quarta-feira, 6 de dezembro de 2017

Notícias de Educação - 06/dez/2017

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Ensino Híbrido: do que estamos falando?

O ensino híbrido já faz parte do contexto da educação contemporânea mundial, e aqui no Brasil há poucas informações ainda sobre o assunto.
Confira a nova postagem!
Focando Educação

Sala de aula

Linguagens de programação para crianças: como ajudar seus filhos a escapar do 'analfabetismo do futuro'

Saber programar em um computador é considerada por especialistas da área de informática como a habilidade do século 21. E, para aprender os fundamentos da codificação desde cedo, já existem no mercado produtos e serviços direcionados especificamente ao público infantil (veja lista na parte final da reportagem).
São brinquedos, livros, sites e cursos que têm como objetivo introduzir as crianças aos conceitos básicos de programação. Há opções até para bebês irem se familiarizando com o mundo dos bits e bytes.
BBC

Como ensinar com música na educação infantil?

A definição e o ensino da música na educação infantil passam pelas atividades musicais que oferecem inúmeras oportunidades para que a criança aprimore sua habilidade motora, aprenda a controlar seus músculos e mova-se com desenvoltura. Sendo assim, a música na educação infantil pode ser um método de ensino para ajudar no desenvolvimento dos pequenos.
Canal do Ensino

A pergunta fundamental do homeschooling: a quem pertencem as crianças?

O debate sobre o ensino doméstico – ou homeschooling – no Brasil está centrado em duas questões que, embora relevantes, não esgotam o assunto. A primeira: o ensino doméstico é constitucional? A segunda: o ensino doméstico é mais eficiente do que a educação na escola?
Ambas acabam por ofuscar uma terceira pergunta, ainda mais fundamental: a quem pertencem as crianças?
Gazeta do Povo

Gestão

Conheça as empresas da área de educação que ensinam e dão lucro

Poucos setores da economia atravessaram a recente crise brasileira com tanta desenvoltura quanto o de ensino privado. No caminho inverso da grande maioria das empresas, as escolas particulares, tanto as de ensino básico como as de nível universitário, fizeram investimentos, intensificaram processos de consolidação e alçaram a indústria acadêmica ao topo do ranking dos mercados mais promissores e rentáveis do país. Cada vez mais profissionalizado, ensino privado não para de crescer. Por trás do avanço estão empresários conhecidos, como o bilionário investidor Jorge Paulo Lemann e Chaim Zaher.
Estado de Minas

Longe dos pais, sem namoro e com acesso restrito à internet: saiba como é a vida em um colégio interno

Quem acha que os internatos ficaram apenas na memória dos idosos ou no imaginário dos pais repressores, engana-se. Eles existem e abrigam muita gente. O que ficou para trás, no entanto, é o rótulo de reformatório ou local para corrigir jovens indisciplinados. Morar só com os amigos, quando se tem menos de 18 anos, pode ter um significado diferente.
G1

Leis e políticas

No primeiro dia de discussões no CNE, Base Curricular já recebeu cerca de 20 emendas

No primeiro dia de debates na Comissão Bicameral da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Conselho Nacional de Educação (CNE), nesta segunda-feira, o texto já recebeu por volta de 20 emendas. Após dois anos de discussão, a expectativa é que a Base da educação infantil e do ensino fundamental finalmente seja aprovada nessa semana. Permeada por divergências, a terceira versão da BNCC chegou ao Conselho em abril deste ano, mas o Ministério da Educação (MEC) enviou, na última quarta-feira, uma nova revisão do texto. A expectativa da pasta é que haja aprovação do documento nesta quinta-feira. Mas, apesar da pressão do ministério, o texto está longe de reunir consensos.
O Globo

Entidades pedem mais discussão, mas Base Curricular pode ser votada quinta-feira

iG

Votação da Base Nacional Curricular é adiada, diz presidente do CNE

G1

Comunicado do CNE à imprensa

MEC

Artigo: A Base Nacional que precisamos e queremos

Uol

Artigo: Alfabetização na Base Nacional Comum Curricular

Veja

Governo Temer esvazia gênero na base curricular e mistura tema com religião

Folha de São Paulo

Retorno do ensino religioso à BNCC: a culpa não é do STF

Carta Educação

Projeto de Jean Wyllys limita ensino religioso em escolas públicas

O deputado federal Jean Wyllys (PSOL/RJ) propôs um projeto de lei que, segundo ele, pretende impedir a doutrinação religiosa nas disciplinas de ensino religioso nas escolas públicas do país.
O PL 9208/2017, apresentado na última quarta-feira (29), inclui a expressão “não-confessional” na lei que trata do ensino religioso, e também define que o conteúdo será ministrado “sem qualquer tipo de proselitismo ou imposição de uma determinada religião ou doutrina em particular.”
Gazeta do Povo

Opinião

Por que candidatos não anunciam seus ministros da Educação?

