quarta-feira, 13 de dezembro de 2017

Notícias de Educação - 13/dez/2017

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Pensamento Computacional em sala de aula

Pensar "como computador" prepara crianças para avanços tecnológicos. Assim, no lugar de ser um simples usuário, ele consegue produzir por meio da tecnologia. Estamos preparados para isso?
Focando Educação

Sala de aula

Discalculia: o que é afinal? Causas e tratamentos

A Discalculia é uma condição na vida de muitas crianças, que sempre pode ser confundida com falta de vontade do aluno em aprender ou até mesmo má qualidade de ensino escolar.
Por esse motivo, na maioria das vezes, o diagnóstico é tardio, o que acaba trazendo transtorno na vida da criança e dos familiares.
Canal do Ensino

Avaliação

Confira a posição de sua escola no ranking nacional do Enem de 2016

A partir da base bruta de dados divulgada pelo MEC (Ministério da Educação), a Folha fez um levantamento dos resultados do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2016 para avaliar o desempenho escola por escola na prova. A partir deste ano, o governo deixou de apresentar os resultados segregados dessa forma.
Folha de São Paulo

Aplicação das provas do Enem para presos é suspensa em Alagoas, diz secretaria

Presos em todo o país estão realizando nesta terça-feira (12) o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para Pessoas Privadas de Liberdade (PPL). Em Alagoas, no entanto, a aplicação das provas foi suspensa por conta da paralisação dos agentes penitenciários, iniciada na semana passada.
G1

Gestão

Bons exemplos: cinco iniciativas inovadoras de educação Brasil afora

Rodar o Brasil para mapear e contar histórias de boas práticas de educação deu ao jornalista Caio Dib, de 27 anos, a possibilidade de ter contato com experiências inovadoras. A pedido da Gazeta do Povo, Dib, de 27 anos, listou cinco das iniciativas mais interessantes com as quais teve contato desde que, em 2013, decidiu pegar a mochila e viajar mais de 17 mil quilômetros de ônibus para saber o que estava sendo feito pelo país via propostas inovadoras para transformar a vida de adolescentes e jovens impactados pela educação.
Gazeta do Povo

Empresa oferece “curadoria de educação” sem disciplinas ou sala de aula

Não é um curso, mas é possível aprender ao ar livre e na prática conceitos que, normalmente, um professor explicaria com apoio de slides. Também não é uma escola, mas caso seja do interesse do aluno, dá para acompanhar uma disciplina inovadora em uma instituição de ensino superior. Com a estratégia de flexibilizar para personalizar a aprendizagem, a SKEP oferece uma “curadoria de educação” apoiada em trilhas coletivas e jornadas individuais, seja para quem ainda está na faculdade ou quer dar um novo rumo à carreira.
Porvir

Inclusão

Cotistas têm desempenho pior do que a média na maior parte dos cursos

Desde que o sistema de cotas passou a ser implementado nas universidades brasileiras, há mais de uma década, um dos pontos centrais em debate era a possibilidade de que cotistas tivessem um desempenho inferior após o ingresso – o que causaria um índice menor de reprovação neste grupo ou obrigaria as instituições de ensino a reduzir o nível de exigência das avaliações.
Agora, um amplo levantamento feito pelo jornal Folha de S. Paulo traz um retrato dessa disparidade. O resultado: em 49 dos 64 cursos analisados a média dos cotistas é pior do que a dos não-cotistas. Em outros nove, há equivalência de desempenho. Nos outros seis, os cotistas têm melhores notas.
Gazeta do Povo

Capitão América, Hulk e Luke Skywalker oferecem apoio a uma vítima de bullying

Kimberly Jones, uma mulher do Tennesse, nos Estados Unidos, contou no seu Facebook que na quarta-feira passada precisou apanhar seu filho Keaton no colégio antes da hora porque o menino tinha medo de ir para o almoço com os coleguinhas. Já com sua mãe, o garoto gravou um vídeo contando a perseguição que sofria, e a mãe o publicou na rede. “Zoam comigo por causa do meu nariz, me chamam de feio. Dizem que não tenho amigos”, conta ele na gravação. O vídeo original com o relato sobre o bullying sofrido pelo menino – que não está mais disponível – superou 21 milhões de reproduções em menos de três dias, e dezenas de artistas e esportistas manifestaram seu apoio ao menino.
Depois que o vídeo se popularizou no Facebook, onde foi compartilhado mais de 400.000 vezes, muitos artistas e esportistas quiseram mostrar seu apoio a Keaton – nomes como Demi Lovato, Mark Hamill, Mark Ruffalo, Millie Bobby-Brown, Katy Perry, Enrique Iglesias, Snoop Dog...
El País

Leis e políticas

Parecer da Base Curricular é divulgado; discussão será retomada na 6ª feira (15)

O parecer da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi divulgado ao público na última segunda-feira (11), no site do Conselho Nacional de Educação (CNE). O documento, que estabelece quais serão os conteúdos a serem ensinados na educação infantil e no ensino fundamental das escolas, foi aberto para votação no CNE no dia 7 de dezembro - mas, com pedidos de vista dos conselheiros, a discussão foi adiada para a próxima 6ª feira, dia 15, às 9 horas.
G1

