sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 02/fev/2018

Clipping Focando Educação

Sala de aula

Bebê ajuda a prevenir bullying em escola no Canadá

Naomi tem apenas sete meses, mas já tem um "emprego". E seu trabalho é sério. O bebê ensina empatia a crianças de nove e dez anos de uma escola no Canadá. O objetivo é elevar a capacidade emocional e social dos alunos. Naomi faz parte de um programa chamado "Roots of Empathy" ("Raízes de Empatia").
BBC

Superdotados são gênios? Veja 5 mitos e verdades sobre eles

Segundo o Ministério da Educação (MEC), os superdotados são aqueles que demonstram potencial elevado em qualquer uma das seguintes áreas: intelectual, acadêmica, liderança, psicomotricidade (como nos esportes) e artes. Além disso, eles são conhecidos por sua alta criatividade e envolvimento na aprendizagem.
A psicóloga e supervisora da Sociedade de Alto QI – Mensa Brasil, Priscila Zaia, explica que superdotação não é sinônimo de inteligência. “Para identificar um indivíduo com altas habilidades, é importante considerar diversos fatores, como desempenho escolar, testes de personalidade e criatividade, investigação dos interesses e outros”
Gazeta do Povo

Avaliação

Brasil poderá ter um novo Enem em 2020

O Brasil poderá ter um novo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em dois anos. A intenção é que, acompanhando o novo ensino médio, o Enem seja reformulado até 2020, disse a ministra interina da Educação, Maria Helena Guimarães. "Isso vai precisar ser muito discutido. Parte da avaliação abordará aquilo que compõe a base comum do ensino médio, e parte do exame, a parte flexível, abordando tanto itinerário técnico quanto o itinerário formativo", afirmou a ministra.
Terra

Inclusão

CPBR 2018: Brasileiro usa robótica para ensinar crianças com necessidades especiais

Há cerca de um ano, o neuropsicopedagogo William Bueno lançou um projeto que se apropria da robótica e dos conceitos de programação para ajudar na inclusão de crianças com necessidades especiais. Batizado de Roblocks, trata-se de um jogo de aprendizado composto por uma mesa de comandos conectada e um tapete lúdico por onde um robozinho, o chamado Robi, caminhará a medida que recebe direções das crianças.
IDG Now

Aumenta inclusão de alunos com deficiência, mas escolas não têm estrutura para recebê-los

Ainda que a passos lentos, o Brasil tem conseguido aumentar a inclusão de alunos com deficiência no sistema de ensino. Em 2017, o número de matrículas desse grupo na educação básica foi de 827.243. No ano passado eram 751.065. O índice apresenta crescimento há quatro anos consecutivos. Mas, apesar disso, a estrutura das escolas ainda é insuficiente para atender a essa população.
O Globo

Leis e políticas

Comitê do Fies regula normas sobre financiamento, prestação e seguro

O CG-Fies (Comitê Gestor do Fundo de Financiamento Estudantil) publicou no Diário Oficial da União desta quinta-feira (1º), seis resoluções para regular questões relativas ao programa.
R7

Estatística, pesquisas e estudos

Censo de Educação Superior 2017 inicia coleta de dados nesta quinta-feira

O Censo de Educação Superior (CenSup) 2017 iniciou nesta quinta-feira (1º) o período de coleta de informações em todas as instituições que oferecem cursos, tanto públicas como privadas. Tais instituições devem lançar seus dados em um formulário online do Instituto de Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) até o dia 24 de abril.
EBC

Técnico e Profissionalizante

Jovens podem completar ensino fundamental com Projovem

Criado pelo Ministério da Educação, o Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem) ajuda os interessados em concluir o ensino fundamental e obter um certificado profissionalizante para se inserir no mercado de trabalho. No total, serão ofertadas 43 mil vagas na modalidade Urbano e outras 11 mil na Campo, por meio das secretarias de Educação estaduais e municipais.
Portal Brasil

Educação de Jovens e Adultos

Samsung lança projeto de educação em parceria com Instituto Paulo Freire

A Samsung, em parceria com o Instituto Paulo Freire, anuncia hoje um projeto de educação com vistas a um futuro sustentável. A iniciativa intitulada “Alfabetização Cidadã – Da digital ao digital”, oferece a pessoas que antes não sabiam ler e usavam as digitais para assinar o próprio nome, um curso de alfabetização associado à formação socioambiental e ao uso de tecnologia, ampliando o acesso ao mundo digital e incentivando os alunos a desafiarem barreiras.
Samsung

Ensino Superior

MEC diz que não cortará recursos de universidades neste ano

A ministra interina da Educação, Maria Helena Guimarães, afirmou hoje (1º), que o orçamento das universidades, institutos federais e hospitais universitários não sofrerá cortes, mesmo que haja contingenciamento de recursos. "Certamente não teremos corte nessas áreas porque são redes diretamente geridas pelo MEC [Ministério da Educação], que dependem do nosso orçamento para a folha de pagamento, custeio e tudo mais", disse a ministra.
Terra

Universidades estrangeiras oferecem cursos sem valor e frustram brasileiros

De acordo com o Censo do Ensino Superior de 2016, o Brasil tem hoje 2.407 Instituições de Ensino Superior (IES) cadastradas para oferecer legalmente mais de 34 mil cursos de graduação. As diversas opções acadêmicas têm encurtado o caminho dos estudantes ao diploma universitário e, ao mesmo tempo, aumentado a demanda por qualificação. A sede por diplomas universitários, como consequência, acionou o radar comercial de instituições de ensino do exterior. Por meio de aulas de Ensino a Distância (EAD) ou parcerias com faculdades nacionais, universidades de fora do Brasil oferecem um cardápio de cursos de graduação e pós-graduação a estudantes locais.
Os diplomas emitidos por muitas dessas universidades, porém, não tem valor no Brasil. Os pedidos de revalidação são rejeitados por falta de documentação. Em alguns casos, inclusive, a Justiça precisou intervir.
Gazeta do Povo

Sobe para 28 o total de universidades que aceitam as notas do Enem em Portugal

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) fechou o 28º convênio com uma instituição do ensino superior de Portugal dos resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
A mais recente instituição a aceitar as notas do exame é a Universidade Católica Portuguesa, que tem sede em Lisboa e centros no Porto, em Braga e em Viseu.
G1

Eventos

Brasil sobe da 5ª divisão à elite da pesquisa matemática

Por decisão da União Matemática Internacional (IMU, na sigla em inglês), a partir de ontem o nosso país integra o grupo das nações mais avançadas na pesquisa matemática: Alemanha, Canadá, China, Estados Unidos, França, Israel, Itália, Japão, Reino Unido, Rússia e agora também o Brasil.
Folha de São Paulo

Outras do dia

Justiça ordena apreensão na USP de documentos de consultoria

Uma decisão judicial autorizou uma operação de busca e apreensão na USP (Universidade de São Paulo) de documentos de consultoria privada prestada à instituição. Batizado de USP do Futuro, o projeto foi realizado pela McKinsey & Company entre 2016 e 2017.
Folha de São Paulo

Rihanna pressiona líderes para financiar educação global

A cantora Rihanna aproveitou nesta quinta-feira seu poder como celebridade para pressionar governos a se comprometerem com a garantia da educação dos mais pobres.
Ela chegou à capital, Dakar, onde nesta sexta-feira se juntará, no Senegal, às negociações da Aliança Global para a Educação co-organizadas pelo presidente senegalês Macky Sall e o líder francês Emmanuel Macron.
Estado de Minas