Por que será que candidatos não correm para nomear seus futuros ministros da Educação com a mesma prontidão com que alardeiam os nomes que vão comandar a economia?
Por que a pasta acaba quase sempre relegada ao jogo político de acomodação de partidos da coalizão depois de concluída a votação? Por que a educação é sempre citada como prioridade de todo candidato, mas tão pouco discutida durante as campanhas?
Folha de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Site cruza indicadores e revela desigualdade na primeira infância em SP

Em uma mesma São Paulo, o destino de uma criança até os seis anos de idade está ligado às oportunidades oferecidas pelo local em que ela reside. Em 2016, dependendo do distrito, ela poderia ter que esperar entre 25 e 441 dias por uma vaga em creche. Se ficasse doente, uma consulta poderia ser feita em dois ou até 41 dias. Quanto mais longe do centro, também seriam maiores as chances que ela teria de conviver em um ambiente de alta vulnerabilidade social, baixo nível de saneamento básico e ter de disputar a atenção com até 35 outras crianças em uma sala de pré-escola.
Porvir

Os melhores cursos de educação física do Brasil, para o MEC

Os melhores e piores cursos de bacharelado em educação física foram divulgados recentemente pelo portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), ligado ao Ministério da Educação (MEC).
Os cursos são examinados sob três dimensões: desempenho dos estudantes (nota no Enade, entre outros fatores), corpo docente (nota de proporção de mestres e doutores entre os professores, por exemplo) e condições oferecidas para o desenvolvimento do processo formativo (entre as quais estão notas referentes à organização didático-pedagógica e infraestrutura).
Exame

Ensino Superior

Grupo Estácio confirma demissão de 1,2 mil professores

O grupo Estácio confirmou que promoveu no fim deste semestre uma reorganização em sua base de docentes. Segundo nota divulgada ontem, o processo envolveu o desligamento de profissionais da área de ensino do grupo e o lançamento de um cadastro reserva de docentes para atender possíveis demandas nos próximos semestres, de acordo com as evoluções curriculares. Segundo matéria publicada na imprensa nesta terça-feira, a empresa estaria demitindo 1,2 mil professores e recontratando, em janeiro do ano que vem, outros 1,2 mil.
Internamente, a Estácio teria justificado que os professores ganhavam uma remuneração acima do mercado. Ao todos, a Estácio tem 10 mil docentes.
O Povo

Profissionais da Educação

Transtornos emocionais são as principais causas de afastamento de professores

Uma pesquisa da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) aponta que 71% dos 762 profissionais de educação da rede pública de vários estados entrevistados no início de 2017 ficaram afastados da sala de aula após episódios que desencadearam problemas psicológicos e psiquiátricos nos últimos cinco anos. O estresse, muitas vezes provocado por situações de insegurança, tem a maior incidência, com 501 ocorrências (65,7%). Vem seguido por depressão (53,7%), alergia a pó (47,2%), insônia (41,5%) e hipertensão arterial (41,3%). Há ainda aqueles que apresentaram apenas sintomas de mal-estar. Foram pelo menos 531 casos de ansiedade, 491 de cansaço ou fadiga e 480 referências a problemas de voz.
O Globo

Eventos

Formação de professores é tema de audiência pública na CDH

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) tem audiência pública na próxima quinta-feira (7), a partir de 9h, sobre as políticas públicas para formação de professores.
Senado

Comissões lançarão Conferência Nacional Popular de Educação

As Comissões de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e a de Educação, Cultura e Esporte (CE) vão fazer uma audiência pública conjunta, nesta quarta-feira (6), para realizar o lançamento da Conferência Nacional Popular de Educação – CONAPE 2018.
Senado