CNE retira gênero e orientação sexual da Base Curricular

O Globo

Escola Sem Partido avança na Câmara de SP e já pode ser votado em plenário

O Projeto de Lei Escola Sem Partido (PL 325/2014) recebeu parecer favorável da Comissão de Finanças da Câmara Municipal de São Paulo em sessão extraordinária realizada nesta segunda-feira (11). O texto, agora, está pronto para ser votado em plenário.
G1

Projeto Escola sem Partido avança em São Paulo após revés no Supremo

El País

Ato contra Escola sem Partido na Câmara termina com 12 detidos em SP

O Estado de São Paulo

Opinião

A educação precisa aprender com o Uber

O Uber revolucionou o transporte. O Airbnb transformou os serviços de hospedagem e aluguel para temporada. O Netflix mudou os caminhos do setor de entretenimento sob demanda. Em todos esses casos, ideias ágeis competiram com os modelos existentes ultrapassados. E elas venceram.
Acredito que a mesma inovação revolucionária poderia funcionar na educação, com modelos novos e mais ágeis crescendo gradualmente e substituindo o sistema educacional existente, convencional e obsoleto. Afinal, táxis ainda existem para quem os prefere, mas agora há muitas outras alternativas.
Gazeta do Povo

Nem aprovação automática nem reprovação

Aprovar ou reprovar o aluno que não obteve desempenho mínimo para prosseguir adiante na trajetória escolar é a “escolha de Sofia” de educadores e pais ao final de cada ano letivo. As duas opções são igualmente trágicas para o aluno, uma vez que ambas não combinam com o princípio da Educação como direito.
O Globo

Educação Aberta e Flexível, um caminho sem volta

Em breve, será difícil identificar a modalidade de uma oferta educacional, pois em todo caso as TIC permitirão maior flexibilidade de tempo e espaço nos quais os alunos vão estudar e interagir.
A tendência é a educação aberta e flexível, com uma presença permanente na vida das pessoas, pois ninguém mais pode deixar de estudar.
O Estado de São Paulo

Estatística, pesquisas e estudos

Sob Alckmin, SP tem 30% das escolas abaixo da média nacional no Enem

Três em cada dez escolas ligadas à Secretaria de Educação do governo Geraldo Alckmin (PSDB) não conseguiram superar a média nacional da redes estaduais do país na edição de 2016 do Enem. A rede escolar do Estado mais rico do país é superada por outros cinco Estados.
Folha de São Paulo

Escola líder do Enem em São Paulo tem verba de banco e professor extra

Folha de São Paulo

Drogas, evasão e falta de luz e água são marcas da pior escola do Enem em SP

Folha de São Paulo

Ensino Superior

Entenda as regras do novo Fies; normas são válidas a partir de 2018

O novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), sancionado pelo presidente Michel Temer, traz mudanças na taxa de juros, no prazo para pagamento do saldo devedor e amplia a faixa de renda para os interessados no financiamento.
As regras começarão a valer para os contratos firmados a partir do primeiro semestre de 2018.
Estudo Prático

Eventos

Comissão de Educação analisa experiência finlandesa

A experiência da Finlândia na educação é tema da palestra que a Comissão de Educação promove nesta quarta-feira (13). O evento faz parte do Ciclo “Educação em Debate”, que toda semana promove encontros com especialistas em diversas áreas da educação para discutir os desafios do País.
Câmara

"O jovem precisa ser cativado", diz secretário de educação de Pernambuco

Mais de 100 pessoas, entre especialistas em gestão e professores, participam do Seminário Experiências Exitosas na Educação Pública no País, que está sendo realizado no auditório do Correio na manhã desta terça-feira (12/12).
O primeiro a falar, o secretário de educação do estado de Pernambuco, Fred Amancio, destacou a importância da massificação do modelo do ensino em tempo integral. "Não basta criarmos poucas escolas de excelência. O jovem precisa ser cativado, se sentir atraído, tornando o ensino interessante para todos", observou.
Correio Braziliense

Goiás aposta em sistema de avaliação para aprimorar educação

Correio Braziliense

Projeto que combate o machismo nas escolas é destaque em seminário

Correio Braziliense

Educação do internauta pode ser arma contra ‘fake news’

O Conselho de Comunicação do Social Congresso promoveu, nesta terça-feira (12), o seminário Fake News e Democracia, com foco nas eleições de 2018. Especialistas apontaram formas de reduzir o impacto negativo das notícias falsas que circulam pelas redes sociais. Entre as sugestões, estão a criação de selos de qualidade jornalística e a educação do internauta para a checagem dos conteúdos compartilhados.
Senado

Outras do dia

Unicamp reduz aumento do bandejão para 50% e aprova orçamento de 2018

O Conselho Universitário da Unicamp (Consu) aprovou, em sessão extraordinária na tarde desta terça-feira (12), uma redução do aumento no valor do bandejão de 100% para 50%. A proposta inicial da instituição é que o preço do restaurante universitário para os alunos passasse de R$ 2 para R$ 4. No entanto, o grupo de trabalho designado para avaliar as medidas de contenção de gastos da reitoria propôs uma alta menor, de R$ 2 para R$ 3, que foi aprovada pelos membros do Consu. O orçamento de R$ 2,5 bilhões para 2018 também foi aceito.
G1