltar, que esse transtorno deve ser diagnosticado por um profissional habilitado, mas é importante manter-se sempre atento ao conjunto e permanência de sinais na personalidade da criança.
Canal do Ensino

Gestão

Por que o Fundeb é essencial para combater a desigualdade na educação no Brasil

Embora seja a solução de que tanto precisamos, a educação tem sido, na realidade, o berço da desigualdade social e econômica no nosso país. A razão para isso é que tratamos desigualmente os desiguais, beneficiando os mais favorecidos e investindo menos nos mais excluídos.
Diminuir esse abismo é um caminho imenso, mas não é impossível. O Brasil está repleto de experiências exitosas de Educação de qualidade em situações de maior vulnerabilidade. Não por acaso, as escolas que realizam esses trabalhos contam com algumas características comuns: professores mais preparados e com as devidas condições de trabalho, diretores mais experientes e infraestrutura escolar adequada.
El País

Escola vira referência na integração de imigrantes e refugiados

O uniforme com o emblema da Prefeitura de São Paulo e o português fluente e desenvolto de Sayuri, 8 anos, não dão pistas de que a aluna da rede municipal de ensino é estrangeira. Ao escrever um texto em sala de aula, porém, ela revela que precisa de atenção redobrada: “Às vezes me confundo e escrevo em espanhol”. Colombiana, a menina é uma entre as várias crianças imigrantes ou refugiadas matriculadas na escola Infante Dom Henrique, no Canindé, Zona Norte de São Paulo. Localizada numa região conhecida pela concentração de bolivianos, a escola virou uma referência na integração de estudantes de várias outras nacionalidades à rede pública.
O Globo

Prefeitura tem 3 dias para explicar carga horária menor em escolas

O Ministério Público do Trabalho em São Paulo notificou a Prefeitura de São Paulo no dia 16 de novembro, exigindo que o atendimento no período integral nas escolas de ensino infantil não seja encerrado pela gestão João Doria (PSDB) em São Paulo. Foi dado o prazo de 15 dias para que a notificação seja atendida. Portanto, a prefeitura tem três dias para responder aos questionamentos do MPT.
R7

Agilidade ajuda na promoção dos jovens

Mais do que a permanência na casa, o que conta é agilidade para aprender com certa bagagem emocional, o que exige habilidade, já que os candidatos têm pouca idade. “Tenho dois supervisores abaixo de mim que são bem jovens, mas ambos sabem fazer as coisas acontecerem. Eles vão atrás. Descobrem soluções usando a criatividade e a tecnologia que já está disponível. Hoje você tem acesso a muito mais informação, está tudo muito disponível. Com a informação na mão, as pessoas têm a capacidade de evoluir. Elas conseguem ampliar o repertório.”
O Estado de São Paulo

Negociar e ceder: o caminho do sucesso

O Estado de São Paulo

Leis e políticas

Proposta obriga governante a fazer balanço anual sobre educação

A Constituição Federal pode ganhar um comando para obrigar o presidente da República a apresentar anualmente ao país, na primeira quinzena de janeiro, um balanço dos resultados educacionais alcançados no ano anterior e as metas a serem atingidas no ano que começa. A proposta de emenda à Constituição (PEC) 80/2007 foi aprovada nesta quarta-feira (29) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) e segue para o Plenário.
Senado

Opinião

Políticos e banqueiros forjam “experimento social” com estudantes da rede pública de São Paulo

A Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (SEE-SP) abriu consulta pública sobre uma proposta de privatização parcial da gestão de 61 escolas em áreas de vulnerabilidade na região metropolitana da cidade de São Paulo, o chamado Contrato de Impacto Social (CIS). Anunciada com pompa e circunstância, a proposta de Parceria Público-Privada do governo paulista traz a pérfida novidade de transformar os estudantes da rede estadual em cobaias de experimentos empresariais.
Carta Educação

Estatística, pesquisas e estudos

Brasil pode levar 76 anos para adequar nível de leitura

Se o país continuar no atual ritmo de melhorias no nível de aprendizado dos alunos, serão necessários 76 anos para que todos os estudantes sejam considerados proficientes em leitura ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. O cálculo é do movimento Todos Pela Educação, feito com base nos resultados da Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA) de 2016, divulgados na última semana pelo Ministério da Educação (MEC).
O Povo

Ensino Superior

MEC diz ter liberado toda a verba de custeio prevista para as universidades federais em 2017

O Ministério da Educação (MEC) afirmou, nesta quarta-feira (29), que liberou R$ 1,023 bilhão para as universidades federais. Com essa parcela, a pasta declara ter chegado à totalidade da verba (R$ 7 bilhões) que deveria ser destinada, em 2017, para as instituições pagarem despesas como contratos de prestação de serviço, compra de materiais de consumo e benefícios estudantis.
G1

MEC publica portaria que autoriza curso de medicina em Poços de Caldas, MG

O Ministério da Educação (MEC) autorizou a abertura de vagas para o curso de medicina no campus de Poços de Caldas (MG) da PUC Minas. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira (29). A universidade anunciou que as inscrições para as primeiras 50 vagas já estarão abertas na sexta-feira (1º).
G1

Profissionais da Educação

Em crise, governo do RS abre vagas para professores sem salário

Em crise financeira, parcelando salários dos servidores há praticamente dois anos e com professores em greve há três meses, o governo gaúcho publicou no Diário Oficial uma portaria para convocar novos professores dispostos a trabalhar sem salário. A função de educador deve ser realizada de forma voluntária, de acordo com o documento publicado no último dia 20.
Veja

Outras do dia

Jornalista roda 17 mil km atrás da educação e transforma experiência em negócio

Aos 22 anos, um estudante recém-formado em jornalismo deixou um emprego em São Paulo, juntou as economias obtidas em estágios e se atirou em uma viagem de 17 mil quilômetros de ônibus, por 58 cidades do nordeste e centro-oeste do Brasil, atrás de práticas inovadoras de educação. Hoje, aos 27, Caio Dib faz da experiência, que chamou Caindo no Brasil, seu trabalho. Ele montou uma agência de conteúdo especializada em educação a partir da realidade brasileira e atua como consultor na área. A aventura gerou ainda dois livros. “É o que paga as minhas contas”, diz.
Gazeta do Povo