terça-feira, 6 de fevereiro de 2018

Notícias de Educação - 06/fev/2018

Clipping Focando Educação

Nossa palavra

Repetiu de ano. E agora?

Quais as causas? Culpa só do aluno? O que significa "refazer" todo um ano?
Uma breve reflexão sobre o tema na postagem de hoje.
Focando Educação

Sala de aula

Comunidade de aprendizagem no DF não terá provas nem divisão por salas

O aprendizado por meio de projetos, sem aplicação de provas e com a participação da comunidade, é a proposta da Comunidade de Aprendizagem do Paranoá (CAP), que começará este ano a atender 560 crianças da região administrativa, que fica a cerca de 15 quilômetros do centro de Brasília.
A estrutura não terá a divisão usual por salas e cadeiras enfileiradas.
EBC

Os atrativos e as polêmicas da educação domiciliar, que virou caso de Justiça no Brasil

Na visão do Ministério da Educação e de diversos juízes, deixar de matricular crianças na escola fere o Estatuto da Criança e Adolescente, a Lei de Diretrizes e Bases e a própria Constituição, configurando abandono intelectual. Além disso, críticos afirmam que, sem frequentar um colégio, as crianças são privadas da diversidade - e, sobretudo, da tutela do Estado.
Já para pais que praticam o homeschooling, o modelo aguça o interesse das crianças e livra-as tanto das distrações quanto das falhas do sistema educacional brasileiro.
BBC

Cinco formas pouco convencionais de aprender

A tecnologia e o acesso crescente à informação têm permitido uma variedade cada vez maior nas formas de aprender. Embora a escola tradicional não dê sinais de que vá ser substituída tão cedo, método alternativos ou complementares nunca foram tão acessíveis.
Aplicativos e até games vêm sendo utilizados como alternativas para estimular a vontade de aprender.
Gazeta do Povo

Programa forma jovens para transformação de escolas públicas

Evento é porta de entrada para empreendedores em educação que buscam testar ideias e apresentar modelo de negócio
Abaixo, reunimos exemplos de empresas criadas por alunos, professores e pais que, com curiosidade e interesse pela educação, tentam tirar do papel projetos para melhorar o planejamento de estudos, a aprendizagem de matemática e o letramento ou aproximar a comunidade da escola pública.
Porvir

Aplicativo valoriza cultura afro-brasileira ensinando língua kimbundu

O que os termos moleque, cafuné, ginga, marimbondo, fubá e canjica têm em comum? Essas palavras e tantas outras do repertório linguístico dos brasileiros têm origem no kimbundu, língua falada em Angola, pertencente à família bantu.
Escavar as raízes destes “empréstimos lexicais” e entrar em contanto com o kimbundu é trazer à tona a história e identidade deste povo e, consequentemente, valorizar sua contribuição para cultura afro-brasileira. É desta premissa que parte o aplicativo gratuito Alfabantu que propõe ensinar a língua angolana para as crianças.
Aprendiz

Gestão

Sistema Educacional Interativo vai levar Ensino Médio para 61 localidades do Pará

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc) iniciou nesta segunda-feira (23), a formação de 50 profissionais, entre eles 38 professores, que atuarão no Centro de Mídia do Sistema Educacional Interativo (SEI). O SEI é a metodologia educacional que está sendo implantada no Pará para ampliar a oferta de Ensino Médio no interior - notadamente em localidades de difícil acesso.
Folha PA

No dia do início das aulas, creches em SP ainda estão em obras

As escolas da rede municipal de São Paulo iniciaram as aulas nesta segunda-feira, 5, no entanto, ao menos três Centros de Educação Infantil (CEIs), não iniciaram as atividades porque ainda estão em obras. A Secretaria Municipal de Educação (SME) diz que todos os alunos matriculados nessas unidades serão atendidos em fevereiro, sem informar um prazo para a conclusão das obras.
O Estado de São Paulo

Educação de Jovens e Adultos

Só um em cada cinco candidatos do Encceja conseguiu nota mínima em todas as provas

Dos quase meio milhão de participantes presentes em todas as provas do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja Nacional) do ensino médio em 2017, só 20,8% conseguiram a nota mínima exigida para obterem o certificado de conclusão do ensino médio. Esse foi o primeiro ano em que o Encceja voltou a aplicar a prova para esse nível de ensino, depois que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deixou de ser usado para esse fim.
G1

Ensino Superior

O que a nota do MEC diz sobre a instituição de ensino?

Chegou o momento de escolher em qual instituição de ensino superior você vai fazer o seu curso de graduação. Essa escolha precisa ser feita com muito cuidado, ou você correrá o risco de escolher uma instituição que não ofereça uma boa formação e não seja bem-vista no mercado de trabalho. Nos piores casos, há até o risco de não conseguir obter o seu diploma.
Mas como saber quais são as boas instituições de ensino superior? Para isso, você pode contar com a nota do MEC (Ministério da Educação).
Universia

ProUni 2018/1: inscrições abrem nesta terça-feira com recorde de bolsas

As inscrições para a primeira edição de 2018 do Programa Universidade para Todos (ProUni) abrem nesta terça-feira, 6 de fevereiro. O prazo vai até sexta-feira, dia 9. Ao todo, 2.976 instituições oferecem vagas no programa. Esta é a edição do ProUni com o maior número de bolsas de estudo da história.
Brasil Escola

Eventos

Audiência pública do PNLD será transmitida ao vivo na quinta, 8

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) transmite ao vivo nesta quinta-feira, 8, em seu canal do Youtube, a partir das 10h, audiência pública sobre o edital que tratará do processo de inscrição e avaliação de obras didáticas e literárias para o Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Essas obras a que o edital se refere serão destinadas aos estudantes e professores dos anos finais do ensino fundamental (sexto ao nono ano) das escolas da educação básica pública, das redes federal, estaduais, municipais e do Distrito Federal.
MEC

Outras do dia

CAPES disponibiliza revista National Geographic para todos os brasileiros

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) oferece, gratuitamente, pelo Portal de Periódicos, acesso à revista National Geographic. O periódico está disponível ao público desde a primeira edição, de 1888, até o ano corrente. Por meio do acordo da CAPES com a editora responsável pela publicação, todo IP brasileiro terá acesso ao conteúdo.
Capes

600 reais: o preço de um TCC (mal escrito) na internet

Não faltam ‘ghost writers’ acadêmicos no mercado. Com a quantia certa pode-se comprar artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso (TCC), dissertações de mestrado ou teses de doutorado. O processo é fácil: basta preencher um formulário em algum dos diversos sites que abundam na internet, especificar o curso e a área de conhecimento. O valor final é enviado por email.
Mas os artigos são bons?
Gazeta do Povo